Na época em que eu trabalhava somente como Marinheiro Particular fiz algumas besteiras, mas aprendi também muitas coisas boas na área.
Gostaria neste artigo, compartilhar com vocês algumas dessas experiências. São: dicas sobre navegação, prevenção e cuidados que você deve ter com seu barco, com os equipamentos e acessórios de bordo.
Optei por mesclar este artigo ao Maximo, pois quero passar essas dicas sem “enrolação” e sem palavras técnicas.
Optei por mesclar este artigo ao Maximo, pois quero passar essas dicas sem “enrolação” e sem palavras técnicas.
Espero que aproveitem...
Manutenção - Importante saber que a pessoa responsável pela embarcação deve fazer testes, inspeções e acompanhar freqüentemente o funcionamento dos equipamentos e acessórios do barco para que não seja pego de surpresa durante o passeio.
Alem do mais, prevenir problemas no barco ainda é a forma mais barata que existe.
Alem do mais, prevenir problemas no barco ainda é a forma mais barata que existe.
Profissionais autorizados - Só permita que profissionais autorizados (ou bem vistos no mercado náutico) realizem consertos e manutenção no seu barco. E em caso de peças condenadas, peça ao profissional a peça com defeito e de um fim nela você mesmo, para que a mesma não possa ser consertada e volte a circular no mercado. Porque futuramente ela pode até ser instalada no barco de um amigo seu.
Capa de proteção total - Cuidado com as capas, fechamentos, capotas e capa de proteção total da embarcação. Elas são usadas para proteger seu barco do sol, da poeira, maresia e da chuva, porem permanecer cobrindo o barco por muito tempo, pode manchar a pintura, o gel do barco e até mesmo mofar o barco por dentro. O ideal é remover as capas a cada 15 dias e em caso de manchas um polimento resolve. Dica: Use um aparelho de desumificador no interior da embarcação enquanto ela estiver coberta com a capa.
Situação de emergência - Você que é responsável pela embarcação deve instruir e deixar a par todos a bordo, de modo que estejam preparados para uma situação de emergência. Como por exemplo, informe onde estão os coletes salva vidas, os extintores e a caixa de primeiros socorros, bem como onde estão localizadas as chaves gerais do barco e o perigo que as hélices podem oferecer caso alguém pule na água com o motor em funcionamento.
Margem de segurança - Fim de ano e época de longas travessias com seu barco, por isso quando for calcular o consumo e o tempo de duração da navegação, considere uma boa margem de segurança, para eventuais mudanças de clima e condições desfavoráveis de mar e corrente marítima. O correto é calcular uma sobra na chegada com 20% de combustível no tanque. E abuse no estoque de comidas (não perecível) e água potável.
Responsável pelo registro - Você sabia que o proprietário do barco é responsável pelo registro da embarcação junto à capitania? E seu dever manter esses documentos em dia e o registro deve permanecer a bordo junto com a habilitação compatível com a área que vai navegar. Mesmo com esses documentos abordo, o proprietário também deve manter na validade, coletes salva vidas, material de Salvatagem, caixa de primeiros socorros e a embarcação em boas condições de uso.
Segurança das pessoas - O proprietário do barco ainda é responsável pela segurança das pessoas abordo bem como deve prestar socorro a qualquer pessoa ou embarcação que solicite desde que não ponha em risco a sua vida, das pessoas a bordo e a segurança da embarcação. Nesse caso também deve-se comunicar o acidente imediatamente as autoridades marítimas.
Aferir a Bussola - Outro item importante a bordo e que muitos navegadores não dão importância é a compensação da bússola. Vale ressaltar que quando o GPS parar de funcionar é ela que irá nos levar ou trazer de volta. Lembro que o Geraldo também afere essas bussolas, e diz que mesmo que o barco venha do estaleiro com uma bussola nova, deve-se aferir assim que o barco for para a água e a cada reforma ou instalação de novos objetos metálicos ou equipamentos próximo a ela. Pois os campos magnéticos gerado por esses equipamentos afetam diretamente a sua precisão.
Voltagem das Manetes - Antes de ligar o motor é bom saber que: Se as manetes forem eletrônicas confira a voltagem das baterias, para não correr o risco do reversor e do motor não responder corretamente aos comandos solicitados. E caso ligue o motor e a manete fique “louca” mandando outros comandos para o motor, tenha certeza que é bateria fraca, por isso corra no quadro de chaves geral e ligue a chave de “CHUPETA” ou desligue os motores.
Comandos e Manetes - Já se as manetes do seu barco forem mecânica ou hidráulicas, confira se as mesmas estão na posição de ponto morto, não esqueça de conferir no flybridge caso o barco seja de duplo comando. Também caso acione o motor por mais que 10 segundos e ele não pegue na primeira, aguarde alguns minutos antes da próxima tentativa, para dar tempo do motor de arranque esfriar.
Vai navegar ? - Cuidado para não agredir o meio ambiente. Ao Abastecer seu barco, cobre do frentista que não precisa abastecer até vazar pelos respiros do tanque de combustível. Também verifique as mangueiras, conexões do motor e do gerador para ter a certeza que não tem vazamento.
Hora de usar o Vaso Sanitario - Ainda sobre os cuidados com o meio ambiente, guarde todo o lixo produzido abordo e traga-o para terra. Não jogue nada no mar, nem resto de comida, que mesmo não afetando o meio ambiente, pode incomodar os banhistas. Caso seu barco não tenha caixa de águas negras, não use o banheiro em locais onde há muitas embarcações fundeadas ou banhistas. Não jogue papel higiênico ou outros objetos no vaso. Sera prejuízo na certa!
Revisão dos motores - Previna-se e mantenha sempre revisado o motor e gerador de sua embarcação para não pagar “mico” na frente dos seus amigos. E em caso de vazamento de óleo no porão desligue as bombas e os automáticos de porão até chegar à sua marina e fazer os procedimentos corretos para recolher esse óleo. Nunca largue em alto mar.
Levantando a Ancora - Ligue os motores somente no momento em que tiver certeza que da para partir. Ou seja, somente depois de guardar e recolher todos os “trecos” que possam cair ou se soltar com a embarcação em movimento. Em lanchas mais antigas, não ligue os motores e fique acelerando por muito tempo com a embarcação parada muitos amigos ao seu redor não vão gostar da fumaça emitida.
Foto: Capitão Alexandre Israel |
Saindo da posição de fundeio - Também ao sair da posição fundeada, saia devagar (somente engrenado) até ter a certeza que não vai causar acidentes aos banhistas ou marolas para as outras embarcações.
Em 2013 estarei publicando outras dicas sobre navegação amadora e quem sabe você possa tirar proveito de algumas delas.
um abraço e boas navegações
Ney
Capitão Amador
E-mail: neybroker@hotmail.com
Skype: neybroker
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