sexta-feira, 25 de março de 2011

* CARTAS NÁUTICAS

CARTA NÁUTICA é uma representação plana em escala, da superfície da Terra, abrangendo áreas de mares, rios e lagoas ligadas a trechos do litoral ou não, e ilustrada por uma série de dados úteis ao navegante. 

Na construção das cartas náuticas, é usada a projeção de MERCARTOR. Nas cartas náuticas o Norte (N) está normalmente na parte superior e o Sul (S) na parte inferior da carta. O Leste (E) está à direita e o Oeste (W) à esquerda. Á medida que se aproximam dos pólos da Terra, as escalas nas cartas têm suas distâncias expandidas. Assim, o comprimento que representa 1 minuto de latitude próximo do Equador é menor do que o comprimento que representa 1 minuto em uma latitude maior como, por exemplo, 50 graus S. 

Esta expansão da escala de latitude na medida em que se desloca em direção aos pólos é denominada de Latitudes Crescidas. 

Continue lendo sobre as Cartas Náuticas clique aqui!

Caso você ainda não tenha conhecimento a Marinha do Brasil disponibiliza para Download as cartas nauticas digitais para você usar no seu computador. Acese o SITE DA MARINHA e baixe as cartas náuticas digitais. Não se esqueça de baixar o programa para visualizar as cartas nauticas. A marinha da algumas opções se software na propria pagina.

Um abraço e boas navegações

Ney Broker
E-mail e MSN: neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: