sábado, 25 de agosto de 2007

* FIGHTER 38 TESTADA E APROVADA PELO MARINHEIRO NEY

A NOVIDADE 

Em todo esse tempo que trabalho com Marinheiro Particular nunca ouvi falar em lançamentos e testes de Barcos por Marinheiro. Geralmente esses testes são realizados por proprietários de barcos e donos dos estaleiros.

Fui convidado pela SC Marine, revendedor dos barcos Fighter em Florianópolis para fazer a navegação com uma fighter 38 (NUMERO 06 ) de Santos-SP a Florianópolis-SC 

Fui com o maior prazer, pois amante do casco do projeto Joachim Kustrers não pude deixar de conferir essa maravilha de barco. 

O MARINHEIRO 

Sou mais conhecido como Ney Broker, sou Capitão Amador e Marinheiro Particular. Com experiência de mais de 24 anos de mar já naveguei por quase todo litoral do Brasil enfrentando desde bons a maus tempos. Sou casado e tenho três filhos, uma família que sempre torceu por mim. Sou um eterno amante do mundo náutico. 

A LANCHA 

Para quem não conhece a Fighter 38 , Vou apresentar em uma linguagem de marinheiro e sem palavras técnicas... 

A Fighter 38 é uma lancha de pesca de 38 pés que oferece luxo e conforto aos tripulantes. É uma embarcação com casco firme, que oferece todos os recursos e segurança para uma pescaria, assim como pode acomodar convidados com luxo e conforto num cruzeiro de lazer. Essa lancha no mar lembra um “Galaxy”na estrada( isso por causa da sua firmeza e estabilidade ). 

POR DENTRO 

A Fighter foi feita sobre medida para você que gosta de conforto e praticidade, ela possui dois camarotes, tem um acabamento que impressiona, nem parece que foi produzida no Brasil, e mais TV de tela de plasma, DVD-player, som e home teatcher, cozinha com fogão elétrico, geladeira e micro ondas e móveis com acabamento de primeira categoria, além de dois aparelhos de ar-condicionado e banheiro com box. Equipamentos como inversor de voltagens, guincho e gerador de 8 kVA. Equipamentos de navegação como GPS com charter ploter, Sonda, VHF, Radar e se preferir piloto automático. 

Ela tem um bom espaço para a circulação dos tripulantes. Há espaço de sobra no posto de comando do Flay. Quem navegar com esse barco verá que o casco corta bem as ondas. Afinal, é essa qualidade e fama de marinheira do casco que deve amortecer os impactos nas ondas. A Fighter 38' é uma lancha que chega ao mercado e que vai arrebentar em vendas, pois a Fighter 38' pode navegar em qualquer lugar do litoral brasileiro com conforto e segurança. 

O painel do Fly e da cabine principal possibilita a instalação de todos os instrumentos eletrônicos capazes de decidir o sucesso de uma pescaria. Portanto, pode-se colocar uma boa sonda, um GPS e até mesmo um radar, além, é claro, da indispensável bússola. A altura do convés de proa é muito boa para a prática da pesca de arremesso . 

Acessórios - O porta varas atrás na praça de popa, vem de fábrica com o barco e o porta-caniços é opcional. Alem de tomadas de 12 volts para carretilhas elétricas.

Já a praça de popa tem área adequada para a pescaria sendo possível aumentar o espaço do local apenas rebatendo os assentos dos dois bancos traseiros, mais úteis quando se usa a embarcação só para passeio. 

Paióis para guardar peixes, tanque de iscas vivas, placa para cortar iscas e uma pia para lavar as mãos. Entre os equipamentos opcionais, o estaleiro fornece chuveiros de água salgada e agua doce, o que é recomendável para lavar o piso durante a pescaria ou após o mergulho. 

O TESTE 

A Fighter 38' impulsionada por dois motores Mercedes 366 de 400 hp pode nos dar uma velocidade boa de cruzeiro (28 nós), só que para amaciar os motores navegamos com um cruzeiro de 22 nós. 

O teste que fiz com o barco foi dividido em duas etapas que tinha como destino o sul do País: Saímos as 16:00 hs de Santos, em três pessoas, para navegar 108 milhas náuticas até chegar e pernoitar na Ilha do Bom Abrigo Litoral Sul de São Paulo. 

Navegamos sobre vento Leste de 25 nós e ondas que variavam entre 2 metros a 2,5 metros. Cinco horas depois (21:00hs) estávamos chegando a Ilha do bom Abrigo debaixo de chuva, ventos e relâmpagos. A lancha mostrou toda sua elegância navegando com mar de través, dando muito conforto a quem estava abordo. 

Exploramos bastante o barco nessa primeira parte da viajem, muitos sobe e desce na sala de maquina e nos porões, depois concluí que o casco da Fighter 38 é uma “rocha” e que corta muito bem as ondas. O uso de flapes hidráulicos nem precisou ser acionado. 

A segunda parte do nosso teste, foi feito nas águas do Paraná e Santa Catarina. Saímos da Ilha do Bom Abrigo ainda debaixo de muita chuva e com pouca visibilidade. A autonomia em velocidade de cruzeiro (que navegamos a 22 nós) também é maior quando se utiliza o motor diesel da Mercedes. 

Com certeza poderíamos ter navegado até o Iate clube de Porto Belo SC, mas achamos melhor parar em Paranaguá e completar o tangue. Entramos a Barra de Paranaguá com ondas de Popa de 2,5 metros, abastecemos no Pontal e em seguida saímos a barra, com rolos de mar vindo em nossa direção. Incrível como a Fighter 38 corta bem as ondas mesmo de proa total. 

Ao chegarmos em águas Catarinenses fomos recebidos pela mãe natureza com mar de almirante, podendo confirmar o silencio de um barco que se quer fez uma vibração ou fibras “ringindo”. 

Atracamos no Iate clube de Santa Catarina - Veleiros Da Ilha, a tarde. a Fighter 38 atraiu muitas pessoas que no clube se encontrava naquele momento, o sol de final de tarde era refletido pelo brilho de seu gel dando uma elegância a mais a essa lancha que por mim testada, aprovada e entregue ao seu proprietário. 

CONCLUSÃO 

"Boa para navegar em águas agitadas (seja para a prática da pesca, seja para o mergulho ou voltando de um passeio de final de semana debaixo de trovoadas), traz muitos acessórios de fábrica e um casco que não tem medo de mar, é um dos pesos pesados do estaleiro que conquistou justa fama pela qualidade de seus produtos e que agora volta ao mercado com força total, voltou para conquistar o merecido lugar de destaque que um dia teve na indústria náutica brasileira". 

Ney Broker
e-mail e msn neybroker@hotmail.com

Credito das Fotos 
Paulo Schlick

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