quarta-feira, 19 de setembro de 2012

* CINCO DICAS PARA NOVOS BROKER´S (CORRETORES NÁUTICOS)


Você é broker e acaba de entrar para o mercado náutico? Nada melhor do que receber algumas dicas de quem já tem experiência na área e conhece muito bem os mares que nos rodeiam.

Confira cinco dicas infalíveis para se tornar um broker reconhecido e prestigiado:



- Para calcular e avaliar o preço final de venda do barco do seu cliente não use somente a Internet como fonte. Faça um laudo técnico é procure opinião de no mínimo outros cinco corretores mais experientes.  Solicite também ao dono do barco o valor da "Pedida" que ele tem em mente e não esqueça de incluir e documentar o valor da sua comissão;

- Você deve ter muito cuidado na hora de agendar e mostrar o barco do seu cliente aos possíveis compradores. Combine com o dono do barco, avise o marinheiro e vá para a marina com cópia da autorização da entrada sua e do seu cliente. Nunca marque visita em cima da hora, pois qualquer aborrecimento do cliente como barco sujo ou portaria não liberada pode fazer com que você perca a venda;

- Conhecer o comprador pessoalmente é essencial para a realização do negócio. Não tente vender pela Internet ou por telefone, nem mande outra pessoa mostrar o barco para você, a não ser que essa pessoa for seu parceiro comercial de confiança e esteja acompanhando a negociação. Marinheiros ajudam a vender o barco, mais o melhor é você estar sempre presente e a frente das informações da embarcação;

- Nunca agende teste de mar sem antes saber a forma de pagamento, ou seja, se a proposta será a vista, parcelada ou irá entrar barco de menor valor, imóvel, veículo, aeronave ou outro produto como parte de pagamento. Parece antiético, mais sempre há um jeito de você saber do seu cliente a forma de pagamento e consultar o dono do barco antes de prosseguir com o negócio, assim você evita desgaste desnecessário;

- Não é seguro tentar vender o barco 100% pela Internet. Use-a somente para divulgar o barco e comunique a seu cliente a data em que foram feitas as imagens. O que mais a gente encontra na rede são barcos anunciados com imagens de mais de dois anos. Sempre trabalhe para levar seu cliente no barco antes de negociar o preço. Lembre-se que a venda final do barco depende do cliente ver, checar, navegar, sentir o cheiro interno e do preço do barco. Quanto mais você se relacionar com seu cliente, mais tentador para ele será a concretização do negócio.

Um Abraço e Bons Negócios

Ney Broker
E-mail e Msn: neybroker@hotmail.com

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