domingo, 22 de novembro de 2009

* CHECK - LIST PERIÓDICO EM UMA EMBARCAÇÃO A MOTOR DE ESPORTE E RECREIO

CHECK - LIST PERIÓDICO EM UMA EMBARCAÇÃO A MOTOR DE ESPORTE E RECREIO.
Por: Marinheiro Silvio dos Santos

Motores / geradores

VERIFICAÇÃO DE ROTINA

* Níveis de óleo de cárter.
* Níveis de água dos radiadores.
* Drenagem dos filtros Racor.
* Nível de óleo dos reversores.
* Nível óleo rabeta motor de popa.
* Tensão de correias ( bba. dágua,alternador,cmdo. válvulas )
* Níveis de óleo hidráulico Timoneria/flaps.
* Wardrobe de leme.

Check - list Elétrico

VERIFICAR ANTES DE SAIR PARA O MAR

* Luzes de navegação , estrobos , faróis ET , painéis ( salão,flybridge ).
* Luzes dos camarotes,toiletes,corredores,salão,cozinha,praça de popa.
* Iluminação de cortesia das escadas e da passarela de embarque.
* Iluminação de fundo e do spóiler de popa.
* Luzes de sala de máquinas
* Start-Diagnose painéis 
* Automáticos bba. de porão ( led's de aviso de painel ).
* Alarmes de alagamento.
* Sniffer-test ( saturação de gazes sala-máquinas).
* Exaustores.
* Pressostato da bba. de água doce.
* Carregador de baterias,Interface.
* Contatora/Timer bba.água salgada , compressor ar condicionado
* Rádio VHF,HT,GPS,Radar,Tridata/Repetidora,Buzina,Bow thuster,Stern thuster.
* Tomada/Chicote cabo de terra.
* Pressostato dessalinizadores.
* Guinchos de âncora e catracas de popa.
* Monitoramento do sistema de tratamento/descarga de águas negras.

Sobressalentes Motores/Geradores/jet-ski/bote

PEÇAS DE RESERVA QUE DEVEMOS TER A BORDO

* Rotores ( 2 ) - motores/geradores/motor de popa
* Correias ( 2 ) - motores/geradores
* Filtros de óleo Diesel de 2o. estágio ( 4 ).
* Elementos de filtro Racor ( 4 ) motores/gerador/bba. centrífuga
* Filtros de Turbina ( 2 ).
* Filtros p/ bba. centrífuga ( 2 ).
* Membranas de reserva p/ dessalinizadores.
* Válvula de 2o. estágio p/ compressor de mergulho.
* 20 Lts. de óleo 2 Tempos TCW-3.
* 20 Lts. de óleo lubrificante de motor.
* 20 Lts. de óleo lubrificante de reversor.
* 10 Lts. de Etileno-glicol.
* 10 Lts. de Água Desmineralizada.
* 01 tomada de alimentação completa c/ engate-rápido do motor de popa.

Ferramental

PRINCIPAIS FERRAMENTAS QUE DEVEMOS TER A BORDO

* Jg. de chaves de boca (Fixa/Combinadas).
* Jg. de Chaves de Fenda/Philips.
* Alicate universal , de bico , de encanador , de pressão.
* Chave inglesa / grifo / vela / corrente para filtro
* Arco de serra , serra de pulso,lâminas reserva.
* Jg. chaves Torx , Allen. 
* Conectores Sindaw , abraçadeiras Hellerman , fitas auto-fusão.
* Disjuntores de reserva , fita Isolante / Teflon / Silver tape.
* Araldite , Durepóxi , Veda-escape.
* Fusíveis plásticos , NH , de louça , lampadas dicróicas

Check-list de Segurança

* Combustível Diesel/Gasolina óleo 2T.
* Previsão de tempo.
* Material de salvatagem , bote de apoio.
* Primeiros Socorros/Lanternas-pilhas.
* Água potável.
* Mantimentos.
* Saída rádio , plano de viagem.

Embarcação parada - Encerramento de rotina

* Vigias,gaiútas,porta do passadiço,cabine da tripulação - Lacradas 
* Painel principal elétrico 12/24 - Desligado
* Dessalinizadores - Desativados , registros fechados
* Filtros de água salgada dos motores - Vedados
* Interface - Desligada
* Chaves gerais de baterias - Desligadas 
* Luzes de camarotes e sala-de-máquinas - Apagadas 
* Acesso a sala-de-máquinas - Trancado
* Capas e coberturas - Apresilhadas
* Bóias circulares , Bandeira Nacional - Recolhidas / Cobertas
* Defensas - Encapadas e seguras
* Proteção das estacas da vaga - Colocadas
* Paióis ( âncora , cabos ) - Fechados
* Guinchos de proa - Cobertos / Travados
* Cabos de atracação - Acochados
* Cobertura de bote - Amarrada
* Capa de motor de popa e cadeado - Instalado
* Passarela Hidráulica - Recolhida e espaçada 
* Plugagem dos cabos de energia de terra - Desligados
* Esguicho da ponte - Desligado / Recolhido
* Armário de materiais da ponte – Trancado

"Sí no puedes hacer el mejor...
Hace lo mejor que tu puedes."


“A idéia básica deste check list - baseado em observações pessoais e muitas pesquisas é de ajudar a planejar a administração, hierarquia e organização de uma embarcação Amadora de Esporte e Recreio.

Há de se levar em conta o grau de exigência e os custos , cada vez maiores , das embarcações e dos equipamentos instalados à bordo.Somente àqueles realmente comprometidos em trabalhar de forma mais profissional possível , terão acesso às melhores oportunidades”.


Silvio dos Santos
Capitão Amador - Operador Radiotelefonista - Navegação Eletrônica

Duvidas ou Informações
E-mail1: silviocapitaoamador@itelefonica.com.br
E-mail2: silviocapitaoamador@ig.com.br

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: