quinta-feira, 23 de agosto de 2012

* MARINHEIROS, TEMOS QUE TER SEMPRE UMA SEGUNDA OPÇÃO DE EMPREGO

O bom é sempre ter uma segunda opção!

Ninguém assume, mas na realidade, a vida profissional de muitos marinheiros particulares é curta.

Geralmente, profissionais que alcançam o famoso quarentão são quase que obrigados a deixar o mercado náutico. Os salários despencam e você acaba sendo substituído por profissional mais jovem.

“Na Europa e no E.U.A quanto mais cabelo branco, mais o marinheiro e valorizado aqui no Brasil nem se tingir o cabelo de preto”

A melhor fase de um profissional marinheiro, na minha opinião, é dos 18 anos aos 30. É nessa fase que seu trabalho ganha destaque e reconhecimento e de quebra muito mais dinheiro, ou seja, uma boa época para pensar em investimentos futuros.

No Brasil alguns proprietários de barcos exigem marinheiros experientes, porém com pouca idade, boa aparência, sem vícios e com boa forma física para ter maior agilidade ao comando da embarcação. Eles acreditam que no mar um marinheiro em forma pode ser mais “safo” e menos acomodado do que um marinheiro acima do peso ou com idade mais avançada.

Até concordo, em partes, que um marinheiro acima do peso não consiga entrar em locais estreitos como a casa de máquinas e um marinheiro com mais 40 anos possa ter dificuldades em se locomover quando o barco balança mais do que o normal. Mas isso não deveria ser levado em consideração, pois conheço muitos marinheiros gordinhos ou com mais de 40 que são muito mais ágeis do que muitos meninos.

Por isso, aconselho os marinheiros a aprender uma outra profissão enquanto estiverem exercendo a função, pois no caso de perder o embarque por causa da idade estará seguro para atuar em outra área.

“Isso não é regra e não tenho nada contra, mas o que vejo nas portarias das marinas são marinheiros entre 40 e 50 anos com menos chances de conseguir um embarque e até de voltar para o mercado de marinharia”


Duas dicas:

O bom é, você que se encontra no auge da profissão, poupar e investir em negócios paralelos. São muitas opções de investimentos e com emprenho e muita pesquisa, para não apostar errado, é possível garantir um futuro muito confortável.

Comece a poupar hoje ou garanta a seu futuro com o pagamento de uma aposentadoria privada, isso para não ficar velhinho e sentado na portaria das marinas se lamentando em busca de um embarque.

Um Abraço e boas navegações

Ney Broker
E-mail e Msn: neybroker@hotmail.com
www.neybroker.com.br

Comente com o Facebook:

Um comentário:

Anonymous disse...

Completo de razão você está Ney.
Eu aconselho também quem é marinheiro e não tem carteira registrada, procure colaborar no INPS e se possivel até fazer uma previdência privada. No futuro isso irá ajudar muito. Vamos carregar as pedras pesadas enquanto jovens e dispostos para no futuro carregar somente pedrinhas
Abraço a todos Marinheiros,
Marco.