terça-feira, 1 de fevereiro de 2005

* RESUMO DO V SIMPÓSIO DE SEGURANÇA DO NAVEGADOR AMADOR

Aqui nesta pagina você terá um resumo e vai ficar por dentro dos Cursos, demonstração e Palestras que os Marinheiros Particulares de Santa Catarina assistiram no V Simpósio de segurança ao navegador amador na Escola Naval da Marinha na Ilha de Villegagnon - Rio de Janeiro. 



Sexta – Feira: Dia 27 de agosto de 2004 – Primeiro dia do V simpósio. 

Mesmo sabendo que iriam perder a abertura do V Simpósio, na sexta-feira dia 27 de agosto de 2004 os Marinheiros Particulares do Iate Clube de Santa Catarina e do Iate Clube de Porto belo estavam dispostos e bem animados na saída dia 27 de agosto de 2004 no pátio do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros Da Ilha. 



Às 18 horas de viagens de Florianópolis –SC ao Rio de Janeiro – RJ não foram suficiente para estragar o bom humor e a vontade dos Marinheiros Particulares de participarem pela primeira vez deste evento. Muito pagode e brincadeiras para distrair nessa viagem. 



Sábado: Dia 28 de agosto de 2004 - Segundo dia do V simpósio: 

Os Marinheiros Particulares Chegaram as 07:30 horas, a tempo para fazer os credenciamentos que começaria as 08:00 horas e assistir um resumo do que seria o evento ouvindo as palavras do Capitão Amador e coordenador do evento Carlos Brancante .



Ainda no Sábado no Segundo dia do V Simpósio (as 09:00 horas) os Marinheiros Particulares puderam ouvir atentamente as palavras do Vice-Almirante – Diretor de Portos e Costas Aurélio Ribeiro da Silva Filho . Que Falou sobre segurança no mar e a falta de responsabilidade nas navegações de esporte e recreio por parte de algumas pessoas irresponsáveis. 



Às 09:15 os Marinheiros Particulares assistiram a uns slides e ouviram a palestra de abertura de um dos Navegadores polemico e mais conhecido do Brasil e que possui diversos títulos e expedições em seu currículo, Ammir Klink. À parte que os Marinheiros Particulares mais comentaram foi quando ele falou que: “proprietários de mega yates e quem pilota Yates são todos uns idiotas”. Mesmo assim foram palavras que não mudaram o bom humor e o respeito que os Marinheiros Particulares teen pelo Navegador. Ammir Klik até foi com maior prazer tirar uma foto com os Marinheiros. 



AS 10:15 os Marinheiros Particulares assistiam a palestra de Meteorologia Pratica sob o comando de Antonio Cláudio Magalhães Vieira, encarregado da divisão de previsões ambientais do centro de hidrografia da Marinha (CHM).Conheceram os apoios disponíveis pela diretoria de hidrografia e navegação (DHN). Aprenderam como interpretar as cartas sipticas , prever a evolução do tempo, como interpretar os fenômenos naturais da Costa Brasileira e fazer sua própria previsão. À parte que chamou a atenção dos Marinheiros foi sobre o Catarina: Ciclone ou Furacão? Pois esse fenômeno ocorreu a menos de 30 milhas de suas casas no sul. 



Fonte da foto: www.engesat.com.br

As 11:15 os Marinheiros Particulares junto com todos que estavam presentes no evento entraram em Stand By . Uma “ paradinha ” para um Coffee-Break . Porque Ninguém é de ferro. Muito debate, novas amizades e troca de informações sobre as primeiras palestras. Os Marinheiros Particulares ficaram impressionados em ver que os horários eram cumpridos e em extrema pontualidade. Não tinha quem não percebesse a presença dos Marinheiros. Ainda mais com suas camisas vermelhas. 



As 11:45 os Marinheiros Particulares voltaram para o auditório onde assistiram slides sobre Prevenção e combate a incêndio com o empresário Octavio Tavares Oliva Filho, especializado na área de agentes extintores e na implantação de sistemas preventivos. Aprenderam que Prevenir incêndio a bordo de embarcação e saber distingui os seus tipos é fundamental para sua segurança pessoal, de seus tripulantes e de sua embarcação. Conheceram as técnicas de combate, os tipos de combate, de agentes extintores disponíveis e suas aplicações na pratica. 



As 12:00 os Marinheiros Particulares saíram todos do auditório para assistir em ar livre a demonstração de combate a incêndio sob o comando da empresa KIDDE DO BRASIL – Familiarizaram-se com os procedimentos e técnica de combate a incêndio e assistiram à demonstração de usos dos diversos tipos de agentes extintores. Inclusive um dos Marinheiros Particulares (Marinheiro Fernando da Marina Blue Fox de Jurerê ) foi convidado para participar dessa demonstração. 



As 12:45 os Marinheiros Particulares tiveram o prazer de participar de um verdadeiro banquete para mais de 800 pessoas que ali estavam participando do simpósio. A organização foi nota 10, pois não houve tumulto e nem quem reclamasse de alguma coisa. Parabéns aos Organizadores! 



As 14:15 - depois de fazer a digestão (da fartura que foi o almoço na Escola Naval) e de andar pela Escola Naval para conhecer-la melhor, os Marinheiros Particulares assistiram à Palestra de Primeiros Socorros e Hipotermia , com o experiente Medico Cardiologista Dr. Wagner Michael Pereira, Médico pela Fundação Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre - RS. Alguns vídeos e slides sobre acidentes e doenças a bordo. Foi fundamental. Os Marinheiros puderam ter noções de como preveni-los e como trata-los com os recursos disponíveis durante uma viagem. E ainda Conheceram um pouco mais sobre a hipotermia . 



As 15:15 chegou à vez da palestra sobre Estabilidade e Flutuabilidade , no comando do Engenheiro e diretor do Centro de Projetos de Navios, Carlos Freire Moreira. Entenderam os princípios que regem a estabilidade de uma embarcação, as características que fazem uma embarcação seja mais ou menos confortável e segura que outra, e as alterações que podem piorar ou melhorar a estabilidade. Enquanto isso alguns Marinheiros de nosso grupo deram uma escapadinha da sala para pegar um autógrafo do Navegador Ammir Klink que ainda estava pela Escola Naval. 



As 16:00 Mas uma “ Paradinha ” para um coffee-break e trocas de informações com outros navegadores. 



As 16:30 A Navegação Ciência e Arte com o experiente Capitão Amador Carlos Brancante que possui mais de 100 mil milhas navegadas. Os Marinheiros Particulares Conheceram as técnicas e diversas dicas para uma navegação segura aplicada à atividade de esporte e recreio. Aprenderam como utilizar corretamente os recursos fornecidos pela moderna tecnologia, bem como suas limitações e precauções. Ah! Enquanto isso nosso ônibus estava lá fora bem estacionado e com uma vista para o Pão de Açúcar! 



As 17:30 os Marinheiros Particulares assistiram a palestra do Empresário, diretor presidente da Índios Do Brasil sr. Pedro Rogério C. Miranda sobre Sinalizadores Pirotécnicos. Eles conheceram as técnicas de uso dos pirotécnicos, as diferenciações entre os modelos e suas aplicações na pratica. Quem pensou que as mulheres não se interessam por navegação? Abaixo fotos das Marinheiras!!! 



As 18:00 os Marinheiros Particulares foram para fora do auditório para assistirem a Demonstração de Pirotécnicos pela respeitada empresa INDIOS DO BRASIL. Assistiram à queima dos diversos tipos de equipamentos pirotécnicos e aprenderam como manuseá-los. 



As 19:00 os Marinheiros Particulares embarcaram em um catamarã com capacidade para 400 pessoas com destino ao AERODROMO SÃO PAULO, (navio da Marinha do Brasil) para participarem de um cocktail de confraternização entre as pessoas que participavam do V simpósio. 



A bordo do Aeródromo - São Paulo muita comida e bebida a vontade. Claro que tinha umas “cervejinhas”, mas os Marinheiros Particulares souberam se comportar e respeitar seus limites. Não abusando da bebida, pois sabiam que não estavam ali para fazer festa, e sim para aprender e reciclar seus conhecimentos. 



As 22:00 - todos os Marinheiros Particulares já se encontravam no Hotel para descansar das 18:00 horas de viagem e das quase 12:00 no auditório assistindo e aprendendo com os cursos e palestras. Uiii !!! Aonde o Marinheiro Zeca arrumou essa sunga do Mickey Mouse? 



Domingo: Dia 29 de agosto de 2004 – Terceiro e Ultimo dia do V simpósio.

No domingo: ás 07:00 da manhã do dia 29 de agosto de 2004, os Marinheiros Particulares já estavam de pé e ansiosos para o ultimo dia do V simpósio. Ops ! Quer dizer quase todos, O marinheiro “Ti bila ” pegou um cantinho menos movimentado da sala e deu aquela “cochilada”. 



As 08:30 os Marinheiros Particulares assistiram o Resgate de ferido de Bordo de Embarcação pela Equipe de Resgate da Força Aeronaval e Grêmio de vela da Escola Naval. Conheceram os procedimentos adotados para a retirada de ferido de bordo de embarcação, assistindo a demonstração de salvamento de helicóptero da força aeronaval da marinha do Brasil. 



As 09:15 os Marinheiros Particulares retornaram ao auditório para assistir e conferir as Alterações da NORMAM – O3/DPC todos os ouvidos eram para a ajudante da divisão de segurança da Navegação da DPC e responsável pela NORMAM – 03 CC Ivone Maria de Lima Camilo. Os Marinheiros tomaram conhecimento das alterações da Normam – 03/ dpc e das conquistas que a sua evolução, ano a ano, tem trazido para os amadores e para o mercado náutico em geral. 



As 09:45 Convidados a participar do Debates da NORMAM – O3/DPC pela CC Ivone Maria de Lima Camillo , todos colaboraram com suas sugestões para o aperfeiçoamento da Nomam – 03/ dpc . Os Marinheiros Particulares se destacaram na perguntas insistentes sobre a regulamentação da categoria e pela demora no reconhecimento da categoria por parte das autoridades competentes. Destaque para a sugestão final do Marinheiro Emerson Camiliano (de vermelho na figura abaixo). Que elogiou os organizadores pela recepção e a atenção dada a os Marinheiros Particulares. 



As 10:30 “ Paradinha ” para um Coffee-Break e comentar sobre o debate do NORMAN – 03 e de elogiar o Marinheiro Emerson pela observação e declaração inteligente que citou no auditório 

Mas uma vez o assunto eram os “Marinheiros do Sul”. 

Todos queriam saber: 

Por que em um evento patrocinado pelo Respeitado estaleiro da Spirit Ferretti os Marinheiros Particulares estavam vestidos com camisas e bonés do concorrente estaleiro Intermarine? 

O responsável pelos Marinheiros Particulares e Capitão Amador Marinheiro Ney explicou: 



“Não estamos aqui para ser ousados ou desrespeitar algum estaleiro, trabalhamos e respeitamos todos os estaleiros. Muitos Marinheiros que estão com a camisa e boné da Intermarine trabalham com lanchas da Ferretti, Fighter , Cobra, CabrasMar , Sedna , Phantoon etc. A Intermarine foi um de nossos patrocinadores dessa viagem por isso estávamos com a camisa e o bonè da empresa. Eu conversei com o presidente da Spirit Ferretti Sr. Marcio Cristhiansen , ele nos elogiou pela organização e comportamento dos marinheiros nesse simpósio e falou na possibilidade de ser nosso patrocinador no próximo evento”. 

Capitão Amador Ney 



As 11:00 os Marinheiros Particulares assistiram a palestra e Slides sobre a Prevenção de corrosão em embarcações com a Professora, engenheira química e de segurança, mestre em energia nuclear, doutora em ciência com tese em biocorrosão , Soelly Magalhães do Vale. Aprenderam que a Corrosão é um fenômeno que leva a perdas, muitas vezes, irreversíveis nas embarcações. Conheceram as medidas de prevenção a corrosão, aplicada no dia-a-dia por meio de praticas adequadas, que reduzem consideravelmente as perdas e os custos, com ganhos em segurança, satisfação e proteção ao meio ambiente. 

Saiba tudo que rolou nessa palestra no site http://www.peritus.eng.br/ 



As 11:45 os Marinheiros Particulares assistiram a palestra sobre as Cartas Náuticas com o Encarregado da divisão de cartografia da Marinha, CF César Cajueiro Pimenta. Conheceram um pouco da historia, características e evolução da cartografia: dos mapas e medos as atuais cartas eletrônicas. 

Veja Abaixo que belo navio o Marinheiro Ely de Porto Belo fotografou. “Já da pra fotógrafo”. 



As 12:45 ( Na pausa para o Almoço) os Marinheiros Particulares foram surpreendidos pelos organizadores do evento que deram a honra ao Capitão Amador, Marinheiro Ney de representar os Marinheiros Particulares e de entregar o MIMO de homenagem ao Vice-Almirante Fernando Eduardo Wimer . 



O Marinheiro Ney entrou no refeitório representando os Marinheiros Particulares ao som de música de Gaita de Fole tocada por músicos com trajes Escoceses. Ele entregou o MIMO do V simpósio de segurança a navegação amadora ao vice - almirante Fernando Eduardo Wiemer . http://www.segurancaedefesa.com/Temperex02.html 

E o casal representando o Projeto Lars Grael ( www.larsgrael.com.br ) entregaram o MIMO ao vice almirante Aurélio Ribeiro da Silva Filho - Diretor de Portos e Costas. 



Teve Marinheiro que não se conteve e chorou...Chorou? Isso mesmo! Chorou de verdade, tamanha foi a emoção de poder participar de um Simpósio e ter a honra de participar do evento e ver um representante da categoria entregar o MIMO a uma autoridade da Marinha. O Capitão Amador e Organizador do evento Carlos Brancante elogiou a organização e a vontade que os Marinheiros do Sul tiveram de enfrentar 18 horas de ônibus para participar do evento.



As 14:30 os Marinheiros Particulares assistiram a demonstração de equipamentos de segurança sob o comando do chefe do Departamento de Material da Diretoria de Portos e Costas, CF Sergio Santos Dias Carneiro. Aprenderam a correta utilização dos equipamentos de segurança e salvatagem , e constataram que pode ser decisivo em caso de necessidade, alem da manutenção, manuseio e escolha adequada a cada tipo de embarcação. Para que não corram riscos desnecessários. 



E os Motoristas da empresas Santo Anjo, Lima e Da Rosa, já estavam com o ônibus pronto aguardando os Marinheiros Para voltarem a Florianópolis – SC. Alias dois profissionais de alto nível...Parabéns a empresa Santo Anjo por possuir dois funcionários tão bacanas! 



As 15:15 a palestra sobre Esgoto no Mar sob o comando do Engenheiro Mecânico e de segurança sr.Hans Georg Kraus . Aprenderam que prevenir ainda é melhor, e mais barato, do que remediar. Souberam mais sobre esgoto e meio ambiente e as principais conseqüências sobre o impacto ambiental. Conheceram as principais técnicas de tratamento existentes. 



AS 16:15 – Finalmente à parte mais esperada pelos Marinheiros Particulares, Principalmente para o Marinheiro Alirio que foi um dos Primeiros Marinheiros da família Schurmann em Florianópolis – SC. O Casal Schurmann falaram sobre suas experiências e o que aprenderam sobre segurança na navegação. Casal humilde e ainda falaram sobre o conceito da palavra AVENTURA durante anos de navegação em voltas ao redor do mundo abordo de um veleiro. Conhecendo vários tipos de civilização e culturas. No final da palestra todos assistiram a um filme com cenas inéditas gravadas pela família Schurmann . 


Não perca nosso próximo evento cadastre-se no site www.neybroker.com.br para receber boletins e avisos.

Ney Broker
e-mail e msn neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: