sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

* CUIDADO COM GOLPES NA VENDA DO SEU BARCO

Vem chegando à temporada e com ela alguns velhos golpes reaparecem no mercado náutico, por isso gostaria de deixar aqui, um alerta para meus amigos corretores e proprietários de barcos.

Nesta época do ano “ meia dúzia” de espertinhos, metidos a empresários e mostrando ser um possível comprador de barco, costumam aparecer nas marinas atrás de barcos para comprar, alguns vem acompanhado de sua família ( isso para mostrar ser uma pessoa do bem) e aplicar alguns golpes de “compra de barco”, golpes esses que infelizmente eu já fui vitima.

Esses “compradores” fazem uma pesquisa no mercado e procuram aquele corretor ou aquele dono de barco que esta desesperado para vender o barco, localizando a vitima ele oferece uma forma de pagamento atrativa, a mais comum é de 3 x sem entrada e no cheque para não deixar suspeita, tempo suficiente para o "golpista" usar e abusar do barco.

"Não estou dizendo que todo comprador que compra barco em 3 x sem entrada seja golpista, pelo contrario, a maioria dos compradores de barcos são pessoas do bem."

Quer saber como funciona, o cara compra o barco no mês de dezembro, 30 dias depois do negocio o primeiro chegue vence, e volta sem fundos, com isso ele alega ser culpa do banco , roubo de talão , etc. Assim ele vai ganhando tempo e enrolando o dono do barco. Com isso ele usa o barco no Natal e nas festas de fim de ano.

Assim durante o decorrer do mês de Janeiro, começam as complicações e ele nem resolve o problema com o primeiro chegue e já susta o segundo e o terceiro chegue, assim ele ganha tempo para curtir o barco no carnaval e depois disso devolve o barco para seu dono alegando ter comprado um barco cheio de problemas. Parece piada, mas isso acontece mesmo.

Ainda sobre os cheques é bom lembrar que esses cheques geralmente são de contas novas, que quando questionado pelo vendedor o golpista alega que foi vitima recente de assalto ou teve que mudar de banco. PAPO FURADO!  E ele ainda diz que tem Ferrari e helicópteros para deixar de garantia, mas não mostram e fica enrolando.  E se mostrar não deve ser dele, porque  hoje em dia é muito fácil alugar um helicóptero ou uma Ferrari e dar aquela voltinha para impressionar, alem do mais quem tem Ferrarri e helicóptero compra a vista.

Amigos, fiquem espertos! Desconfie das propostas e da forma de pagamento. Levante tudo sobre a pessoa que esta comprando o barco. E antes de fechar negocio, faça um bom contrato e de preferência revisado por um advogado. Como estamos falando de barcos seminovos, não esqueça de colocar no contrato que o seu "barco foi vendido no estado em que se encontra visto, testado e aceito pelo comprador". E principalmente peça uma  garantia (imóveis, carros, etc) se o pagamento for em cheques ou depósitos programados.

Um abraço e bons negocios!

Ney Broker
E-mail e Msn: neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: