A
verdade é que não existe nenhum curso que explique como captar embarcações usadas de
esporte e recreio, vender e ser bem sucedido no ramo de corretagem náutica.
Mas
existem pessoas que como eu, não se importam em dividir suas experiências,
erros e acertos.
Sempre digo que o segredo para alcançar o sucesso na área de corretagem náutica não está na hora da venda, mas sim na forma de como se faz a captação de uma embarcação. Pois diferente do que falam... " que uma imagem vale mais que mil palavras" ..., eu posso garantir que nesta profissão as informações detalhadas de uma embarcação são muito mais importantes do que varias fotos ou vídeos.
Ja
testemunhei dezenas de empresas de corretagem náuticas que nos últimos anos sumiram
do mercado na mesma velocidade que apareceram, e pude notar que uma das principais
falhas que elas cometeram era a de querer "abraçar” toda a área náutica ao invés
de investir, treinar e qualificar melhor os seus corretores.
Não
cometa o mesmo erro, faça a captação somente dos barcos que você consiga trabalhar.
Quantidade não faz com que você venda mais. Foque em poucos barcos e na
qualidade. No Maximo 20 unidades. Lembre que comprador de barco busca por algo
exclusivo e ofertar muitos barcos pode coloca-lo em duvida. O restante dos
barcos só em PARCERIA.
Cuide
para não se desgastar e trabalhar em Vão:
“
quem gosta de ver e avaliar muitas opções de barcos são os especuladores”
Nunca tente vender um barco que você não conheça:
" Se você não conhece o barco que seu parceiro enviou, encaminhe seu cliente para seu parceiro seguir com o atendimento"
Alguns
clientes reclamam também que existem "alguns" corretores de grandes
empresas que só sabem o preço do barco e que de cabeça, sequer sabem dizer as
horas de uso dos motores, gerador ou o consumo de combustível. E quando a
pergunta é mais técnica sobre desempenho ou funcionamento especifico de alguns
equipamentos, o corretor olha para o cliente e fala... " apresento aqui o
Marinheiro, ele conhece tudo do barco"...
Posso
dizer que com essa atitude (com certeza) o corretor ja perdeu a venda. Até
porque o Marinheiro e o que menos tem interesse em ajudar a vender o barco, que
é o seu ganha pão. Salvo se ele já tiver com um novo embarque em vista.
Por
isso, procure saber “ In loco” todos os detalhes do barco, também troque experiência
com outros brokers e principalmente converse muito com o Marinheiro , mecânico
e eletricista da embarcação.
Ah!
Se você é novo na area, não se iluda e preparasse para enfrentar algumas
barreiras, como por exemplo as burocracias que nos corretores enfrentamos nas
portarias de algumas marinas e iates clubes, pois mesmo com autorização do proprietário
do barco, elas fazem questão de complicar a nossa entrada, por possuir em sua área
interna um escritório de corretagem (próprio ou de terceiros).
Uma dica é,
ligar para a portaria antes de se deslocar para a marina e ver se a autorização ja esta la, e sempre levar consigo uma copia
impressa desta autorização. O modo mais seguro que uso para não ser barrado na
portaria de uma marina é de marcar visita em mais de um barco (na mesma
marina).
Espero que tenham curtido essas dicas.
até breve!
Abraços e bons Mares
Ney Broker
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