quinta-feira, 24 de abril de 2014

* A VERDADEIRA FICHA TÉCNICA DE UMA EMBARCAÇÃO SEMINOVA A VENDA

Imagem: Intermarine
Não tenho nada contra o trabalho de nenhum corretor náutico, até porque sou parceiro de muitos e sei reconhecer que vários deles trabalham melhor do que eu. 

Só acredito que alguns deles poderiam ir muito mais alem, deixando o seu trabalho mais técnico e profissional ou seja investigando mais a fundo a embarcação antes de oferecer aos seus clientes.

No meu Laudo Técnico identifico cada peça, acessório e equipamento do barco através de imagens, onde sempre que necessário, acrescento um comentário ou uma observação. 

Durante a minha vistoria "in loco", coloco tudo no barco para funcionar, identifico os pontos altos e baixos, anoto todas as informações, números e insiro em planilhas diferentes para que, na hora da apresentação, meu cliente não tenha duvidas da embarcação que esta querendo adquirir.

"é um serviço barato e que ja esta virando moda entre meus clientes. E até clientes que não estão comprando o barco comigo estão solicitando esses documentos para anexar ao contrato antes de assina-lo...Já quando o barco esta muito longe do comprador, alguns até me pagam para ir na frente visitar, testar e preparar este laudo... , assim eles terão a certeza que não perderam a viagem"

Tenho vontade de postar todos os laudos que fiz até agora, mas tenho certeza que iria deixar meu blog um pouco chato e talvez os visitantes iriam me abandonar, até porque escrevo para todos os setores da náutica.

"Obs.: muitas informações desses laudos eu não uso para divulgar a venda no barco, mas sim num estagio mais avançado da negociação"

Mas  só para se ter uma ideia de como é feito o meu trabalho durante a captação de uma embarcação, publico abaixo uma ficha técnica que um broker enviou para um dos meus clientes (anexada com 06 imagens do barco):

"Sr. "Fulano" segue para sua apreciação dados da embarcação:

MARCA: INTERMARINE
MODELO: 600 FULL
ANO -  CASCO: XXXX   
Motor: 2 X VOLVO D-12 775 HP
EQUIPAMENTOS E OPCIONAIS  ;  
Plataforma Hidraulica, Ponte Hidraulica, Sky, Ar na cabine do Marinheiro, Tv no Salão principal, Ice Maker, Churrasqueira, Carreta de encalhe, luz de navegação, etc...

Valor R$ 2.800.000,00

Fim"

AGORA, COM A MESMA EMBARCAÇÃO, UM OUTRO DESCRITIVO COMPLETO, SÓ QUE FEITO POR MIM:

A ficha é um pouco comprida, e você não precisa ler tudo... é somente para se ter uma ideia da apresentação e do preço final... Que chegou a uma diferença de quase R$ 500.000,00 (para menos). Este Laudo técnico gerou centenas de paginas e tive que enviar o material impresso, com fotos e pen drive. Alem disso também enviei em 12 e-mails separando todos por assunto para ficar salvo no arquivo do cliente. 

As imagens verdadeiras do barco serão preservadas nesta postagem para garantir a privacidade do meu cliente (Vendedor) ok!

"Sr. "Fulano" segue para sua apreciação fotos e descritivo da embarcação intermarine 600 full XXXX. att Ney Broker:


MEMORIAL DESCRITIVO E TÉCNICO DA EMBARCAÇÃO "TAL TAL TAL"

Intermarine 600 full ano XXXX

Equipada com dois motores volvo D12 de 800 hp com 538 horas de uso (revisados) Comando eletrônico - Costado azul – Fundo venenosa preta.

Principais equipamentos:

- Gerador ONAN de 21,5 kva com 1.230 horas de uso (revisado);
- Antena Sky nova (30 mil reais) Raymarine ;
- Bow Trouster (manobrador de proa Hidráulico);
- 05 aparelhos de ar condicionado;
- Passarela de popa Hidráulica para 400 kilos.
- Guincho de proa Elétrico Quick, ancora em inox 25 kl, distorcedor e 60 metros de corrente;
- Sistema de aquecimento de agua (via motor);
- Churrasqueira elétrica no Flybrige;
- Sistema de combate a incêndio SeaFire;
- Tres câmeras de monitoramento Voyager (duas na praça de maquina e uma na popa);
- Teka na praça de popa;
- Mesa na popa com 4 cadeiras (modelo diretor);
- Vidro elétrico meia lua (BB e BE);
- Flaps hidráulicos;
- TV Sony de 32 ´ no salão e 3 TV´s SHARP de 14 polegadas nos camarotes;
- DVD em todos os cômodos da marca PHILIPS
- Home Theater DENOM e reciver KARDON no salão + DVD Philips no salão;
- Persianas do salão e camarote elétricas em estado de nova;
- WC dos banheiros são elétricos e lavados com água doce;
- Aspirador de pó Central;
- Extintor de incêndio seafire de 1k em todos os ambientes;
- Dois extintores de 5 k na praça de maquinas;
- Um extintor de 3 k no salão;
- Caixa de águas claras na proa e cabine do marinheiro com bomba rule 800 gl e automático de acionamento;
- Bide com água quente e fria no Box do banheiro da cabine do armador;
- Banco do piloto eletrônico;
- Timoneria servo assistida;
- Janelas panorâmicas na suíte máster;

Equipamentos de navegação

- Duas telas Raymarine E-80 (Radar, Gps, Ploter, Sonar);
- Dois rádios VHF Raymarine;
- Piloto Automático Raymarine;

Outros acessórios e equipamentos

- Volante do Fly com ajuste e regulagem de posição;
- 4 baterias de 150 amp para os motores e 4 baterias de 100 amp para serviço
todas da Marca ACDelco Freedon + 1 bateria de 100 amp para o gerador da
marca MAX FREE LIFE;
- 05 Bombas de agua salgada para refrigeração dos equipamentos de
arcondicionado DOMETIC original de fabrica de 230 vac;
- Exaustores e Ventiladores de praça de maquinas originais intermarine,
funcionando perfeitamente tanto no automático como no manual;
- Luminárias da praça de maquinas em led todas funcionando, somente uma
falta o lustre;
- Todos as caixas e quadros de fusíveis de louças são originais e com
amperagem correta que indicam no manual da embarcação;
- Quadro elétrico de alimentação do sistema de ar condicionado em perfeito
estado de conservação;
- Transformador 220/115 TERRA MAR original de fabrica funcionando
perfeitamente;
- Conversor de iluminação 24 V TERRA MAR original de fabrica funcionando
perfeitamente;
- Interruptor da iluminação e tomada 110 da praça de maquinas funcionando
perfeitamente;
- Chaves Geral e quadro com as Contatoras 100%;
- Quatro bombas de porão originais RULE DE 3.700 24 V com automáticos
SUPER SWITCH os melhores e original;
- 02 carregadores de baterias QUICK um de 1.100 e outro de 1.950 originais de
fabrica intermarine;
- Bomba do sistema hidráulico do bow truster PADOVA Italiana original do
estaleiro;
- Ice Maker (fabrica de gelo) U-Line funcionando perfeitamente;
- Bomba de agua doce autoclave 10 litros;
- Salvagagem completa (relação em anexo);
- Fechamento de popa,
- Fechamento de Flybridge
- Capota;
- Capa de proteção total;
- Carreta de encalhe com rodas de empilhadeira;
- Porta copos em acrilicos no Fly, proa e popa;
- Quatros defensas F6
- Forno Eletrico na cabine do Marinheiro;
- Cozinha completa com: Fogão elétrico de 4 bocas, geladeira, frezzer,
microondas, exaustor, e utecilio s (pratos,talheres, copos,etc)
- Buzina elétrica;
- Antena de TV Aberta Glomex com Buster;
- Boiler (agua quente) reservatório de 60 litros + reserva do sistema dos motor
de BB;
- Esquicho e reservatório de 5 litros de agua doce para o limpador de parabrisa;
- Bomba de esgotamento do porão manual;
- Bomba de agua salgada para lavar a corrente e ancora de proa;
- Suporte para motor de popa;
- Suporte para o bote e jetski na popa em aço inox;
- Cabo de cais com 15 metros de cabo;
- Quatro pontos de tomada 12 v; (popa, fly, cabine e proa);
- Tres tomandas de 220 v;
- Escada de banho;
- Luzes de navegação;
- Luzes de Strobo, alcançado e top;
- Mastro com bandeira do Brasil;
- Cabos de atracação;
- Geladeira na popa;
- Lixeira e pia na popa;
- Chuveirinho de agua fria na popa e proa;
- Carpete branc 3m para o fly;
- Tres limpadores de parabriza em inox;
- Alarme de alagamento na praça de maquinas;
- Luzes de indicação dos funcionamentos da bomba no fly e cabine;
- Duas bussolas;
- Enxoval completo (relação em anexo);
- Exaustor e pontos de ar-condicionado nos banheiros;
- Crock;
- Caixa de ferramentas completa;
- Peças sobressalentes dos motores e gerador.
- Caixa de primeiros socorros;
- Ducha higiênica em todos os banheiros;
- Volante Original Azimut;
- Chave de chupeta das baterias nos dois comandos;

DOCUMENTAÇÃO:

Barco em nome de: "pessoa Jurídica" (Necessário levantar negativas da empresa e dos sócios)
Seguro total pelo banco Bradesco ok!
Seguro obrigatório ok!

Termo de responsabilidade ok!

"Alguns equipamentos e acessórios (descrito na relação acima) que não aparecem os números, a marca e o modelo, não foram digitados porque nas fotos enviadas ao cliente estão bem visíveis"


DESCRIÇÃO TÉCNICAS DOS MOTORES E PLANILHA DE TESTE DE MAR

Embarcação " xxxxx"  Intermarine 600 full ano XXXX, equipada com dois motores Volvo Penta D12 de 800 hp ( e não de 775 hp como consta no memorial de venda enviado pelo outro broker) 

Segundo o técnico "xxxxx" da concessionaria volvo de "xxxxxx" que me acompanhou neste teste de mar, o final 7 do serial number do motor de BE não é aceita no sistema da volvo e ele acredita que esses motores D12 800 de 775 hp não chegaram a vir para o Brasil. Somente o 675, 715 e 800 hp. Sendo assim os motores desta embarcação são:

Motor D12 -800
800 HP a 2.300 RPM
O torque máximo a seco chegou a 1.800 RPM ok

Numero motor BB xxxxxxxxxx
Numero motor BE xxxxxxxxxx

Esta embarcação, apos entrega técnica da intermarine no Guaruja, chegou no iate clube de "XXXX" (ainda zero), entregue pelo marinheiro Misso (skipper da intermarine), ela era do Sr. XXXX XXX", o dono da empresa "XXXX" e durante o periodo que o barco pertenceu ao XXXXXX, todas as revisões foram feitas por autorizadas volvo. O Barco se chamava "xxxxx": Ou seja, este barco é de segundo dono...

O Numero do casco é o "xxx" entregue pela intermarine em xx/xx/XXXX

Veja as datas das revisões:

07/05/2XXX Entrega técnica dos motores pela autorizada volvo "xxxxx"
26/09/2XXX Revisão de 50 horas pela autorizada volvo "xxxxx"
05/06/2XXX Revisão de 100 horas com 115 horas pela autorizada volvo "xxxxx"
11/12/2XXX Revisão de 200 horas com 188 hs pela autorizada volvo "xxxxx"
10/09/2XXX Revisão de 300 horas com 312 hs pela autorizada volvo "xxxxx"
01/12/2XXX Revisão de 400 horas com 430 hs pela autorizada volvo "xxxxx"

Segundo informações que obtive, durante o periodo de primeiro dono, o barco apresentou um problema no reversor de bb, quando ainda estava na garantia, e depois de algumas visitas, da intermarine, de tecnicos da volvo e da ZF, conseguiram localizar e corrigir o problema.

Na época quem fazia as revisões era o Sr. xxxxx tecnico da xxxxx autorizada volvo de xxxxx.

A partir da revisão de 400 horas, em diante, todas as revisões foram feitas pela autorizada xxxxx, ou seja pelo Mecânico xxxx que é considerado no litoral do xxxxxxx um excelente profissional.

Segundo minha conversa com o xxxxx (Mecanico), ele fez uma revisão completa no ano passado no mês de xxxx, quando os motores estavam com pouco mais de 500 horas de uso, durante este ano (xxxx) o Sr. xxxxx (atual proprietário) só navegou 20 horas, mesmo assim o xxxxx mandou a autorizada fazer uma nova preventiva para ele navegar com segurança na temporada xxxx, por isso há duas semanas os motores foram revisados novamente( foram trocadas correia, óleo, filtros, rotores, etc..).

Ainda sobre a navegação e teste de mar, estávamos navegando á 2.000 RPM, quando o Marinheiro xxxxxxx que estava no comando do barco acelerou mais o motor de BB do que o de BE, sendo assim a rotação do motor de BE caiu para 1.700 RPM e o de BB Subiu para 2.200. Ele deve comentar com você. Mas segundo o xxxxx técnico da Volvo de xxxxx, esse processo é normal, isso da-se por exigir mais de um motor do que do outro, pois as manetes eletrônicas só mantem os motores sincronizados e com a mesma aceleração, com diferença na posição das manetes de até 10% para mais ou para menos.


PROVA DE MAR

Test Drive: Em teste de mar o barco decolou com facilidade formando uma esteira d'agua perfeita pela popa, não deixando “fumaça de horizonte”. Casa de Máquinas ventilada e bem vedada acusticamente impedindo saída de excesso do ruido dos motores em funcionamento com toda marcha avante. 

Não apresentou qualquer cheiro ou vazamento de óleo no porão – temperatura dos motores ficaram estável normal de trabalho durante todo o teste.

O Motor: BB 528.9 horas de uso funcionando perfeitamente. Após uma hora de teste de mar não apresentou alterações de marcha , sinais de vazamentos de óleo combustível ou mesmo sinais de óleo lubrificante. Temperatura estável durante todo o trajeto. OBS.: Eixo com pequena vidração nas manobras e durante a decolagem.

O Motor: BE 527.1 horas de uso funcionando perfeitamente. Após uma hora de teste de mar não apresentou alterações de marcha lenta, sinais de vazamentos de óleo combustível. Temperatura estável durante todo o trajeto. OBS.: O mesmo apresentou um pequeninho sinal de óleo lubrificante no filtro, provavelmente somente regulagem do filtro.


Finalizando, navegamos contra e a favor da maré e os motores não apresentaram variações, vibrações fortes ou sinal de anormalidade grave.


NA IMAGEM ACIMA: ALGUNS DOCUMENTOS QUE FORNEÇO APÓS CONCLUSÃO DO LAUDO E VISTORIA
Ainda com o barco na vaga molhada, coloquei tudo abordo para funcionar, onde permaneceram funcionado durante todo teste de mar.

EQUIPAMENTOS 12 V

Carregador de celular ou isqueiro (ok três pontos popa, proa e fly)
Chave Geral do Gerador (ok)
Baterias 12 v 100 amp (ok)
Som cd (ok)
Radio VHF (ok comando e Fly)
Painel 12v Sky (Ok Modelo 2013 da Raymarine em HD)
Tomadas 12 volts (Não possui)
Antena de Tv aberta e Buster (ok)
Caixa de águas claras (ok)

EQUIPAMENTOS 24 V

Chave geral (Contatoras) (ok)
Baterias 24 v 100 amp (ok)
Baterias 24 v 150 amp (ok)
Chupeta ou chave paralela de emergencia (ok)
Timoneira (ok)
Manetes Eletrônicas (ok)
Chave e painel de ignição dos Motores (ok)
Blowers praça de maquinas (ok)
Exaustores da praça de maquinas (ok)
Luz de navegação (ok)
Luz de top (ok)
Luz de alcançado (ok)
Iluminação do painel (ok)
Luz Bussula (ok)
Luz strob (ok)
Luz de cortesia interna e externa (ok)
Iluminação da casa maquinas (ok)
Farol de milha (Não possui)
Iluminação do spoiler (ok)
Geladeira do Fly (Não possui)
Helice manobra + comandos (ok)
Guincho de ancora + comandos (ok)
Bomba dágua doce (ok)
Bomba dágua Salgada (ok)
GPS (ok)
Radar e antenas (ok)
Piloto Automatico (ok)
Sonar (ok)
Sonar Interface (ok)
Antena da Sky (ok)
Inversor (OK)
Carregador e transformador (ok)
Iluminação (ok)
Abajur dos camarotes e salão (ok)
Alto falantes (ok)
Flaps (ok)
Persianas elétricas (ok)
Limpadores de parabrisa (ok)
Esguicho dos limpadores de para brisa (ok)
Buzina(ok)
Abertura do Painel Fly (Não possui)
Bombas de porão (ok)
Automáticos de bomba de porão (ok)
Passarela de popa (ok)
Vaso sanitário (ok)
Baterias (ok)
Câmeras de Vigilância (ok)
Alarme de incêndio (ok)
Banco do Piloto Azimut (eletrônico) (ok)
Vidro elétrico BB e BE (meia lua) (ok)


Toda vistoria acompanhada do manual do proprietário
justamente para se
ter a certeza que todos os equipamentos instalados
abordo ainda eram originais  do estaleiro.
EQUIPAMENTOS 110 V

Ar condicionado Marinheiro (ok)
Audio HI-FI (ok)
Tomadas (ok)
Interruptores (ok)
Ice Maker - Maquina de Gelo do Fly (ok)
Frezzer (ok)
Geladeira da cozinha (ok)
Aspirador de pó central (Não funcionou)
Receptor da Sky (ok)
Exaustor dos banheiros (ok)
Geladeira extra da popa (ok)
Exaustor da cozinha (ok)

EQUIPAMENTOS 220 V

Tomadas (ok)
Iluminação sala de maquinas (ok)
Boiler (ok)
Frezeer (ok)
Fogão (ok)
Forno (ok)
Microondas(ok)
Grill (Churrasqueira) Fly (ok)
Arcondicionado de todos os comodos (ok)
Bomba ar condicionado (ok)
Transformadores (ok)
Televisão (ok)
DVD (ok)
Equipamentos de som e home theater(ok)
Alarme de alagamento (ok)

Cabo de cais (ok)


"Claro que não poderia faltar a lista de pendencias, essa planilha é a mais importante para quem esta comprando um barco usado, por isso sempre divido em duas partes (leves e graves)"

LISTA DE PENDENCIAS CONSIDERADAS LEVES

01- Persiana da cabine de proa da janela de boreste solta (fixadores quebrados);
02- Pontas do teto da cabine de proa pendurado (trocar velcros ou encaixes);
03- Falta o puxador da persiana da gaiuta do camarote de proa;
04- Pequenos arranhões e desgastes no casco provocados pela própria carreta (encalhe e desencalhe);
05- Pintura venenosa apresenta áreas que foram descascadas e demãos dadas em cima de tinta ressecada (na próxima aplicação todas as camadas de tintas deveram ser removidas);
06- Hélices apresentam desgaste natural de uso;
07- Pequenos arranhões no costado (tipo unhas de gatos) visível somente bem de perto;
08- Grelhas de entrada de ar do costado BB e BE descascando;
09- Porta copos de proa quebrado;
10- Regulagem da fechadura e trava da porta principal do salão;
11- Gaveta da penteadeira BE do camarote do armador precisa de regulagem;
12- Os moveis apresentam desgastes do verniz e varias manchas esbranquiçadas (70% da pintura em verniz) Talvez um bom produto de lutra móveis resolva, se preferir refazer o verniz em geral ou um up grade com envelopamento);
13- Luz de cortesia embaixo da cama do camarote de proa não acende;
14- Falta óleo lubrificante no reservatório do motor do bow truster;
15- Regular esguicho central do limpador de parabrisa; 
16- Extintores de incêndio seafire de dentros dos armários de todos os cômodos com data de validade vencida (Validade: segundo sementre de 2012)
17- Não foi possível testar o aspirador de pó central;
18- Duas lâmpadas de teto queimadas no banheiro de bombordo;
19- Troca do sikaflex do banheiro de bombordo que esta amarelado;
20- Piso do Corredor dos camarotes esta desgastado e fosco;
21- Moldura em mandeira no painel ao lado da descida para os camarotes esta quebrada;
22- Piso da cozinha nicado;
23- Uma luz do degrau da escada do salão queimada;
24- Luzes do corredor não acendem;
25- Duas luzes da escada de acesso aos camarotes queimadas;
26- Nicado na fibra ao lado do guincho de proa;
27- Helices apresentação desgastes natural de uso;
28- Luz de navegação vermelha não funciona;
29- Extintor de incendio atrás do banco do salão vencido;
30- Duas lâmpadas de teto do salão queimadas;
31- Cabine do Marinheiro precisa de uma geral;
32- Ancora principal de inox esta torta;
33- Fixar escada de aceso a casa de maquinas, perigo sujeito a quedas;
34- Falta um lustre da iluminação da praça de maquina;
35- Motor de boreste com pequenos pontos de ferrugem nas juntas do Carter;
36- Falta fluido de refrigeração no reservatório do gerador;
37- Extintores da praça de maquinas vencido;
38- Sistema de combate a incêndio Sea Fire precisa de revisão do fabricante;
39- Base do coxim dianteiro do motor de bombordo com sinais de ferrugem;
40- Porta copos do painel do fly descolando;
41- Trocar boias circulares;
42- Falta pilhas e testar os flash home das boias circulares;
43- Tres vidrinhos dos relogios de leitura dos motores do fly estão trincados;
44- Troca das capas e cabinhos das defensas;
45- Painel da passarela de popa não funcionou, somente no controle remoto;
46- Porta copos do balcão da churrasqueira danificado;
47- Colchão/acento do da dinite do fly rasgado;
48- Uma lampada do piso do fly queimada;
49- Tomada 110 da sala esta solta;
50- Falta alguns “tapa cabeça de parafusos” nos moveis e piso;
51- Alguns pontos de ferrugens na cabine do marinheiro;
52- Retoques em gel em alguns pontos da embarcação;
53- Retoque em gel e troca da lixa derrapante da plataforma de popa;
54- Reaperto dos pinos da dobradiça da porta de acesso da cabine do marinheiro;
55- Troca das paletas do limpador de parabrisa;
56- Troca do registro de agua doce do paiol de proa;
57- Troca da manicaca do guincho de proa;
58- Falta a grade de proteção dos hélices do Bow truster;
59- Lemes,Pé de galinha e flaps descascados sem venenos;
60- Falta o carpete de proteção nos berços da carreta;

Falta uma limpeza fina e uma higienização em todo o interior embarcação, incluindo Armarios, gavetas, porões, tetos, paredes, carpetes e principalmente nos banheiros .

LISTA DE PENDENCIAS CONSIDERADAS GRAVES

01 – Se optar por refazer todo o verniz interno da embarcação (não adianta fazer só as peças manchadas e esbranquiçadas, o verniz vai apresentar diferenças bruscas);
02 – Pequenos riscos no costado bombordo e boreste tipo “arranhão de gato” visível somente bem de perto;
03 – Remover e reaplicar toda a tinta venenoza na proxima pintura,
04 – Remover e realinhar eixo do motor de bombordo (nada grave);
05 – Banco eletrônico do piloto da cabine amarelado e com manchas, o mesmo precisa de uma limpeza com material exclusivo para couro (ver com Tânia da Tuto Abordo);
06 – Painel de controle do bow truster da cabine não funciona;
07 – Relogio de leitura dos motores estão funcionando, porem o controle digital precisa de aferição;
08 – Na proxima temporada aconselho refazer todos os estofamentos externos da embarcação alguns já estão ressecados, rasgados ou descosturados;
09 – Fechamento de Popa, Fly e mascaras dos vidros estão 50% meia vida;
10 – Alarme do sistema de combate a incêndio sea fire não funciona;
11 – Luz de leitura da mesa de navegação não funciona;
12 – Parabrisa de BB apresenta sinal que esta descolando (nada urgente);
13 – Acrilico “quebra vento” do Flybridge esta danificado devido ao sol (torto) e os laterias estão trincados tambem por causa do efeito do sol; 
14 – Gps do Fly tem carta náutica digital, porem o Gps da cabine não e fica refem do equipamento do fly para mostrar detalhes;
15 – Barco precisa de um polimento e cristalização;
16 – Necessário a troca de todo sikaflex externo;

"Dificultando a venda do barco? Não! Esta lista de pendencias também resguarda o proprietário do barco, uma vez que barcos usados são vendidos no estado em que se encontram, visto e aceito pelo comprador"


Foto: Intermarine
CONSIDERAÇÕES FINAIS E AVALIAÇÃO

ESTADO GERAL DA EMBARCAÇÃO

Local de Guarda: Fora da temporada, a embarcação é guardada em local seco e coberto, em carreta própria, protegido com uma capa de proteção total. Já na temporada, o barco fica direto na água (pois possui fundo Venenosa).

Casco: Com tratamento de tinta anticrustante preta (venenosa). Sem sinal de osmose, sinistro ou deformações. Porem com pequenos arranhões e desgastes provocados pela própria carreta. A pintura apresenta áreas que foram descascadas e demãos dadas em cima de tinta ressecada. Anodos funcionando perfeitamente. Metais (Helices, pé de galinha, eixo, flaps lemes, ralos) todos verificados e somente os hélices apresentam desgaste natural de uso. Embarcação não apresenta sinais de alagamento nem mesmo de colisões.

Costado: Na cor Azul marinho com pequenos arranhões, com brilho natural e sem desgaste da côr.

Externo: Guarda Mancebos bem alinhados e fixos sem manchas ou sinais de batidas, brilho do inox em ótimo estado. Piso da Praça de popa: com teca bem aplicada, sem manchas, sem sinal de desgaste e limpa. Escada do Fly: com teca bem aplicada, sem manchas, sem sinal de desgaste. Piso do passadiço BB e BE: na forma original em gel branco com seu antiderrapante original e sem vestigios de desgaste ou quebra. Piso do convés de proa: na forma original em gel branco com seu antiderrapante original e sem vestigios de desgaste ou quebra.

Interno: Barco sem cheiro de mofo ou usado. Tapeçaria em bom estado. Precisa de uma higienização e futuramente os carpetes.
Esquadrias, vigias, portas e moveis: Porta do salão principal com esquadria inox e vidro laminado sem manchas, trincas e ou sinais de desgaste aparente e totalmente alinhadas.(somente a trava e fechadura precisam ser regulada.
Portas dos camarotes bem alinhadas, travas e fechaduras funcionando perfeitamente. Portas dos banheiros bem alinhadas, travas e fechaduras funcionando perfeitamente. Portas de todos os armários (banheiros-cozinha-camarotes etc..) alinhadas e todos os push botton original de fabrica funcionando perfeitamente. (Somente uma gaveta do camarote do armador precisa de regulagem). Alçapão de acesso a casa de máquinas perfeito, alinhado e sem folgas. 

Moveis: Sem detalhes, bem encaixados e regulados, porem apresentam desgastes visíveis no verniz e algumas manchas esbranquiçadas (deve ter sido reação de algum componente do próprio verniz) porque o barco quando não esta em uso, fica guardado em local coberto e protegido do sol;

Hidráulica: Metais dos banheiros, cozinha e praça de pôpa: Box – Torneiras - chuveiros – toalheiros – puxadores – todos em perfeito estado de conservação e funcionando tanto na água fria ou quente. (somente algumas peças do banheiros do corredor apresentam desgastes naturais)

Elétrica: Parte elétrica da embarcação totalmente original de fabrica, sem vestígios de maus tratos, enjambrações ou danos aparentes, ou seja em perfeito funcionamento.

Eletrônicos: Os comandos dos motores são eletrônicos (cabine/fly) – estão sincronizados e funcionam perfeitamente. Os equipamentos de navegação, e demais equipamentos e acessórios de bordo originais e funcionando perfeitamente. Piloto Automático – Radar – GPS – Sonda Digital – Bi data – VHF – etc.. todos calibrados e funcionando a toda prova. Os equipamentos do flybridge também estão em funcionamento perfeitamente. As duas Bússolas estão compensadas e em perfeito estado de conservação Som, Sky, TV, DVD, Home Theater, autofalantes todos testados e aprovados inclusive com o barco navegando.

Gerador: ONAN de 21,5 kva com 1.229.1 horas de uso. (revisado em novembro de xxxx) Funcionando perfeitamente dentro de sua capacidade normal – Sem ruidos e ou vibrações aparentes que possam comprometer o equipamento. (Aparelho de 21,5 kva e não de 12 kva como citado no anuncio)

Ar condicionado: Todos os cinco equipamentos de Ar condicionado operando e sem ruidos, gelando perfeitamente em todos os ambientes, inclusive na cabine do marinheiro.

Decoração, enxoval e tapeçaria: Estofamentos externos em geral estão bem danificados 50% da sua vida ultil. Os estofamentos do Fly e popa estão mais desgastados e costuras abertas, Porem ainda aguenta mais uma temporada. Persianas em ótimo estado de conservação. Estofamentos e colchões internos em ótimo estado de conservação. Decoração original de fabrica (fica a gosto do cliente) mas esta em bom estado. Utensílio de cozinha completa. Carpetes 80% de vida útil.

Mecanica: Casa de Máquinas em ótimo estado de conservação levando em consideração o ano de fabricação. Porem já apresenta sinal de repintura com gel fosco da fabrica. Piso não apresenta manchas de ferrugem, os escapamentos dos motores de BB e BE apresentam pequenos pontos de desgastes. Foram encontrados porosidade nas curvas 90% de saída dos motores BB e BE que pelo aquecimento apresentaram pequeníssimos pontos de ferrugem. Coxins dos dois motores em ótimo estado de conservação, funcionando perfeitamente durante todo o teste de mar e manobras. obs.:  só alguns escorridos de ferrugem (serviço de marinheiro). Flange, selo mecânico e refrigeração sem vazamentos. Os motores estão aparentemente em bom estado. Revisão dos motores em dia. Obs.: Relatorio do teste de mar em anexo.


Este laudo técnico gerou quase 400 imagens da embarcação, todas em alta resolução
CONSIDERAÇÃO FINAL PARA AVALIAÇÃO

CONCLUSÃO: A Embarcação esta em bom estado de uso e conservação. De 01 a 10, dou nota 08. Como toda embarcação adquirida usada, e não desmerecendo nenhum dos profissionais e principalmente o marinheiro e o dono do barco, aconselho o comprador, que após adquirir esta embarcação, faça uma revisão completa em autorizada Volvo de sua preferência nos Motores e reversores e uma revisão completa no Gerador em autorizada Onan de sua preferência. Apesar de todos estarem visivelmente bem, e funcionando perfeitamente. Pois só assim o comprador terá controle absoluto das manutenções e maior segurança durante o uso desses equipamentos.

VALOR DE MERCADO DESTA EMBARCAÇÃO

Levando em consideração:

01- Pesquisa de anúncios de barcos do mesmo modelo na internet;
02- Consultas de outros broker´s (corretores náuticos) com experiência de mais de 20 anos no mercado;
03- Lista de pendências (anexa) elaborada na visita técnica;

Uma embarcação com esse conjunto vale no mercado (em media) R$ 2.550.000,00 (dois milhões, quinhentos e cinquenta mil reais).

Porem devido aos serviços que considero “leves e graves”, anexo na lista de pendências 

Sugiro o preço de R$ 2.350.000,00 (dois milhões e trezentos e cinquenta mil reais)

Mesmo assim, considero uma excelente embarcação para quem for adquiri-la e pretende navegar ainda nesta temporada, pois esses serviços que citei na lista
de pendências não atrapalham a navegação (mas devem ser supervisionadas em todas as saídas), os itens podem ser separados por prioridade e podem ser executados com calma nos momentos em que o barco estiver parado na marina. Ou se preferir deixar tudo para fazer depois da temporada.

sem mais,

Florianopolis , xx de xxxx de xxxx.

Responsável Técnico
Clodonei Alirio da Silveira ( Ney Broker )
Broker e Consultor Náutico

Lembrando que foram fornecidas varias planilhas e relatórios ao cliente e não vou publicar todas aqui. Essa postagem é só para você (que esta pensando em adquirir um seminovo) ter uma ideia de quanto é importante um detalhamento completo do barco antes de assinar um contrato de compra e venda.

Para maiores informações sobre meus laudos técnicos:


E-mail: neybroker@hotmail.com
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Especializado em Vendas, Laudos técnicos, Vistorias e Avaliação de embarcações Seminovas (esporte e recreio). Cursos particulares para novos Marinheiros, Serviços de (Freelancer) e Transporte de embarcações Via Mar.





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