quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

* COMO FALAR CORRETAMENTE COM O VHF DO SEU BARCO

O tipo de rádio mais utilizado nas comunicações entre embarcações de esporte e recreio é o VHF, abreviação de Very High Frequency (Freqüência Muito Alta). 


Os rádios utilizados nas embarcações evoluíram muito de uns anos para cá. Os modelos atuais, vêm equipados com DSC - Digital Selective Calling ou Chamada Seletiva Digital, uma tecnologia que dispensa escuta permanente e permite enviar o nome do barco e suas coordenadas em caso de emergência. O DSC faz parte do Global Maritime Distress and Safety System, chamado no Brasil de Sistema Global de Socorro e Segurança Marítima. 

Mas lembre-se o alcance de uma comunicação em VHF depende também da potência do transmissor, da qualidade das antenas, da sensibilidade do receptor e de outros fatores, incluindo a qualidade da instalação (cabos e conectores) e da curvatura da terra.

Mesmo assim com tantas informações sobre VHF na internet, alguns marinheiros e donos de barcos não sabem opera-lo corretamente. 


Darei algumas dicas para você não dar vexame  na frente dos seus amigos.


Esses são alguns do Código "Q" internacional mais usado entre os navegadores.

QAP: Permanecer na freqüência 
QRA: Nome do Operador da Estação 
QRG: Frequência ou faixa que está operando 
QRH: Está havendo variação de freqüência 
QRK: lnteligibilidade do sinal 
QRL: Estou ocupado - favor não interferir 
QRM: Interferência de outra estação 
QRN: Interferência por estáticas 
QRO: Aumentar a potência da estação 
QRP: Diminuir a potência da estação 
QRT: Parar de transmitir 
QRU: Você tem algo para mim? 
QRV: Estou à sua disposição 
QRX: Aguarde um pouco na frequência
QRZ: Quem está chamando? 
QRJ: Dinheiro 
QSL: Tudo entendido 
QSM: Repita o último câmbio 
QSN: Você me escutou? 
QSO: Comunicado o contacto direto ou indireto 
QSP: Servir de ponte entre estação que não conseguem se comunicar 
QSY: Vou mudar de freqüência 
QTC: Mensagem ou notícia importante 
QTH: Local da Estação - endereço do operador 
QTR: Hora certa 

Vamos ver se você já esta pronto para falar no VHF.

Você chama a marina e comunica o nome de sua embarcação:

- "Delta 21" aqui chama embarcação "Stross"

Menssagem recebida,  então a sala de radio da marina esta em contato com você:

- QSM

- E agora o que você faz? desliga o radio e faz de conta que não era com você!

Que nada simplismente responda:

- Embarcação"Stross"


depois soletre...

Sierra;Tango; Romeo; Oscar; Sierra; Sierra

Então a sala radio da marina responde:

-QSL

Facil né?

O que parece um papo de doido, na verdade é o código fonético internacional, criado para evitar confusão nas comunicações via rádio e entre os navegadores.

Cada letra do alfabeto, corresponde a uma palavra, que é reconhecida no mundo todo.

Conheça o código:

A - Alpha 
B - Bravo 
C - Charly 
D - Delta 
E - Echo 
F - Fox(Trot) 
G - Golf 
H - Hotel 
I - India 
J - Juliete 
K - Kilo 
L - Lima 
M - Mike 
N - November 
O - Oscar 
P - Papa 
Q - Quebec 
R - Romeo 
S - Sierra 
T - Tango 
U - Uniforme 
V - Victor 
W - Whisky 
X - Xray 
Y - Yankee 
Z - Zulu

Outra dica: - faça uma "colinha" desse codigo e cole ao lado do VHF (ou em um lugarzinho discreto da embarcação). Com certeza vai ser ultil e quem sabe te livrar de uma situação constrangedora.


Se o nome do barco for difícil de falar, tipo este que citei acima, cole também o nome da sua embarcação, só que escrito na vertical já com cada código do lado. Exemplo:


S = sierra
T = tango
R = romeu
O = oscar
S = sierra
S = sierra


Um abraço e boas navegações

Ney Broker

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...