sexta-feira, 18 de março de 2011

* NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA COM FLÁVIO RAMIRES

Sobre o tempo e o espaço...

Apesar dos modernos instrumentos eletrônicos é a Astronomia, uma das mais antigas ciências, que revela os fundamentos da navegação. A antigüidade deste estudo o reveste de mitos, e a moderna busca por resumos acrescenta alguns equívocos. Pensa-se que o sextante informa latitude e longitude, consideram-se imaginárias as linhas dos trópicos. 

Alguém já disse inclusive que a posição de referência do navegador é arbitrária.

O objetivo aqui não é romantizar a técnica ancestral nem ignorar a precisão, eficácia e segurança do GPS. O propósito é demonstrar o emprego das ferramentas e cálculos que constituem a base do conhecimento que nos permite cruzar oceanos até os dias de hoje.

Quando o homem primitivo observou que o Sol surgia sempre aproximadamente numa mesma posição (leste), adotou esta referência de espaço. Em seguida constatou a regularidade de duração do dia e assim desenvolveu a noção de tempo.
Atualmente ainda é negligenciada a importância das medidas de tempo para a navegação. Ignora-se que este é o ponto de partida para o conhecimento da longitude.

Séculos de observação revelaram que também a lua, estrelas e planetas têm trajetórias regulares que servem para os cálculos de distância, tempo, velocidade, rumo...
Os árabes contribuiram muito para estes estudos que lhes permitiram atravessar desertos. Os egípicios puderam prever as cheias do Nilo para travessia e plantio (mas isto já é outro tema).

Enfim os registros e o desenvolvimento dos instrumentos (astrolábio, Esfera Armilar, sextante...) mostraram que pela altura dos astros é possível determinar a posição em relação ao eixo norte/sul do planeta. Estava descoberta a latitude!

Muitos séculos se passaram até a obtenção da longitude. O tempo considerado um obstáculo, revelou-se como solução. As 24 horas de duração do dia foram convertidas nos 360 graus de circunferência da terra. Assim cada hora de fuso horário tem o valor de 15 graus. Eis a longitude!

Duvidas comentários e querendo saber mais, entre em contato com o Capitão e instrutor de navegação:

Flávio Ramires  e-mail: navegantesdosul@hotmail.com

Um abraço e Boas Navegações

Ney Broker
E-mail e Msn neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...