segunda-feira, 6 de agosto de 2012

* ONDE ESTÃO OS BONS MARINHEIROS?


Atualmente é frequente vermos a despreocupação de alguns proprietários de barcos e, principalmente, de alguns estaleiros sobre a boa qualidade de um marinheiro na hora da navegação. Assim como os motores, um profissional gabaritado no assunto, também é peça indispensável.
Sei que com a tecnologia e quantidade de informações a bordo, o filho ou neto do proprietário de embarcação não terá dificuldades em operar o GPS e os equipamentos de bordo. Porém, não podemos esquecer que a tecnologia ajuda e muito, mas não substitui a experiência no mar de um Marinheiro.

Já que algumas autoridades fazem vista grossa na hora de avaliar os marinheiros do mercado, peço para que os proprietários de barcos se atentem na hora de escolher um profissional e reconheça a importância que a categoria tem para o mercado e, principalmente, para a segurança da navegação.

Marinheiros deixam a náutica

Esses dias conversei com um amigo marinheiro pelo telefone e ele ressaltou que muitos encontram a solução para a falta de reconhecimento, deixando a área náutica:

"Queremos dar mais segurança a  navegação e garantir sempre as vidas que estão a bordo durante um passeio de rotina, pois esse é nosso trabalho. Só que o dono do barco tem que investir, valorizar financeiramente e acreditar no seu marinheiro. Muitos trocam de marinheiro para gastar menos, optando sempre pelo mais barato.  Por isso resolvi sair da náutica e abrir meu próprio negocio em terra".

Deve ser por isso que os melhores marinheiros que conheço saíram da área náutica ou estão embarcados em iates fora do País. A falta de reconhecimento de alguns proprietários de barcos e de alguns estaleiros aqui do Brasil aumenta a cada dia. Temos que fazer algo e rápido, até porque que restam poucos marinheiros considerados marinheiros com “M maiúsculo" no Brasil, muitos deles já planejando também sair da área náutica.

Comentários e opiniões de marinheiros, proprietários de barcos e estaleiros serão bem vindas!

Um abraço e boas navegações!


Ney Broker 
Capitão Amador
E-mail e MSN: neybroker@hotmail.com  

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: