Pronto, estava ali a minha inspiração para o novo post: Os assuntos mais comentados nas marinas entre os Marinheiros.
1 - Alguns proprietários consideram o barco uma extensão da casa da família e assinam a carteira do marinheiro como doméstico. Alguns marinheiros não gostam, mas vejamos o lado bom. As empregadas domésticas já conquistaram muitos direitos trabalhistas e até são temas e destaque em novela da Globo.
* Amigos, coloquei uma observação nesta frase que gerou todo um mal entendido ente NEY BROKER e o "presidente" da SINTAGRE. Lembro que o artigo saiu de uma conversa entre amigos marinheiros que rolou em varias marinas ...Voce concorda comigo que "PARA CONSEGUIRMOS CONQUISTAR NOSSOS DIREITOS" não podemos usar o termo: "SOMOS COMPARADOS COMO EMPREGADOS DOMESTICOS" ...Acredito que NÃO devemos usar uma das categorias que mais foi explorada no mercado de trabalho como a de empregados domesticos como referencia para regularizar a nossa PROFISSÃO... E o que tentei passar com aquela postagem no meu Blog...Temos que RESPEITAR A CATEGORIA DE DOMESTICOS até porque eles ja conquistaram muito mais direitos do que nós. veja a carta do PRESIDENTE DA SINTAGRE .
2 - O marinheiro que navega com Arrais, Mestre ou Capitão esta dentro ou fora da lei? Para conduzir uma embarcação de esporte e recreio (respeitando o limite de navegação da costa) é necessário ter uma habilitação amadora, por isso o marinheiro não está fora da lei mesmo com as autoridades marítimas se mostrando contrarias.
3 – Um grave defeito do marinheiro é negociar uma vaga e não deixar claro para o dono do barco como será feito o reajuste salarial. Então passa ano sobre ano e o salário que era uns dos melhores se torna o mais baixo da marina. Uma dica é usar o salário mínimo ou o salário do comércio para reajustar automaticamente o salário do marinheiro.
4 – O patrão do marinheiro vizinho é sempre o melhor? A maioria dos donos de barcos são iguais, ou seja, querem que o “brinquedinho de luxo” deles sejam o melhor e o mais conservado que o do amigo. Não se iluda e comece a dar mais atenção para o barco que você trabalha, pois se o seu chefe não te valorizar, pode ter certeza, que outros donos de barcos podem estar de olho nos seus serviços.
Lobos do Mar! |
Pausa para uma Homenagem!
"Difícil é pegar esses "velhos lobos do Mar" todos juntos, mas na epoca eu consegui: Da esquerda para direita - Marinheiro Alirio, Marinheiro Arnoldo, Marinheiro Tibila, Marinheiro Cesar, Francisco do Posto, Eterno Marinheiro Cacau, Marinheiro Dalmo e Marinheiro Edu. A elite de Marinheiros do Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha"
Continua...
6 – Há associação de marinheiros ou sindicato de marinheiros? Ambos são importantes para a categoria, porém acredito que a palavra associação soa mais leve para as marinas, estaleiros e donos de barcos por isso as conquistas podem ser mais rápidas e aceitas sem medo.
8 – O marinheiro “fulano” cuida de 10 barcos, acaba prejudicando e tomando a vaga de outros marinheiros. É quase impossível algum marinheiro (sozinho) cuidar corretamente de uma embarcação de 50 pés, imagino de duas ou mais. Pode ter certeza que este será sempre um lavador de barco, será o tempo todo alvo de críticas na marina e nunca terá destaque na área de marinharia ou muito menos, acumulando barcos ficará rico.
9 – Barco na água ou no seco? Barco foi construído para ficar na água, principalmente os acima de 40 pés. O barco que trabalho fica na água o ano todo e sempre pronto para navegar, bem diferente do que vejo nas marinas com os barcos que ficam no seco que dependem de maré, e de vistoria da rede hidráulica, mecânica e elétrica assim que cai na água.
10 – Qual o tamanho ideal do barco para ter dois marinheiros? O mercado virou uma verdadeira baderna. Alguns marinheiros se sujeitam a trabalhar em barco de 60 pés sozinhos e ainda ganhando salário de ajudantes. O correto é um marinheiro e um ajudante para barcos acima de 50 pés, três tripulantes para barcos acima de 68 pés e quatro ou mais tripulante para barcos acima de 80 pés. É mais segurança para o barco e para as pessoas abordo
11- Qual a media de salário de marinheiros com “M” e ajudantes no mercado náutico do Brasil? Conheço milhares de marinheiros em todo o Brasil e converso com a maioria em jogo aberto sobre os salários, porém vou usar como base e exemplo o salário dos marinheiros das principais marinas de Santa Catarina, que acredito ter um dos melhores salários levando em conta o tamanho do barco. Em um barco de 50 pés com ajudante o marinheiro principal (com experiência nacional) recebe de R$ 3.800,00 a R$ 4.500,00 por mês, já o ajudante (aquele caprichoso) de R$ 1.200,00 a R$ 2.000,00 por mês.
Um abraço e Boas Navegações
Ney Broker
Capitão Amador
E-mail: neybroker@hotmail.com
www.neybroker.com.br
2 comentários:
Boas navegadas ney ,tirando polemicas a parte vc faiz um belo trabalho bons ventos.dbadeji.
Boa noite Ney, continue fazendo as tuas publicações, custumo dizer quem joga pedra em uma arvore é por que esta arvore esta dando fruto bom. então não deixe de fazer o que vc tem feito pela nação de marinheiros, abraços e boas navegações.
Postar um comentário