quarta-feira, 8 de agosto de 2012

* SALÁRIOS DOS MARINHEIROS DE ESPORTE E RECREIO

Marinheiros, saibam do seu valor!

Quem é ou já foi um marinheiro de esporte e recreio sabe que nesta profissão é possível ser reconhecido e obter bons salários, quando se está disponível para se atualizar e acompanhar o crescimento do mercado náutico. Ou seja, é preciso se diferenciar e ganhar destaque entre tantos outros que existem por aí.

Há algum tempo, para ser marinheiro particular bastava ter uma habilitação de amador (Arrais, Mestre ou Capitão) e pronto, já estava apto para sair navegando. Com a evolução do mercado, e principalmente, com a chegada da tecnologia nas embarcações, foi preciso que estes profissionais se qualificassem para não ficarem para trás.


Atualmente, um grupo seleto de marinheiros do litoral de São Paulo conseguiu junto ao Ministério do Trabalho o reconhecimento da categoria - antes não reconhecida pelas autoridades. Porém, a Capitania dos Portos não reconhece como profissional aquele marinheiro que apenas detém da habilitação. Caso um marinheiro com a habilitação de Amador for pego conduzindo uma embarcação de esporte e recreio (com fins comerciais) as leis e as penalidades serão aplicadas. Só que este problema esta longe de uma solução, ja que as carteiras de trabalho dos Marinheiros são assinadas como empregado domestico, auxiliar de escritório, motorista particular, officeboy, etc Ou seja o Marinheiro se torna um funcionário particular, ou melhor, uma extensão da casa do proprietário do barco.



Assim não se cria um vinculo com o barco e o Marinheiro pode pilotar o barco com a carteira de amador.


Vale a pena ressaltar

- que somente o proprietário da embarcação, um amigo ou outra pessoa habilitada com a carteira de amador terá sua qualificação comprovada para pilotar a embarcação de esporte e recreio;

- as autoridades marítimas ao contrário do Ministério do Trabalho não reconhecem o uso dessa habilitação para fins comerciais;

- a habilitação do Amador, não tem correlação com a classificação da embarcação que estiver conduzindo, e sim com a área em que a embarcação estiver navegando.

Sobre os salários?

IMPORTANTE! Não é regra, portaria, nem serve como tabela salarial. 

Marinheiro com Habilitação de Capitão Amador 
Capacitado para navegar em áreas nacionais e internacionais fora dos limites da navegação costeira: é a maior graduação do grupo dos amadores. Os salários são os maiores e variam de R$ 4.500,00 a R$ 6.000,00 por mês. Existem capitães que ganham mais de R$ 6.000,00. Isso depende do tempo de “casa”, vivência com a família empregadora ou de seu nível de conhecimento sobre navegação.

Marinheiro com Habilitação de Mestre Amador

Capacitado para navegar nos limite da navegação costeira numa distancia máxima de 20 milhas náuticas da costa.

Os salários desses marinheiros variam de R$ 2.000,00 e R$ 4.500.00 por mês. Porém existem Mestres que recebem mais de R$ 4.500,00 quando é reconhecido como marinheiro de alto nível.  Já aqueles que não se importam com o barco, navegação e não cumpre horários e suas obrigações, chega a receber menos que R$ 1.000,00.

Marinheiro com Habilitação de Arrais Amador

Capacitado para navegar em águas abrigadas nos limites da navegação interior. Os salários ficam em torno de um a dois salários mínimos por mês. Claro, conheço alguns que chegam a ganhar em um mês mais de R$ 2.000,00, com o chamado “bico”, freelancer; lavando, polindo ou transportando os barcos via mar.

Marinheiros de terra ou de cais 

São aqueles que ficam nas marinas e fazem somente a limpeza das embarcações. Recebem por serviços e cobram de R$ 100,00 a R$ 400,00 por limpeza ou fixam salários entre R$ 500,00 a um salário mínimo por mês, mas não tem compromisso de saída aos finais de semana com a embarcação. Alguns lavadores de barco cobram por pé entorno de R$ 30,00 a 50,00 o pé por mês.

Deliverys, Skipper e Marinheiros Free Lancer 

A maioria possui habilitação de Mestre e Capitão Amador e fazem o translado de embarcações entre portos nacionais e estrangeiros. Também são contratados para passeios locais de finais de semanas, férias e feriados. Neste caso há várias formas de cobrança e o valor depende da opção de cada profissional que pode avaliar o valor por:

Milha: de R$ 12,00 a R$ 20,00 (por milha);
Dia: de R$ 150,00 a R$ 500,00 (diária) + 50% pernoite;
Empreitada: Ex: 10,15 ou 20 dias R$ 600,00 dia.

“NÃO estou criando regras de salários para os marinheiros de barcos de esporte e recreio e sim informando a média atual dos salários deles baseando-me nos meus amigos Marinheiros das regiões sul, sudeste e norte. Também estou ciente que os valores citados acima são inferiores aos da década de 90, onde um marinheiro de Carbrasmar 32 (pelada)chegava a receber 5 salários mínimos (hoje atualizado na faixa de R$ 4.000,00) ou seja o valor de hoje de alguns marinheiros de barco de 60 pés super sofisticados”

Muito pouco não é mesmo?

Um abraço e boas navegações

Ney Broker
E-mail: neybroker@hotmail.com
www.neybroker.com.br

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6 comentários:

dbadeji disse...

Ola ney,euma pena q nossa profissāo nāo è tāo reconhecida como deveria ser e rumunerada como deveria .Agora' penso conheço muitos mestres amadores com muito mais conhecimento pratico maritimo q capitaes recem abilitados.nāo me conformo com essas agencias de seguro pedir capitāes para anparar certas enbarcaçõesem ves de profissionais realmnte com pratica de mar.

fabiano disse...

amigo gostei de le seu blog os sálarios de arrais amadores

Unknown disse...

Aos companheiros aquaviários da categoria amadores. Acompanhando este blog, cabe informar aos senhores que o SINDICATO NACIONAL DOS MESTRES DE CABOTAGEM E DOS CONTRAMESTRES EM TRANSPORTES MARÍTIMOS, está a disposição para junto com os senhores alcançarmos o desejado por todos vocês.

CONTATOS:

21 2263 1583
21 2263 9481
21 2283 9740
FAX: 21 2233 1385
NEXTEL: ID 21*81477


Mares tranquilos e até a vitória por todos desejada.

Em tempo: valtermramos@gmail.com / delmarmce@uol.com.br

Unknown disse...

Boa tarde, Sr.Ney Broker!!!

Seu blog é bem interessante, continue nessa emprentada...Já fui tripulante de navios de cruzeiros, porém estou iniciando como Arrais amador, e estou procurando informações sobre a area, gostei das suas dicas...Boa Sorte

CaioMyk disse...

boa noite ney sou marinheiro auxiliar de conves e tenho habilitacao de mestre amador peço ajuda de vcs pois quero trabalhar nessa area! alguem tem uma indicação? please!

MYPHONE ASSISTÊNCIA TÉCNICA disse...

Olá,

Meu nome é Charles de souza.

Devido a crise em nosso pais a empresa que trabalho tem previsão de queda de 38% no seu faturamento.
Bom isso é apenas p\ entender minha preocupação e interesse no ramo náutico.
Claro que também já estive no ramo náutico trabalhando como eletricista, pouco mais de um ano, e na empresa MCP engenharia náutica no Guarujá, como eletricista TBM, sou de Santos .
Bom vamos lá: A pouco mais de um ano eu tirei a carteira de marinheiro auxiliar na capitania dos portos aqui em santos sp, e o que devo fazer ou que curso posso fazer pra pilotar um barco ou barquinho, pode me orientar, gostaria de me preparar para mudar de ramo e ir p\ aria náutica.
Exemplo: aqui em santos temos a travessia de pessoas de santos p\ o Guarujá próximo de casa, é um barco pequno, é possível me habilitar para esse modelo de embarcação?

Bom fico no aguardo e obrigado