quinta-feira, 17 de novembro de 2005

* DICAS DE COMPRA E VENDA DE BARCOS

Para comprar um barco seminovo é necessário que se tome alguns cuidados básicos. 


Primeiramente você tem que definir as atividades náuticas que pretende praticar com o barco, ou seja, o barco é para uso de Lazer, Mergulho, Pesca, Cruzeiro, Esqui, Status, etc. 


Também é muito importante saber quantas pessoas irão utilizar o barco, calcule quantas pessoas você vai convidar para um passeio diurno e quantas irão pernoitar abordo.

Defina também o valor que pretende investir na compra do novo barco, porem não se esqueça de ver antes os custos que esse barco terá com a vaga na Marina, contratação de marinheiro, manutenção e combustível.

Determine também o valor mensal que pode dispor para o lazer. Resumindo tenha em mente o custo mensal que o barco que deseja comprar vai lhe custar e reserve 30% do valor total do barco como precaução, para pequenas obras, modificações e principalmente mudanças na decoração e utensílios de bordo. 


"Decoração? Éh, pode ter certeza que será a primeira coisa que sua companheira vai modificar no barco"

Relembro que comprar um barco usado requer muitos cuidados mesmo. 


Não permita que sua emoção compre o barco por impulso ou que “palpiteiros” ter oriente a comprar o barco do amigo.

Procure sempre por barcos usados construídos em estaleiros nacionais, esses são mais garantidos porque oferecem alguns pontos que considero essenciais: como projeto, processo de fabricação, assistência técnica, aceso fácil a peças e acessórios de reposição. 

Outro detalhe que deve ser observado e o "conjunto" entre motorização X barco, ou seja o motor está perfeitamente adequado ao tipo de casco construído. 


Consulte o estaleiro que fabricou o barco, e se informe de quantos modelos do barco que pretende comprar existem navegando. E compare cada tipo de motorização instalado no modelo que pretende comprar.

Ao visitar o barco não se esqueça de fazer um teste de mar e checar, principalmente os motores, geradores e ar condicionado. 


Aconselho sempre a levar um mecânico ou eletricista de confiança.


Nunca dispense o teste drive e se o barco estiver na água, peça para recolher e colocar no pátio, para vistoriar o casco e ter certeza que o barco não tem osmose.

Se preferir colha mais informações do barco com o seu corretor e converse com o marinheiro do barco. 


Outra dica: Saia de perto do barco e de todos e “finja” que vai comprar uma água e de uma volta “sozinho” na marina e pergunte a quem encontrar pelo pátio sobre o barco que esta comprando. Faça essas perguntas para um , dois ou mais pessoas.

Ja para você que pretende vender um barco segue algumas dicas: 


Não saia divulgando seu barco em todos os sites de vendas. Localize um Broker de confiança e deixe-o somente com ele, com exclusividade. 

Quando você divulga seu barco em muitas empresas, o barco fica “queimado’ no mercado e passa insegurança a quem for comprar. Os compradores vão desconfiar, irão perceber que você esta "desesperado" para vender o barco e com certeza , vão pechinchar tanto, que o preço do seu barco vai despencar.

Ainda para você que esta vendendo seu barco, faça uma revisão completa antes de divulgar a venda. Mecânico ou eletricista no seu barco quando tiver um cliente vistoriando pode passar uma má impressão.


Bons Negócios!

Ney Broker
e-mail e Msn: neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: