segunda-feira, 8 de abril de 2013

* CURTINHAS DO NEY PARA VOCÊ MARINHEIRO PARTICULAR

Galera, hoje postei algumas dicas (CURTINHAS)  espero que curtam algumas delas.

- Mantenha o barco afastado do cais pelo menos com dois metros de distância. Deixe uma sobra de cabo para caso a maré baixe um suba.

- Navegar pelo GPS é uma maravilha, porém nunca coloque no piloto automático e abandone o comando do barco. Marinheiro responsável até nas grandes travessias nunca abandona o comando do barco, até mesmo na hora da refeição.

- Ao amadrinhar o barco que você trabalha, jamais o deixe no meio de outros barcos caso você for usar a churrasqueira. Atraque em uma das pontas.

- Atracando do lado de outra embarcação cuide para que as defensas fiquem bem instaladas e caso tenha cuide para não colocá-las na direção das janelas panorâmicas laterais.

- Caso atraque em flutuantes, use também os cabos no cunho de meia nau para que a popa ou a proa do barco “não abra” com a força da maré ou vento.

- Isto que eu chamo de uma atracação mal organizada. Defensas sujas e desalinhadas, cabos com espessura diferentes, amarras nos guarda mancebos e defensas sem capas de proteção.

- Amarre bem o bote de apoio. Porém não se esqueça de usar um tipo de amarração que possa ser solto rapidamente na hora de uma emergência. O ideal é usar engates rápidos. 

- E navegar com o bote na proa pode ser uma boa opção para ganhar espaço na popa, porem se o barco não tiver um guincho na proa, esse trabalho pode virar um pesadelo cada vez que tiver que subir ou descer o bote.

- Assim que colocar o barco na água, antes de ligar os motores abra a tampa da casa de maquina para que os gases possam sair. Faça isso mesmo que seu motor seja a diesel.

-Habitue-se a chegar cedo à marina e "bater" água do barco. O sereno além de encardir o barco e o maior vilão das ferragens, estofamentos e da vida útil do gel.

- Navegando longe da costa, não se esqueça de cumprimentar os pescadores. Além de sinal de respeito, eles são os únicos que encontramos nessas travessias.

- Cachorro a bordo é sempre um problema, mas temos que cuidar como fosse um tripulante. O ideal é usar uma coleira e mantê-lo preso na popa ou no salão, quando o barco estiver navegando.

- Para lavar as partes mais altas ou aquela área que você não alcança (como o costado), a dica é usar um prolongador de cabos de vassoura.

- Cuidado com a bistequeira de bordo. Quando não estiver usando, deixe-a sempre desligada no disjuntor para não correr o risco de uma criança ligar e causar um acidente.


- O café da manhã deve ser sem duvida a melhor refeição do dia para o Marinheiro. Aproveite para comer bem porque você não sabe o horário que será o seu almoço ou a sua próxima refeição.

- Fique sempre atento para as mudanças de tempo para que em caso de mudanças do clima, dar tempo de apagar e esfriar a churrasqueira para poder guardá-la.

- Capas de proteção para o barco viraram moda. Em Porto Bello-SC até os barcos de 76 pés ja usam capas de cobertura total. Isso graças à idéia de um marinheiro que desenhou uma capa que se divide em varias partes. No pátio das marinas o que se vê é um “mar” de capas de proteção total. Os marinheiros exigem esse acessório de seus patrões e todos saem ganhando.

- As cintas dos trawellifts das marinas riscam o costado do barco. Principalmente os costados personalizados. Mande fazer uma capa de proteção para essas cintas e deixe a bordo mesmo em viagens.

- Colete salva vidas é feito para usar. Lembre que mesmo guardado ele tem validade. Deixe sempre amostra e vista em quem não sabe nadar.

- Antes de sair do píer rumo ao mar, comunique a marina ou clube o horário de saída e previsão de chegada do barco, também números de pessoas abordo e o destino.

- Um barco limpo, polido e cristalizado é a vitrine para qualquer marinheiro. Não basta apenas ter carteira de Capitão, o marinheiro tem que ser caprichoso.

- Antes de navegar para outros estados se informe de instalação de novas poitas e de cativeiros para a criação de mariscos e ostras. Principalmente se for NAVEGAR para Santa Catarina.

- Os cunhos de meia nau não estão ali para enfeites ou para ser usados em píer curtos. Na vaga use cabos como lançante de proa e outro de popa, isso evita do barco correr para frente ou para trás.

- Não deixe defensas sobrando na proa do barco quando os barcos estiverem amadrinhados. Defensas nunca são demais como proteção.

- Tenha sempre abordo filtros racor´s de reserva, não espere o período de revisão para substituí-los. Se abastecer em posto com combustível duvidoso, troque os racor´s quando o tanque estiver próximo de esvaziar.

- Os barcos estão cada vez maiores e mais altos. Use o cinto de segurança sempre que for lavar ou fazer manutenção nas parte mais perigosas do barco, como o flybridgh , a proa e costado.

- Muitas marinas obrigam o uso de equipamentos de segurança ( EPI). Deixe um kit desses no seu barco (para você e sua tripulação) e use sempre que for necessário.

- Todo esse estrago foi causado por uma simples abraçadeira. Mantenha a manutenção do barco que você trabalha em dia. Vistorie todos os dias a casa de maquinas quando seu barco estiver na água.

- Quando o barco esta em manutenção use uniforme azul ou cinza, quando o barco estiver navegando use roupas brancas, agora se for ao escritório do chefe vá bem vestido.

- Uma boa espátula e uma faca bem afiada devem estar sempre em posição estratégicas no barco para o caso de alguma emergência como: Cracas nos ralos ou cabos nos hélices.

- Colocar os colchões na proa para secar tudo bem, mas pendurado no guardamancebo acaba rasgando e estragando os estofados.

- Falar ao telefone enquanto o barco esta se aproximando para o fundeio ou manobrando para atracação é uma das coisas que não pode acontecer.

- Não sei qual foi o engenheiro que deu a idéia de colocar farol na targa. Chame um eletrecista e mude de lugar coloque na proa ou virado para a popa.

- Cuide dos botes e motores de popa do seu barco. A noite eles são mais fáceis de serem roubados. Se estiver viajando em outros estados use cadeados e travas.

- Capas como fechamento de popa e de fly são as melhores opções para ajudar a cuidar melhor da Teka e estofamentos do seu barco.

- O fogão elétrico deve ter uma atenção especial, alem de causar queimaduras graves pode incendiar o barco. Deixe sempre desligado o disjuntor quando não estiver em uso.

- Fogareiro portátil + liquinho á gás tambem são um perigo se não forem usado corretamente a bordo. Minha dica é para que você opte sempre por fogão elétrico. 

- Antes de sair para navegar verifique se as vigias, gaiutas, armários e gavetas estão fechados e bem travados, e também se alguma “coisa” solta pode cair durante a navegação.

- Marinheiro, Nunca fique ou deixe alguém abordo do barco quando ele estiver sendo erguido pelo guincho para ser colocado no pátio ou na água. 

- A parte que eu mais gosto são, navegação, eletrônica e internet. Claro que não abandonei os métodos de navegação tradicional, mas é o Maximo navegar informatizado.

- Essas brincadeiras de pular ondas com Jet ski são para profissionais, não deixe se chefe ou seus convidados brincar na esteira do barco. Essa brincadeira pode não acabar bem.

- Às vezes temos que nos pendurar nos costados do barco para dar aquela caprichada. Não se esqueça dos equipamentos de segurança ( EPI).

- Levar o barco para um lugar calmo e com águas limpas para chegar o fundo da embarcação é uma boa alternativa para não precisar gastar com encalhe EXTRA na marina.

- Hora da Limpeza! Talvez as áreas mais escondidas do barco sejam as que mais podem chamar a atenção do seu chefe. Não pague esse mico. 

- Não lave os estofamentos com jatos de água, alem de encharcar ainda mais a espuma, vai demorar para secar. Prefira um pano úmido com produto multi uso neutro. 

- Os cromados são as peças que mais dão vida ao barco e que chamam a atenção de quem olha para o barco. Capriche nos detalhes eles podem fazer a diferença.

- Para as marinheiras que atuam como governantas e ajudantes na hora da atracação, um par de luvas é uma boa saída para quem não quer machucar as mãos.

- Parece besteira, mas na falta dos equipamentos de navegação a luz da bússola pode fazer falta e uma grande diferença em uma navegação noturna. Mantenha funcionado.

- Se seu barco não é moderno e não tem, mande instalar um ponto com uma mangueira com bico (água doce) na praça de maquinas.

- Manobre devagar e acelere somente o que for necessário, você não precisa chamar a atenção de todos na marina com aquelas aceleradas bruscas para frente e para trás na hora da manobra.

- A maioria das bombas de pressurização e esgoto requer reparo. Faça uma listinha, compre e deixe de reserva os reparos e retentores que possa vir a usar abordo.

- Sei que é complicado fazer alguns serviços abordo que não são do marinheiro, Mas o importante e agradar o chefe para que você possa ser reconhecido e valorizado.

- Alguns tipos de manutenção abordo podem ser feitos pelo marinheiro. Não espere por um prestador de serviços para executar serviços que você pode fazer.

- Nos porões e comum acumulação de fios de cabelos e restos de trapos e estopas. Esses resíduos ficam acumulados nas bombas de porão e podem prejudicar o bom funcionamento. Verifique e limpe com freqüência.

- Não adianta as defensas estarem bem presas ao guarda mancebos e com capas de proteção. Você tem que ter uma noção da subida e da descida da maré para que o costado do barco não amanheça todo riscado.

- Se você trabalha com sua mulher a bordo e costuma levá-la nas viagens. Ensine ela um pouco de navegação e se for possível até pilotar. Caso de emergência ela tendo essas habilidades poderá ser muito útil para você.

- Uma das grandes diversões a bordo é a pescaria. Mantenha a bordo uma caixa com equipamentos para pesca, varas e iscas artificiais.

- Acompanhe o mecânico que for fazer a revisão nos motores do barco que você trabalha e faça sempre perguntas quando achar necessário, depois faça um relatório dos serviços executados e entregue para seu chefe.

- Motor limpo e revisado é sinal de segurança. Mantenha os motores revisados, livre de pontos de ferrugem e manchas de óleo. Também de atenção para a casa de maquina limpa e organizada.

- Incentive o seu chefe para fazer um up grade ou trocar os equipamentos de navegação do seu barco. Pois não param de chegar novidades no mercado náutico

- Se for encarar uma navegação noturna, diminua a velocidade e redobre a atenção, se tiver alguém com você peça para ficar com olhos firme na proa do barco, enquanto você confere os equipamentos de navegação.

- Ainda a noite, deixe uma faca próximo na popa para o caso de alguma situação de emergência (onde tenha que abandonar o barco) cortar o cabo que prende o bote de apoio ao barco.

- Se pegar um mar ruim, coloque o colete salva vidas em você e em todos a bordo, não tente bancar o machão, no mar não se brinca e a vida de todos a bordo depende de você. 

- Exemplo: Imagem mostra o respeito que os marinheiros de Porto Bello – SC tem com a marina e com os sócios. Tudo é organizado, até as mangueis são da mesma cor e enroladas por igual.

- Se seu barco esta em manutenção, não atraque do lado de outro barco e evite ficar passando por dentro do barco vizinho sujando e arranhando o barco com peças e produtos.

- Em Angra dos Reis é comum ver Marinheiros e proprietários de barcos navegando ( em velocidade de cruzeiro) entre Ilhas que dão pouca passagem. E eu pergunto: Pra que isso?

- Navegar a noite é para quem sabe, mesmo assim em lugares como Angra dos Reis o melhor é não navegar. Mesmo que você seja um marinheiro local o bom é evitar.

- Navegue sempre de olho na bussola, mesmo tendo ótimos equipamentos de navegação abordo. Também mantenha a compensação da agulha sempre em dia.

- Quando estiver em um passeio e esse passeio acabar em pescaria, oriente os convidados de primeira viagem e principalmente a “mulecadinha” para ter cuidado com os anzóis.

- Nunca buzine se alguém estiver próximo a corneta do equipamento no fly. Verifique sempre antes de apertar o botão e correr o risco de deixar alguém surdo.

- Sempre a caminho da marina, estaciono em um mirante e dou “uma olhadinha” para o mar e para o horizonte para ter a certeza que durante o passeio do meu chefe ele não terá surpresa com a mudança de tempo.

- Se o barco que você trabalha tem rabeta de superfície, redobre a atenção na hora das manobras e paradas para fundeio. Não deixe ninguém pular na água antes de você dar o ok!

- Antes de partir, recolha as defensas, a escada de banho e tudo que possa voar ou cair no mar.

- Registre tudo por onde você passa. Fotografe, filme ou escreva. Estando navegando com o apoio da tecnologia. Compartilhe esses momentos com seus amigos.

- Uma peça que não recebe muita atenção. Verifique periodicamente os registros do seu barco e se algum apresentar problemas como corrosão e ferrugem troque imediatamente.

- Um compressor de ar, uma roupa de mergulho, um pé de pato e mascara deveriam ser itens obrigatório em uma embarcação de esporte e recreio.

- Sempre que lavar o barco, seque em seguida. Assim como a água pode remover a poeira, também pode deixar manchas em forma de gotas no gel e nos vidros do barco.

- Marinheiro não navegue ou permaneça abordo sem camisa. Mesmo que tenha a liberdade do seu chefe. Esse comportamento pode manchar o seu currículo.

- Nem sempre amadrinhar o barco é a melhor opção para unir a galera. O pior é quando todos preferem dançar e pular no seu barco.

- Se seu chefe prefere mandar o barco via terrestre para navegar em outros estados. Confira você mesmo se as amarrações não irão estragar o gel e as ferragens do barco durante o transporte.

- Exemplos de tripulação bem uniformizada. Horas antes do chefe e os convidados chegarem um bom banho e roupas limpas podem impressionar. 

- Há marinheiros que preferem usar uniformes que combinem com as cores do barco. É não é que fica legal mesmo.

- No inverno e em dias de frio, o marinheiro não pode perder o estilo e a etiqueta. Agasalhos padrão e capas de chuva devem estar sempre limpos no armário do marinheiro e pronto para o uso.



Galera, espero que tenham gostado... em breve darei mais dicas.

Um abraço e boas navegações!

Ney
E-mail:neybroker@hotmail.com
Skype: neybroker

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