segunda-feira, 2 de maio de 2011

*QUAL É A SUA HABILIDADE NA COZINHA DO BARCO?

Há chefes que dizem que a escolha da panela certa, do tempero e do fogão apropriado são essenciais para o sucesso do preparo do prato . Agora imagine só o desafio de cozinhar com a cozinha em movimento, com o espaço, ingredientes e equipamentos limitados. 

Essas são as condições daqueles que se aventuram em cozinhar abordo, uma atividade que o "homem do mar" precisou aprender desde que se decidiu por ter um  barco.

Saiba um pouco sobre cozinhar a bordo.

Há muita diferença entre cozinhar em uma casa e cozinhar no barco. Começando pelo tipo de alimentos e pelas condições presentes em cada tipo de cozinha. Nas residências as cozinhas são ocupadas principalmente pelas mulheres, porem a bordo virou um pesadelo para elas, muitas delas se quer chegam perto do fogão. Pois estamos lidando com coisas quentes, que derramam, ou que rolam, em um espaço limitado e que requer muito cuidado, sem falar também na sensação de fobia e incomodo do balanço do barco. 

Outros pontos que incomodam as mulheres na cozinha do barco são as dimensões da cozinha, a iluminação, a ventilação, a quantidade reduzida de utensílios, água, fogão, forno pequeno, etc. Essas coisas, que em geral podem tornar a aventura de cozinhar a bordo um transtorno, por isso poucas mulheres encaram essa idéia com bom humor. Elas preferiram deixar esse espaço e essa tarefa para o comandante ou até mesmo para o marinheiro.

" Algumas vezes é necessário planejar o tipo de alimentação que ira levar para bordo e até mudar o local de fundeio do barco para preparar a comida "

O ideal é não esquecer que a duração de um cozimento não pode ser maior do que as estimativas de levantar âncora! 


Portanto, calcule a quantidade de pessoas abordo , decida pelo prato que você vai preparar e calcule quantas pessoas irão comer. Faça sempre uma quantidade aproximada de comida para “não sobrar”, lembrando que a geladeira do barco também é pequena para guardar sobras. 

Também devemos abastecer o barco sempre com as coisas básicas, como enlatados, frios, pães, bolachas, macarrão e pratos congelados prontos.

"Naturalmente as datas de validade precisam ser checadas também, e armazenadas por ordem de vencimento" 

Uma boa organização antes de desatracar o barco do cais, poupa trabalho e transtornos durante o passeio. Armazenar tudo na seqüência de consumo ajuda muito a manter a ordem. Não há nada pior que achar "aquele" pacote de macarrão, la no fundo do armário e ter que tirar tudo para fora para poder pega-lo.

Pior que isso, somente o cheiro que fica impregnado no barco caso você prepare algum prato que não combine com a limitação de espaço abordo.

Evite por exemplo, em estourar pipocas no microondas, fritar camarão, fritar peixes ou qualquer tipo de fritura dentro do barco. Prefira cozimentos e assados e pratos prontos de microondas. Não se esqueça de abrir a porta e todas as vigias do barco e fechar as portas dos camarotes, bem como ligar o exaustor (caso tenha) antes de iniciar a comida. 


Se mesmo assim optar por fritura durante seus passeios peça para um eletrecista instalar uma tomada na popa e compre um fogão portatil eletrico pra fazer esse serviço na popa do seu barco.


E o churrasco? Pode?

Churrasco só na popa e se seu barco estiver fundeado em um local abrigado e seguro do balanço do mar e que tenha alguém abordo acostumado a “pilotar” a churrasqueira. 


Caso não tenha experiência não se aventure, pois churrasqueiras , apesar de comuns em barcos são um perigo.

A maioria dos barcos tem em sua cozinha fogões elétricos de duas bocas, por isso programe pratos que possam ser preparado somente com uma ou no máximo duas panelas. Como macarrão á bolonhesa , miojo,  caldos, sopas, arroz carreteiro, etc. 


Nem pense em preparar feijão, feijoada, dobradinha, calderada ou usar panela de pressão abordo, esse tipo de preparo exige vigia, tempo, espaço e pode não acabar bem.

Uma dica, compre um forninho elétrico, para preparar aperitivos como: mini pizza, esfirras, kibes e até para torrar o pão que sobra de um dia para o outro. Ah! e caso tenha instalado em sua embarcação uma churrasqueira ou bistequeira no fly, mude pra a popa é mais seguro e higiênico.

Um Abraço e Boas Navegações

Ney Broker
E-mail e MSN: neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Um comentário:

Cássia disse...

Delicia as receitas mais fico com a paella. Oleee
Adorei seu blog meu amigo.
Sucesso sempre