quarta-feira, 19 de agosto de 2015

* LAUDO TÉCNICO PARA AVALIAÇÃO DE EMBARCAÇÃO USADA

Entrar em uma embarcação onde o anuncio dizia: " nada para fazer", "barco em bom estado" ou " Barco impecável" e encontrar mais de 100 itens pendentes, não é desvalorizar o barco do vendedor, é sim, deixar o comprador ciente do que ele realmente esta comprando.

Somente eu e mais alguns corretores fazemos este tipo de serviço. Ou seja, vistoriar "in loco" (para o comprador) a embarcação que esta anunciado pelo próprio dono.

Este serviço é barato, se levado em conta o fator risco da compra de um barco que ele não conhece. E é também bem solicitado pelos compradores, até porque evita o deslocamento em vão do cliente. Pois viajar por horas, dias e chegar na  marina e ver que o barco não é nada daquilo que dizia no anuncio não deve ser agradável pra ninguém.


Por isso abaixo compartilho com vocês um laudo bem simples, elaborado pelo meu amigo e parceiro Renato Fida e entregue ao cliente comprador antes da finalização do negocio. 

Notem que não identifiquei o cliente, o proprietário, o barco e local de guarda justamente para preservar a identidade de ambas as partes, comprador e vendedor.

LAUDO TÉCNICO PARA AVALIAÇÃO DE EMBARCAÇÃO USADA

Solicitante: Sr. Fulano de Tal da Silva
Nome da Embarcação:
Inscr. Cap. Portos de …......:
Fabricante:
Material usado na fabricação do casco: Fiber Glass/ Gel coat
Ano de contrução:
Modelo: FLY 32
Motorização:
Reversores de acoplamento:
Propulsão:
Horas de uso Motor BB:
Horas de uso Motor BE:
Proprietário:

CONDIÇÕES FÍSICAS DO CASCO - COSTADO - PRAÇA DE POPA - CONVÉS - FLY - CARRETA

CASCO: 

Não apresenta sinais de infiltração de água, trincas ou qualquer danos estruturais.

Possui tinta venenoza aplicada porém vencida e com várias marcas de cracas de proa a
popa desde sua quilha central até p limite de sua linha d'água.

Observe que no espelho de popa os pistões hidráulico dos flaps estão limitados por um
arranjo feito de cano de pvc, ou seja, o barco navega o tempo todo com os flaps negativos.

Obs: Apesar de estar com aplicação de tinta anti-incrustrante é mantido sob uma carreta
de madeira em local seco e coberto.

Lixar, aplicar nova camada de gel caso queira conserva-la em carreta.

Caso queira mante-la sempre na agua, deverá lixar, aplicar fundo e em seguida
aplicar tinta venenosa para em 24h após ultima demão da venenosa lançar na água.

COSTADO: Está oxidado devido à falta de polimento e uso de cera própria para sua proteção.

Possui diversos arranhões sendo que alguns ultrapassam a camada de gel chegando até a
sua laminação.

Existe uma faixa decorativa pintada em PU de proa a popa, iniciando-se no verdugo e
terminando no primeiro degrau. A faixa decorativa está preservada porém o verniz aplicado sobre ela está trincando e se destacando.

O Verdugo de proteção está danificado em várias partes e deverá ser substituido.

Obs: Lixar todo o costado de cima a baixo e de proa a popa, recompor o gel onde faltar
(burados), refazer a faixa decorativa e, por ultimo polimento completo.

PRAÇA DE POPA: Não há trincas no piso e o antiderrapante está todo preservado. 

Necessita apenas de um reforço sob a tampa da casa de máquinas tornando-a mais rígida para evitar trincas e até mesmo acidente por excesso de peso.

Guarda mancebos de proteção em ordem e alinhados e não há trincas em suas bases.

Estofamentos precisando refazer. Todos estão ressecados e quebradiços.

CONVÉS: Em Boas condições de uso. Gaiuta de acesso ao convés de prôa com acrilico quebrado e suas quarniçoes oxidadas.

Varias bolhas foram encontradas sob o antiderrapante do piso do convés de proa.

Estofamentos do convés de proa ressecados e quebradiços.

Obs: Trocar o acrílico da Gaiuta de acesso ao convés de prôa

Refazer todo o estofamento do convés de prôa

Substituir os anti-derrapantes com defeito.

FLY: Em boas condições de uso. Possui uma capota de lona com armação em inox.

Targa inox para instalação de equipamentos de navegação antenas de rádio comunicação e luzes de top.

Apenas uma bolha estourada no gel do piso logo abaixo do volante e estofamento todo
ressecado e trincando.

Obs: trocar todo o estofamento e providenciar o pequeno reparo do piso.

CARRETA: Toda feita em madeira precisando reforma estética e estrutural.

A- Lixar e pintar
B-Trocar todos os parafusos e porcas
C-Trocar as buchas dos cubos de rodas e pinta-las
D-Trocar os pneus e camaras de ar
E- Colocar carpete adequado nos berços da carreta para melhor acomodação do casco

INTERIOR DA EMBARCAÇÃO

SALÃO PRINCIPAL: 

Em bom estado de conservação com sinais de oxidação nas guarnições das janelas frontais e laterais. Manchas nos vidros das janelas laterais.

Para-brisa frontal BB e BE em perfeitas condições.

Para-brisa frontal central trincado na horizontal.

Mini cozinha no salão a BB com boa aparencia apenas a tampa do forno teve sua dobradiça inferior danificada.

Dinete a BB bom estado de conservação precisando de nova forração na mesa e troca dos
estofamentos por estarem ressecados.

Painel de comando encontra-se em bom estado, sem trincas ou furos desnecessários.

Carece apenas de uma boa pintura e instrumentação nova.

Gaiuta de acesso ao convés de proa com acrílico quebrado enfiltrando água

Móvel a BB entre a parede do banheiro e cama com uma prateleira precisando de
acabamento em sua borda externa.

CAMAROTES: 

Cama de proa: precisando trocar colchão por mais novo com maior densidade na espúma.

Sofá-cama: reestruturar o encosto para suportar um adulto quando na horizontal e
substituir os colchões.

Camarote de meia nau: trocar os colchões por novos.

Vigias para ventilação estão em ordem.

CASA DE MÁQUINAS

Motores BB ????,5h e BE ????,5h

Segundo seu aspecto, situação das turbinas, motores de arranque e alternadores, aparentam estar fora de uso há muito mais de 90 dias, ou seja, não são ligados durante o periodo mínimo nescessario à sua conservação que seria a cada 10 dias.

Sinais de vasamento de óleo lubrificante em ambos motores, provindos da vedação dos canos de injeção na tampa do cabeçote.

Ao verificarmos as turbinas de ambos motores constatamos que estavam travadas. O Mecanico "FULANO" usou uma chave apropriada e conseguiu destravar os rotores das duas turbinas. 

Ficou constatado tambem folga excessiva nos eixos das turbinas após uso.

Chaves geral das baterias estavam todas oxidadas a ponto de impedir que os motores dessem partida normalmente.

Motores de Arranque BB e BE com muita oxidação, é aconselhavel retira-los para limpesa, revisão e repintura.

Alternadores BB e BE com muita oxidação, também é aconselhavel retirada para limpesa, revisão e tratamento interno com verniz.

Filtros Racor com boa aparência, porém seu copo decantador está sujo. Desmontar, limpar e trocar elemento filtrante.

Mangueiras de alimentação de combustível comprometidas. Trocar todas
Mangueiras e correias dos motores comprometidos. Trocar todas elas nos dois motores BB e BE.

Polias frontais de bomba d'água, do virabrequim, do Alternador e da direção hidráulica em péssimo estado. Trocar todas elas nos dois motores BB e BE.

Pistão principal de acionamento dos lemes com vasamento de óleo. Trocar reparos

Túnel dos lemes com folga excessiva. Refazer embuxamentos e vedações.

Reversores sem indícios de vasamentos tanto BB como BE.

Folga excessiva nas juntas moveis (cruzetas) do eixo de acoplamento ao reversor nos dois motores.

Observação: Os motores devem ser retirados para uma desmontagem parcial, proporcionando assim troca de todas as juntas e anéis oring, finalizando com uma boa pintura antes da instalação final.

Turbinas devem ser enviadas para uma especializada no ramo para avaliação de
retífica ou troca.

Trocar os rolamentos do sino tanto de BB como de BE (este já está danificado)

Toda a parte elétrica deve ser refeita pois há muita oxidação nos cabos e terminais.

Trocar todos os sensores dos 2 motores e respectivos relogios do painel de comando.

Retirar fora tambem os reversores BB e BE para revisão e troca do pacote de discos de
fricção, juntas, orings e finalizar com pintura nova.

Substituir as cruzetas dos eixos de acoplamentos dos reversores.

Antes de iniciar nova instalação elétrica e instalação dos motores lavar o porão com limpa baú desengraxante, lixar e pintar para que fique preparado para instalação dos motores.

TESTE DE MAR

Saida da marina ????????/GUARUJA por volta das 13,59hs sentido barra em marcha reduzida com aprox 1000 RPM por uns 10 minutos.

Barco com os dois motores a vante na rotação maxima teve dificuldade para atingir velocidade de planeio e manteve emissão de fumaça negra durante todo o periodo do test drive.

Não conseguimos saber a velocidade pois os instrumentos de medição da embarcação não estavam operantes mas a julgar pelo espaço e tempo percorridos navegamos top a 22MPH.

Temperatura dos motores-pressão de oleo dos motores-pressão de oleo dos reversores-carga de baterias-RPM dos motores. Nenhum instrumento com funcionamento adequado, todos avariados.

Tempo de duração do Test Drive: 80 minutos.

PARTE ELÉTRICA DA EMBARCAÇÃO

Apresentou muitas falhas durante o funcionamento em teste de mar.

Ve-se a olho nú que a mesma encontra-se toda comprometida devido a falta de manutenção, muita concentração de umidade por infiltração de agua nas guarnições e esquadrias.

As chaves geral tipo faca já haviam perdido a coloração normal do cobre e estavam com tom fosco esverdeado com alto índice de oxidação provocando isolamento total a ponto de prejudicar a partida inicial dos motores.

PAINEL DE CONTROLE ELETRICO

Localizado logo abaixo do comando dos motores no salão que, feito um check up encontramos o sequinte:

Luzes de navegação: Não acenderam.

Luzes de Cabine: Não acenderam.

Bomba de porão da cabine não funcionou.

Luz de Top: Não funcionou.

Bomba de porão da popa: não funcionou na chave de acionamento Manual

Limpador de Para-brisa BE: não funcionou.

Obs: Todos os Fuziveis de segurança encontravam-se com rupturas e sem oxidação.

TÍTULO DE PROPRIEDADE DA EMBARCAÇÃO

Nada consta no que se refere a mandados de busca e apreenção e/ou processos trabalhistas e qualquer pendencia de cunho judicial.

AVALIAÇÃO DE MERCADO

Valor maximo de mercado, estando o barco em excelentes condições e nada por fazer: R$
150.000,00 (Cento e cinquenta mil Reais)

Estima-se que pela condição, estado de conservação atual e volume de serviços a serem
executados na referida embarcação, seu valor para venda hoje é de R$ 85.000,00 (oitenta e cinco mil Reais).

Renato Fida Júnior
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