sexta-feira, 30 de outubro de 2009

* ALERTA AOS MARINHEIROS PARTICULARES DO BRASIL



Os marinheiros particulares podem também ser alvos de vistorias nas embarcações.

Segundo um amigo da Capitania dos Portos, a maioria dos marinheiros particulares estão trabalhando em situação irregular, mesmo sendo reconhecidos pelo Ministério do Trabalho. 

A verdade é que muitos marinheiros continuam tirando a habilitação no “Grupo de Amadores” para trabalhar em embarcação de esporte e recreio como marinheiro profissional, o que é contra lei. 
A habilitação de Armador é destinada a proprietários de barco. O certo é o marinheiro profissional adquirir a habilitação no “Grupo de Marítimos”.

Ainda segundo ele, um marinheiro que adquiri sua habilitação pelo “Grupo de Marítimos” tem inúmeras vantagens, como: direitos trabalhistas (FGTS, aposentadoria, 13° Salário, sindicato, convênios etc...). E o mais importante: o reconhecimento profissional pelo dono da embarcação. Sem contar na utilização das regras da NORMAN 03 e NORMAN 13.

Alguns marinheiros devem estar se perguntado, o que fazer agora?


Será muito difícil mudar a habilitação de milhares de marinheiros amadores por todo o Brasil. E é difícil de entender, pois alguns marinheiros estudaram anos para chegar à categoria de Capitão Amador, e agora não terão tempo de permanecer por anos em sala de aula, estudar e subir vários níveis até chegar a uma habilitação igual às vantagens que a de “Capitão Amador” lhe oferece para navegar.

Outra dificuldade que os marinheiros particulares irão encontrar é com os donos de barco. Será que os Proprietários de barco iram concordar e fazer hall de embarque?

Lembro que os marinheiros não estão totalmente errados, pois para navegar com uma embarcação de esporte e recreio é necessário ter a habilitação de amador e é o que muitos donos de barco exigem, assim o marinheiro é registrado como doméstico ou motorista e com  isso ele não paga vários os direitos trabalhistas. 

Penso que as autoridades aceitem as carteiras de Amadores (Arrais, mestre ou capitão) como base para os antigos marinheiros “cambar” para uma categoria no “Grupo de Marítimos”, mas sei que isso não irá acontecer.

Por isso, deixo aqui meu alerta aos novos marinheiros particulares que querem entrar na função de marinheiro. Comece certo. Informe-se na Capitania dos Portos mais próxima antes de tirar a habilitação de Amador.

Visite também o site da SINTAGRE ou a página no Facebook para saber mais informações sobre a situação atual e a luta dos companheiros.

Um abraço e Boas navegações

Ney Broker
E-mail e Msn: neybroker@hotmail.com

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2 comentários:

blogge do marinheiro conrado disse...

boa noite , gostei do seu comentario, estou passando por essa dificuldade, tenho esperança que mude essas regras para podermos trabalhar tranguilos ...
marinheiro conrado
novo contato:conradt1@hotmail.com
048 91110984.
ney perdi meu outro email e telefoneesse é meu novo contato ok abraço

blogge do marinheiro conrado disse...

boa noite !ney não tenho mas seu email se possivel vc pode me mandar(email)respeitosamente Marinheiro Conrado