quarta-feira, 19 de setembro de 2012

* A IMPORTÂNCIA DO SEGMENTO NÁUTICO

Foto: Schaefer Yachts
A importância do segmento náutico como alavanca do crescimento econômico e do desenvolvimento social, distribuindo renda, gerando empregos, expandindo o turismo e proporcionando melhoria da qualidade de vida, é incontestável.

Uma embarcação de esporte, recreio e turismo se traduz na grande capacidade de gerar mão-de-obra, desde o projeto do barco, passando por sua construção, utilização e manutenção; e no movimento que produz em toda a cadeia náutica, criando sete postos de trabalho para cada barco produzido.

Atualmente, o setor náutico brasileiro é responsável por milhares empregos diretos e indiretos, na sua maioria em empresas de médio e pequeno porte, pulverizadas por todo o país. Ao mesmo tempo em que o Brasil representa um dos maiores potenciais náuticos do mundo, reúne condições ideais para a prática do lazer e do esporte aquático: 8.500 km de costa navegável, ao longo de 17 estados, e um número imenso de rios, lagos, represas e hidrovias que somam 21 mil 115 quilômetros de águas navegáveis. Somos o segundo maior conjunto de águas interiores do planeta. O clima tropical, com a temperatura média anual em torno de 24°, também é altamente favorável.

Foto: Ferretti Group Brasil
Quando falamos em náutica, não podemos esquecer o turismo, que é hoje um dos três maiores segmentos de negócios do mundo (os outros dois são armas e petróleo). O crescimento do setor turístico tem relação direta com o fortalecimento e expansão da indústria de barcos, e também com a necessidade de criação de pontos turísticos de vocação náutica, de qualificar e re-qualificar a mão-de-obra, de profissionalizar as atividades de turismo aquático, de fomentar os esportes náuticos e de preservar as águas, com o seu uso sustentado.

"O barco é uma fonte inesgotável de lazer e saúde, um grande aliado na busca da melhoria da qualidade de vida" 

Por todos esses motivos, temos feito muitos esforços no sentido de mostrar a importância do setor náutico para a economia brasileira, de contribuir para o crescimento da cultura náutica no país e de fazer com que a sociedade, os nossos interlocutores e as instituições saibam a razão de apostarmos na indústria de embarcações de recreio, esporte e turismo como grande aliada no desenvolvimento do Brasil.

Fonte: Acobar

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: