O Epirb é um equipamento sinalizador de emergência via satélite que opera SARSAT - GMDSS
– Será que funciona no Brasil?
Muitos proprietários quando adquirem uma embarcação fazem a mesma pergunta:
- Vale a pena comprar um EPIRB?
Quando ativado (manual ou automaticamente através do contato com a água*), o Epirb envia um sinal via satélite (406 MHz) e via radio (121,5MHz)** indicando o número MMSI e localização da embarcação (quando é conectado a um GPS ou tem um GPS incorporado).
Se o sinal de GPS não está disponível, os satélites localizam o EPIRB através de triangulação, com uma precisão de 2 milhas marítimas, após 30 minutos de emissão do sinal.
Como funciona o GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System)?
Para o oceano Atlântico existe um centro de Coordenação e Resgate Marítimo, com base nos EUA, que capta e localiza o sinal do EPIRB.
Através do número MMSI, identifica a embarcação na qual o EPIRB está registrado.
Este centro comunica a Marinha do Brasil (SALVAMAR/ CON - Comando de Operações Navais), que organiza e coordena a operação de busca e salvamento.
Atenção: sempre que um EPIRB é acionado é disparada pela Marinha do Brasil uma operação de busca e salvamento. Por isso se você tiver esse equipamento em seu barco não deixe crianças ou curiosos mecher nesse equipamento sem nescessidade. Use só em caso de emergência.
A Revista Náutica publicou em uma de suas revistas um fato ocorrido com um veleiro de um casal de franceses perto de Fernando de Noronha, que ativaram o EPIRB e 2 horas depois foram resgatados (veja notícia abaixo).
Casos como estes mostram que realmente vale a pena ter esse equipamento de salvatagem a bordo.
Fonte: Marine Express
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