quinta-feira, 27 de dezembro de 2001

* TEXTO PARA MEDITAR. MARINHEIRO VOCÊ TEM MEDO DE ARRISCAR?

Medo de Arriscar


De todas os fatores que servem de barreira para o crescimento pessoal de cada indivíduo, sem dúvida um dos piores é o terrível MEDO DE ARRISCAR.

O medo é um sentimento natural, saudável e benéfico para a sobrevivência, pois sem ele não seria possível ponderar perante situações que colocam a vida em risco. Porém o medo infundado e exagerado, revela a existência de um desequilíbrio na psique, que certamente impedirá o indivíduo de viver e conquistar novos conhecimentos e horizontes.

O medo exagerado ou infundado, pode ser originado à partir de um evento de forte carga emocional, que resultou em um trauma relacionado à uma determinada causa. Porém não é sobre esse medo que estamos tratando nesse artigo, mas sim sobre o medo relacionado ao apego.

Todos queremos nos sentir seguros, e isso também é natural, porém se desejamos seguir em frente e crescer em todos os aspectos da vida, é inevitável correr-mos alguns riscos. Como já diz um velho e sábio ditado: "Quem não arrisca não petisca".

Isso acontece em várias áreas fundamentais da vida. Pode ser relacionado à conhecimentos novos, pois muitas vezes deixamos de nos abrir para outras idéias por acharmos que as nossas são mais seguras. Ou deixamos de viver outro relacionamento amoroso, por temer-mos perder o atual relacionamento falido. Ou ainda deixamos de nos arriscar em outros projetos profissionais ou pessoais, pelo apego à atual situação, fundamentada no medo de perder o que já se conquistou.

A vida nos coloca muito freqüentemente em encruzilhadas que nos obrigam a optar por um entre outros caminhos. Porém nem sempre o caminho mais conhecido é o mais seguro e o que trará melhores resultados.

Riscos inconseqüentes sem dúvida não são saudáveis para ninguém, porém o risco calculado, livre de apegos e da inércia, é fundamental para o crescimento de qualquer pessoal.

Sejam ousados !!!

Júlio César de Castro

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: