segunda-feira, 27 de agosto de 2012

* VAI NAVEGAR PARA O SUL DO BRASIL?


Alguns marinheiros ainda temem arriscar-se a navegar para o Sul do País por ali encontrarem mar e clima incertos, mas não o pior como falam. 

Lembro que no litoral norte  de São Paulo e no litoral Sul do Rio de Janeiro também temos a temida “lestada”.

Aqui no Sul, o que realmente incomoda é o vento sudoeste e as mudanças repentinas do clima. Por isso alem de consultar a previsão do tempo e para que você não seja pego de surpresa por tempestades e frentes frias aqui segue algumas dicas:
- se estiver navegando do norte para o Sul olhe para o Leste (horizonte) mais ou menos na linha de profundidade dos 25 a 50 metros, vendo pesqueiros em dupla ou sozinho navegado rumo ao sul ou pescando siga a viagem;

- se não avistar pesqueiros ou outros barcos de pesca e notar concentração de barcos fundeados nas ilhas da Queimada Grande, Bom Abrigo, Paz ou Arvoredo, o melhor é encostar-se a essas embarcações e pegar informações sobre o tempo;

“Diferente dos barcos de passeio, os barcos de pesca estão sempre em contato entre eles via radio VHF e SSB e as informações sobre o tempo é atualizada a cada contato”.

Isso não é uma regra de navegação e sim um “macete” que costumo observar para me auxiliar nas navegações que faço no litoral desses Estados.  E olha que não são poucas travessias. 
Muitos colegas e amigos antes de partir navegando rumo ao Sul me ligam para questionar-me sobre o mar e os ventos.

Para você ter uma ideia moro há mais de 20 anos de frente para o mar no sul da Ilha de Florianópolis e certo dia (1993) notei que alguns pesqueiros se abrigaram numa ilha de frente a minha casa em uma linda tarde, em pleno mar de almirante, fiquei observando, foi  quando chegou a noite, as 1:30 da madrugada,  que ventos de 80 quilômetros de ventos e ondas de 3 a 4 metros de altura passaram aqui pelo local.

Foi a partir dai que comecei a notar mais os pesqueiros em minhas rotas de navegação. E este “macete” funciona mesmo.

Um abraço e Boas navegações

Ney Broker
E-mail e Msn: neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

2 comentários:

Celso Ogro Redes disse...

Massa a dica, nobre amigo.

Unknown disse...

muito interessante,e também útil, esse macete, amigão., forte abraço.GNG, Naútica (mestregonzaga@bol.com.br)