quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

* SERA QUE ALGUNS ESTALEIROS ESTÃO MESMO EM CRISE?

Hoje venho postar com tristeza esse rascunho que fiz para o mês de fevereiro, porque alguns dos meus clientes ficaram sem barcos para a temporada.

Como sempre em meus post´s não vou citar nome, para não comprometer a marca do estaleiro.


Anos atras, eu ja tinha ouvido falar de algumas  historias de clientes que compraram barcos novos dentro de algumas feiras náuticas   achando que estavam fazendo um bom negocio e acabaram não receberam seus barcos.

Nada contra estaleiros ou as feiras náuticas, pelo contrario ja trabalhei em grandes estaleiros e sempre elogiei a organização, a honestidade dos organizadores e a importância das feiras nauticas para o nosso mercado náutico, mas infelizmente “algumas pessoas" (de má fé) se aproveitam desses eventos, da inocência dos nossos clientes e aplicam calotes.

"Por isso todo cuidado é pouco na hora de comprar um barco novo, pois durante todo esse tempo que estou no mercado náutico já testemunhei estaleiro que fechou as portas e o calote foi geral".

E foi presenciando alguns desses episódios que aprendi mais sobre negócios realizados na area nautica e vou compartilhar algumas dicas para vocês (donos de barcos) não ficarem a ver navios.


Ao escutar noticias negativas sobre o estaleiro que você escolheu para construir o seu barco:

- Duvide e desconfie sempre do menor preço, também peça ao estaleiro uma lista de 4 a 5 clientes que ja compraram barcos com eles e procure saber da satisfação desses clientes durante a compra, construção, entrega técnica, período de garantia e até do pos garantia;

- Consulte também sobre o estaleiro na internet (em fóruns de discussão) peça ao estaleiro uma relação dos fornecedores de materiais e equipamentos e faça contato com esses fornecedores para saber como esta o relacionamento entre ambos;

- Também é muito importante voce visitar as instalações do estaleiro e conversar com alguns funcionários antes de assinar contrato;

- É muito importante voce não se basear em anúncios de revistas, classificados e jornais, esses meios de comunicaçoes não tem culpa, porque eles publicam e anunciam os textos que os estaleiros preparam;

- Não de sinal ($$$) sem antes seu advogado analisar o contrato;

- Não existe "milagre" de preços baixos para barcos, desconfie das promoções, parcelamentos, promessas e vantagens que são oferecidas somente para você.

Essas são algumas dicas que posso adiantar, mas lembro que é cada relato que ja ouvi falar!

Não estou aqui desmerecendo nenhum estaleiro, e sei que a maioria dos estaleiros trabalham com gente de forma honesta, com produtos de qualidade e preço justo, mas Infelizmente como em todo lugar ainda existe no mercado náutico alguns engraçadinhos  agindo com segundas intenções atras do dinheiro fácil.

" Não compre barco com preço muito abaixo da tabela, pois você  corre o risco de receber um  barco em condições precárias de construção e de segurança, barcos esses, que para compensar o custo final de construção do barco, são construídos com matérias de segunda, em alguns casos com matérias de residências, ou seja, umas "verdadeiras bombas".

Leve em consideração que é dentro deste barco que você vai colocar a sua família e seus melhores amigos, por isso faça uma visita freqüentemente ao estaleiros principalmente em cada passo da construção.


Um abraço e boas navegações!

Ney Broker
E-mail e MSN: neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: