Leia com atenção antes de navegar pode valer uma vida.
Se você e o proprietário ou esta pilotando uma embarcação, você e o responsável por ela e pelos tripulantes e, mais, por danos causados a terceiros em casos de acidentes.
Por isso você é responsável: pela segurança de seus passageiros; por não colocar em perigo passageiros de outras embarcações; pelo esquiador rebocado; pela segurança de quem estiver nas proximidades pescando, nadando, esquiando e também pelas obstruções existentes; por danos materiais e pessoais causados pela esteira deixada por sua embarcação; para que não lhe ocorra graves incovenientes , conheça as regras de segurança da navegação, abaixo enunciadas, e respeite-as:
Por isso você é responsável: pela segurança de seus passageiros; por não colocar em perigo passageiros de outras embarcações; pelo esquiador rebocado; pela segurança de quem estiver nas proximidades pescando, nadando, esquiando e também pelas obstruções existentes; por danos materiais e pessoais causados pela esteira deixada por sua embarcação; para que não lhe ocorra graves incovenientes , conheça as regras de segurança da navegação, abaixo enunciadas, e respeite-as:
Saiba e cumpra as regras de governo e navegação;
Saiba e cumpra as regras do regulamento do trafego marítimo (rtm);
Saiba e cumpra as regras para evitar abalroamento no mar ripeam e tenha a bordo uma carta 12.000, ela lhe da o significado dos símbolos e abreviaturas existentes nas cartas náuticas brasileiras.
Esteja atento, antes de sair com seu barco para uma viagem verifique:
1- se ha a bordo um colete salva-vidas para cada pessoa e faça com que o vistam em condições adversas.
2- se ha a bordo, sempre em condições de funcionamento, uma lanterna, uma pistola de sinalização ou pirotécnicos, para casos de emergência.
3- se ha a bordo: alimentos e água potável necessários e suficientes, aparelho de pesca completo, facão, fósforos e isqueiros.
4- se ha a bordo dois ferros e cabos suficientes.
5- se ha a bordo um droque (ancora flutuante).
6- se ha a bordo pelo menos uma bóia salva-vidas circular presa a 25 metros de cabo.
7- se o combustível e suficiente para a viagem.
8- se os extintores de incêndio estão carregados e etiquetados com data de validade de carga.
9- se o material de salvatagem corresponde ao numero de passageiros.
10- se as crianças e quem não sabem nadar estão com coletes.
11- se esta com a documentação do barco e a carteira de habilitação.
12- o funcionamento dos instrumentos, do sistema de combustível, do sistema de esgoto, filtros de ar e de óleo, correias de motor, velas, etc.
13- o funcionamento do equipamento de radio e do sistema elétrico (bateria, luzes e fusíveis) e equipamentos por ele alimentados.
14- se dentro da caixa de primeiros socorros, não falta água oxigenada, merthiolate, pasta contra queimaduras, pílulas contra enjôo, esparadrapo, gaze, comprimidos analgésicos, etc. quanto maior for a viagem, maiores deverão ser seus recursos.
15- se a bordo tem cones de madeira, trapos e um martelo para serem usados em eventuais avarias no casco.
16- se a bordo tem alguns sobressalentes e ferramentas. a maioria dos defeitos são de simples reparo desde que tenhamos o necessário para faze-lo.
17- se os agasalhos são suficientes para todos a bordo.
18- a previsão do tempo. recorra a capitania, aos clubes náuticos, ouça radio e leia jornais.
19- se todos a bordo, sabem o que fazer em caso de emergência e onde esta o equipamento de segurança.
20- se existe no mínimo uma pessoa de sua guarnição que saiba os rudimentos de manobra de sua embarcação, para o caso de você se acidentar ou por qualquer motivo, ficar impossibilitado de comanda-la.
21- e por ultimo, faca um exame geral do casco e do estado geral da embarcação. não saia para o mar se sua embarcação esta avariada, mal conservada e sem equipamentos. após verificar que sua embarcação esta apta a se fazer ao mar, faca o seu plano de viagem: antes de sua saída informe as pessoas de sua intimidade: o dia, a hora e o local de destino e também os nomes dos passageiros e, bem assim, todo o planejamento quanto ao regresso. tudo isso, devera ficar registrado no clube ou garagem náutica de sua embarcação. se no curso da viagem houver qualquer mudança na derrota, participe a quem ficou com se plano de viagem.
Esteja sempre atento
1- mantenha a velocidade reduzida enquanto estiver nas proximidades de áreas de atracão ou de fundeio.
2- reduza a velocidade a noite ou em condições adversas de visibilidade e mantenha uma vigilância adequada durante todo o tempo.
3- não se aventure em águas perigosas ou restritas a sua embarcação.
4- não se aproxime nunca de praias freqüentadas por banhistas a menos de 200m.
5- não navegue nunca nas proximidades de mergulhadores.
6- acostume a usar um arinque em sua âncora
7- mantenha constante vigilância da proa e da costa e absoluto controle da posiçäo da embarcaçäo .
8- preste socorro a náufragos e á outras embarcaçöes . sempre que notar sinais de fumaça , luzes ou outros tipos de sinais de pedido de socorro , procure aproximar-se e preste auxilio.
9- näo exceda a lotaçäo para a qual sua embarcaçäo foi licenciada , nem premitida o deslocamneto as bordo da pessoas embarcadas de maneira que possam comprometer sua estabilidade.
10- nas emergencias , saiba como proceder :
11- se dispuser de meios de comunicaçäo a bordo , saiba operar na frequências determinadas pelo dnsp;
12- durante fortes cerraçöes , buzine a cada minuto.
13- saiba utilizar os meios de socorro.
14- se houver problemas no motor , procure imediatamente fundear. avistando outra embarcaçäo , emita os sinais de mayday ou (sos) . se näo houver rádio , levante e abaixe os braços .solte foguetes luminosos com paraquedas exibindo luz encarnada.
15- näo brinque com gasolina no abastecimento , observe as seguintes recomendaçöes:
Para tanques internos
1- atraque a embarcaçäo cuidadosamente , desembarque os passgeiros , proibar fumar , desligue as máquinas ,ventiladores , motores , näo use interruptores , apague todos os fogos e feche as portas e vigias ;
2- näo encha o tanque até derramar e evite o centelhamento estático provocado por contato entre as partes metálicas;
3- aperte bem a tampa da gasolina , limpe-a , abra as portas e vigias e verifique se näo há vazamento de gasolina.
Fonte: PODDIUM NÁUTICA
e-mail: nautica@poddiumnautica.com.br
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