sexta-feira, 24 de agosto de 2012

* MARINHEIRO SAIBA COMO TIRAR PROVEITO DA ÉPOCA QUE O BARCO MENOS VAI PARA O MAR


Barco parado? Hora de rever equipamentos e reciclar conhecimentos

Geralmente, nos meses de maio a outubro os barcos das marinas ficam mais parados do que de costume. É nessa época que muitos marinheiros aproveitam para checar os equipamentos, acessórios e reciclar os conhecimentos já aprendidos. 
Reler os manuais do barco e dos equipamentos de navegação é reciclar o conhecimento sobre o barco, retirar utensílios e roupas de dentro dos móveis, acessórios do fly e guardá-los também é uma boa dica para preservá-los, rever a cartas náuticas e relembrar as navegações anteriores para não cometer os mesmos erros já ocorridos é apostar no certo. 

Organizando as minhas cartas náuticas, lembrei-me que em 1996 fui buscar uma embarcação de 40 pés no Guarujá e quando cheguei lá, vi que o barco só tinha uma bússola. Ainda bem que a bússola estava compensada, pois ela e um papel manteiga que comprei para copiar a carta náutica da viagem de um barco vizinho foram fundamentais para eu navegar com o barco até Florianópolis.

Pegamos uma tempestade (de sul) daquelas, mas me senti seguro, pois num barco bem construído e também “plotando” nossa posição (a cada 30 minutos) naquele papel manteiga, chegamos 24 horas depois ao meu destino com uma navegação muito segura.

Existem várias alternativas para navegarmos sem recursos da tecnologia. Basta você estar preparado e sempre buscar por informações sobre navegação em livros, manuais, cartas náuticas de papel e dicas com navegadores mais antigos.

Caso você não queira levar os livros e manuais de bordo para casa, deixe-os a mostra no salão do barco, bem na entrada, pois é uma época do ano em que o barco menos sai para o mar, e se ficar guardado você acaba não lendo. 

Alguns livros de bordo que falo, que ficam esquecidos dentro dos armários das embarcações seminovas e que, não sei porque, não fazem mais parte do material de salvatagem das novas embarcações: almanaque náutico, roteiros, tabua de maré, aviso aos navegantes, RIPEAM, RTM, cartas náuticas, quadros de avisos, quadros de sinais, lista de faróis, auxilio radio, código morse, aviso aos navegantes, etc.

Dicas para o inverno:

- Aproveite para selecionar seus amigos na marina, e veja se o que diz ser seu melhor amigo é mesmo útil se ele é útil para o seu dia a dia;

- Não fique falando mal do seu salário ou do patrão para outras pessoas, busque o reconhecimento com seu trabalho;

- Não fique em “rodinhas” na marina, isto acaba em pouco tempo com a imagem de qualquer marinheiro;

- Aproveite o período que o barco menos sai e se confine dentro da embarcação, pois há muito que fazer principalmente os detalhes do barco.

- Não pare estudar e buscar informações, principalmente ser for assunto relacionado a marca do barco que você trabalha e sobre navegação;

-  Faça cursos de informática, cursos de inglês, exercite sua natação, se tiver algum vicio tipo bebida e cigarro, aproveite para largar;

-  não se deixe levar pelas besteirinhas,bolachas, coxinhas, lanches gordurosos, refrigerante, etc.. inverno é uma época que não se exercita muito devido ao frio e não podemos passar do peso, 

- no barco é sempre bom estarmos em boa forma fisica, saúde em dia, boa aparência e agilidade;

- e aproveite e comunique o proprietário do barco que esta na hora de fazer a manutenção preventiva do barco.

Um abraço e boas navegações

Ney Broker
E-mail e Msn: neybroker@hotmail.com


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: