terça-feira, 16 de outubro de 2012

* CABINE DO MARINHEIRO: UM ESPAÇO ESQUECIDO NA MAIORIA DOS BARCOS


Há alguns anos, muitos estaleiros não se preocupavam com o conforto dos profissionais marinheiros. 

Muitas das embarcações tinham cabines pequenas e mal planejadas, não oferecendo conforto algum ao profissional.

Eu trabalhei em uma Oceanic 32 e dormia “todo torto” no porão ou no salão do barco, tinha sempre que ser o último a deitar e o primeiro a levantar, e ainda tinha que arrumar tudo antes do chefe acordar. Dormia mal e trabalhava o dia todo indisposto. A sensação que tinha era de estar em um caixão com ar condicionado.


Mas, esse esquecimento, muitas vezes, poderia ser explicado pela preferência de alguns marinheiros. Muitos preferiam dormir no Flybridge por ser o local de vigia mais seguro do barco; outros tinham fobia a lugares apertados; a cabine do marinheiro também era  deposito e porta malas; outras não possuíam ar condicionado; alguns profissionais estavam acima do peso, e a cabina tinha a cama muito reduzida.

Felizmente, de um tempo para cá, os estaleiros brasileiros estão dando mais atenção para a cabine do marinheiro e conseguem, em seus projetos, dar vida, conforto e luxo em pequenos espaços da embarcação para acomodar de um e até três marinheiros.

Certo, que quanto menor o barco, menor é a cabine. Mas, a tripulação pode contar neste pequeno espaço com cama de solteiro com opcional de up grade para casal ou beliche, banheiro completo com vaso sanitário, guarda trecos, guarda roupa, ar condicionado, interfone, TV de LCD, DVD e até sinal de TV via satélite e Internet. Algumas até com maquinas de lavar, secar, microondas e frigobar.

Nos barcos acima de 80 pés o negócio muda de figura, já que é possível a instalação de uma cozinha completa e um camarote extra para tripulante feminina.

Vai aqui uma dica importante: apesar do chefe e dos convidados não acessarem essas cabines, não podemos deixá-las bagunçadas. Devemos cuidar como se fosse o quarto que dormimos no dia a dia da nossa casa.

Um abraço e uma boa pernoite!

Ney Broker
E-mail: neybroker@hotmail.com
www.neybroker.com.br





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: