quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

* DICAS PARA NOVOS BROKER´S

Como fazer Captação de novos Barcos?

Alguns Broker´s encontram dificuldades em obter captações de novos barcos, principalmente pela dificuldade de entrar nas Marinas, clubes náuticos e também porque dificilmente o proprietário entrega a venda do barco para um broker que ele não conhece.

Por isso darei algumas dicas que podem facilitar o seu contato com o proprietário do barco e captar novos barcos para ampliar a sua carteira de barcos á venda.

Primeiramente cuide da sua aparência física e imagem na internet. Construa uma imagem positiva e verdadeira, não se esconda atrás de “nomes de empresas’, aqueles nomes “Fantasias”, apareça,  mostre quem é voce, os clientes se sentem mais seguro quando sabem com quem o barco dele vai ficar durante o processo de venda. Não reclame da sua vida pessoal, não fale dos seus problemas e não coloque sua família como principal motivo de voce precisar captar o barco para tentar vender e ganhar essa comissão.

Informação e atualização a toda hora. Leia sobre as novidades e lançamentos de novos modelos dos estaleiros, navegue na internet atrás de notícias, dicas, parceiros e informações atualizadas sobre o mercado náutico. Visite os sites dos seus concorrentes, prepare novas estratégias de captação localizando nas imagens publicadas pelo seu concorrente algum detalhe que identifique o barco ou o local de guarda desse barco que foi colocado a venda, participe de redes sociais e mantenha seu site atualizado.

Foque suas ações na venda do barco e não na proposta do comprador. Alguns clientes (compradores) entram em contato com você e solicitam informações de um determinado barco e em momento algum falam em permuta. Depois de você passar, varios dias atendendo, e passando todas as informações do barco a venda, o comprador fala que tem “gato, papagaio e galinha” para colocar no negocio. Pense bem antes de passar essas propostas. Lembre que quem paga a sua comissão em 95% dos casos é quem vende e não quem compra. Por isso muito importante voce perguntar para o comprador o que ele tem para colocar no negocio antes de passar qualquer informação sobre o barco do seu cliente ( vendedor). Foque nas necessidades do cliente ( vendedor ), porem procure alguma outra oportunidade para os clientes (compradores) que nem sempre chegam com propostas atraentes .

Planeje sua rotina de trabalho e separe o trabalho da família e amigos. Faça uma lista (cólinha) com os principais dados como modelo, ano de fabricação, tipo de motores, horas de uso e preço final dos barcos que voce tem para vender e leve sempre com você. Dessa maneira alem de não esquecer das principais características do barco que voce tem para vender, você não será pego de surpresa pelos compradores. Muito importante voce ter uma meta de atendimento. Acredito que 20 barcos ano é o suficiente para mostrar um bom trabalho a seus clientes e não esquecer do seu lazer.

Faça parceira com broker´s de outras marinas e clubes náuticos. Alem de parceria com outros broker´s procure fazer parcerias com os marinheiros particulares, prestadores de serviços náuticos, gerentes de marinas e donos de estaleiros, desta forma você pode ampliar a possibilidade de conseguir boas captação por indicação enquanto usa a maior parte do tempo focado nas vendas dos barcos que voce ja captou.

Contato com o Marinheiro. Uma ótima alternativa para vocês fazer contato com o dono do barco que esta a venda, é sem duvida aproximar-se do Marinheiro ou do responsável pelo barco. Converse com ele, fale do seu trabalho, ofereça parceria na venda. Feito isso, solicite o e-mail do proprietário do barco ou do endereço ( comercial ), prepare uma apresentação do seu trabalho e envie por e-mail ou por uma carta escrita. Nunca faça esse primeiro contato por telefone, você deve aguardar um ok! do proprietário para fazer essa ligação e sempre perguntar a que horas voce pode falar sobre esse assunto.

Você vai encontrar vários obstáculos. Não só nas portarias das Marinas como tambem de outros corretores, principalmente os que já estão a mais tempo no mercado do que você. Mas nunca desista!  A persistência é uma virtude indispensável para qualquer corretor. Muitos negócios são fechados após vários dias e até meses de trabalho.

Siga essas dicas e prepare-se para o seu sucesso na área náutica, Nunca desista de seu objetivo, que é: 

Vender, vender e vender !

Ney Broker
E-mail e MSN: neybroker@hotmail.com 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: