segunda-feira, 7 de março de 2011

* UMA DICA SOBRE NAVEGAÇÃO ELETRÔNICA

Um bom começo para você se familiarizar com a navegação eletrônica é sem duvida conhecer as funções básicas do aparelho e suas funções. Investir um pouco de tempo lendo o manual e estudar o equipamento evitará você de passar por alguma situação indesejada na frente dos seus amigos a bordo e colocar a navegação em risco.

Eu particularmente sempre que entro no barco a primeira coisa que faço é ligar o GPS, Radar, Sonar e o VHF e os uso até mesmo durante o dia. Assim posso comparar  todos os pontos e marcações que avisto em terra com as que o Radar e o GPS mostram, também a profundidade que mostra no GPS com o que marca na Sonda.

Com certeza, isso me dará maior confiança e trará mais segurança na hora de navegar a noite ou "debaixo" de tempo ruim.

O Vhf também fica sempre ligado, alternando entre o canal 16 e o 68 e sempre que escuto alguém chamando outra embarcação entro na conversa e pergunto a sua posição, assim faço meu teste de qualidade da comunicação e alcance do sinal do meu radio.

Outra dica é comprar o livro “Navegando com a Eletrônica” do capitão Geraldo Luiz Miranda de Barros, consagrado autor de expressivas obras sobre os assuntos de navegação.


Um Abraço e boas navegações


Ney Broker
www.neybroker.com.br
E-mail e MSN: neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: