segunda-feira, 20 de agosto de 2012

* COMO ANDA O MERCADO NÁUTICO PARA OS MARINHEIROS?


Ouço muito por aí, principalmente de pessoas que estão imersas no mercado náutico, que marinheiro particular é uma profissão decadente e sem futuro. 

O que, na minha opinião, é um grande equivoco.

Os estaleiros do Brasil comemoram suas vendas, e a cada dia fabricam mais barcos de esporte e recreio super modernos e sofisticados, e com isso aumenta a procura por marinheiros para pilotar e cuidar dessas embarcações. No Brasil, a entrada dos barcos importados também contribuiu para a grande procura por marinheiros.


É tanto barco que já esta até faltando marinheiro no mercado. Possuo varias matérias sobre marinheiros particulares e percebo que diminuiu a quantidade de currículos que me chegam via e-mail.

“ Vale lembrar que tem uma meia dúzia de marinheiros que buscam por vagas, só que não conseguem por ter um currículo manchado no mercado náutico”

Por outro lado, mesmo com vagas no mercado brasileiro, alguns marinheiros optam por atuar no exterior. Infelizmente a falta de reconhecimento e o salário baixo no nosso País, fazem com que perdemos profissionais capacitados para os estrangeiros.

Foto: Pershing / Ferretti Group

Um amigo que optou por atuar no mercado lá fora garante:

“É incrível. Aqui na Europa eles acreditam que não tenha lugar para se navegar no Brasil, a maioria dos navegadores locais que conheci acredita que é impossível uma embarcação navegar na América do Sul. Eles têm a visão que nosso mar possui ondas gigantescas e assimilam  muito com a Antártida e com o Cabo Hour. Ai quando a gente fala que navega no Brasil a oferta de emprego vem na hora". (via MSN)

Aqui no Brasil o setor náutico ganhou novos proprietários de barcos, porém alguns optaram por “Marinheiros de Primeira Viagem” por causa da falta de profissionais disponíveis no mercado.

" Talvez sejam essas contratações que acabam puxando os salários dos Marinheiros Particulares do Brasil cada dia mais para baixo"

E é verdade a falta de marinheiro já está sendo tão comum, que alguns clientes que compram barco comigo já exigem que o marinheiro deva vir junto na hora da negociação. Ou seja, o marinheiro já faz parte da estrutura do barco.

Um abraço e boas Navegações

Ney Broker
E-mail e Msn: neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: