sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

* MARINHEIRO CUIDE DA SUA SAÚDE DURANTE OS SERVIÇOS E NAS NAVEGAÇÕES

Para curtir o mar é preciso estar em forma e de bem com a vida e para trabalhar como marinheiro também.

Marinheiros, sigam aqui algumas dicas para ter cuidados com o seu corpo, sua saúde e fazer com que seu trabalho de final de semana seja gratificado com uma navegação segura e saudável. 

Trabalhar no mar, tomar sol o dia todo na cabeça e soar muito pode sim ser perigoso, ( qual o marinheiro que nunca ficou com as virilhas assada durante uma temporada? ) por isso sempre é bom tomar alguns cuidados para não correr o risco de estragar seus dias de trabalho e o passeio do seu chefe.


Vale lembrar que nosso corpo é composto mais por água que qualquer outra substância, por isso é essencial se manter hidratado durante seu trabalho principalmente no verão, quando se saí mais para de barco e é inevitável o contato com o sol, mar, maresia e o mormaço.

Por isso Marinheiro, beba muita água, inclusive de côco e sucos de frutas; principalmente quando estiver trabalhando dentro da Marina, como por exemplo lavando ou fazendo manutenção de rotina do barco. Lembre que, mesmo estando na sombra esta proximo ao mar, rodeado por mormaço, maresia e soando muito.

Evite as bebidas alcoólicas! claro, eu sei que aquela cerveja que o patrão trouxe para bordo e esta ali gelada dentro do Igloo nos chama para um gole devido ao forte calor, mas tome cuidado porque o álcool resseca a pele, desidrata e é um perigo para navegação.

Não fique na dependência do seu chefe, leve sua própria água mineral ou suco de casa, para poder beber a vontade e manter-se hidratado. Voce também deve usar boné, óculos e  muito protetor solar, durante o trabalho e a navegação. 

Lembre-se que a água do reservatório do barco não se bebe (somente em casos de emergência). 

Durante as navegações, coma coisas leves e ricas em água. Muita fruta, legumes, saladas ou vitaminas. Leve seu sanduíche natural, e lembre que nem sempre o que o seu chefe e os convidados comem a bordo é bom para você que esta á trabalho. 

De preferência, evite carne, (alem da carne ser de difícil digestão e um perigo para dar uma congestão a bordo).

Ah! evite também frituras e comidas gordurosas.

Sempre falo para meus amigos marinheiros, não terem vergonha de usar protetor solar antes de sair para o mar e durante os passeios. Não tenha vergonha do chefe ou dos convidados. Proteja a sua pela! Passe um filtro solar adequado e na volta, quando chegar em casa, tome um banho e passe um hidratante para aliviar o castigo do sol na sua pele. 

Marinheiros, isso não é coisa de mulherzinha não, é cuidado com a sua saúde!

Por outro lado eu não aconselho você que é branquelo, usar bronzeador, mas se for usar cuidado para não usar algum sem filtro solar.

Cuidado para não exagerar na dosagem quando estiver a bordo, pois você ficara oleoso de mais, tudo que encostar vai manchar, sem falar que será um perigo você escorregar no seu próprio óleo e cair no mar. Já pensou “ Marinheiro ao Mar”, que mico.


Também não fique torrando sob o sol na proa do barco ou no Fly: não deixe a vaidade estragar sua saúde abuse do protetor e se for preciso comunique seu chefe que você vai dar um mergulho para refrescar. Não esqueça de usar uma sunga ou um calção de nylon (que não seja branco transparente) para esses banhos de mar. 

Tambem deixe uma toalha, na popa do barco junto com uma camisa limpa, para se vestir assim que sair da água. Assim você não irá mostrar desrespeito para seu chefe e os convidados dele.

"Eu fazia isso direto, quando eu não suportava o calor, eu comunicava meu chefe que ira mergulhar. Assim ele tomaria o "comando" do barco com a minha ausência e ficava atento durante esses minutos que eu estaria no Mar. E claro, antes de pular na água eu deixava uma toalha e roupas secas e limpas aguardando meu retorno"

Não fique muito tempo na água, lembre que pessoas a bordo precisam de você.

Importante! fique atento a sua exposição ao sol no horário em que o sol esta mais forte que é das 10 horas da manha até as 15 horas da tarde. Geralmente é o horário que o barco sai para o Mar e as vezes não da tempo nem de nos protegermos.

Nada de usar perfume fortes enquanto estiver navegando, isso pode ter efeitos horríveis em sua pele e podem não agradar as pessoas que estão no barco. As roupas devem ser leves, folgadas, abertas e confortáveis. Nos pés sandálias, chinelos ou descalços se estiver a bordo, pois tênis e sapatos irão riscar toda sua embarcação e umedeceram os seus pés causando frieiras, micoses e chulé.

Bonés estão definitivamente na moda com a “marinheirada”, seja para dar um charme ou para proteger a cuca, mas não se esqueça de prende-lo bem a cabeça, pois se você estiver numa lancha muito rápida ele sairá voando para o mar com certeza.

Muitos Marinheiros esquecem de proteger os olhos, órgão muito sensível do corpo que pode sofrer várias doenças relacionadas ao sol, já que o próprio gel branco do barco ao receber o sol reflete em dobro a claridade, exigindo maior esforço dos seus olhos. 

Use sempre óculos escuros quando estiver no barco. Se os olhos ficarem ressecados, use um colírio neutro e evite mergulhar na água do mar com os olhos abertos, use mascaras próprias para mergulho isso protegera mais seus olhos. 

Vale lembrar que alguns proprietários não gostam que seus marinheiros usem óculos no barco, porem é bom você explicar para ele a necessidade e começar a usar. E também, para você não terminar o verão com uma doença grave nos olhos ou até mesmo uma simples como a conjuntivite (que, nas épocas de calor, são comumente causadas por bactérias). 

Dica: Se voce estiver de óculos no barco, quando for falar com o seu chefe, convidados ou entrar dentro da embarcação suspenda o óculos para a cabeça ou retire-o. Isso da sinal de respeito.


Os cabelos dos marinheiros também sofrem com o sol, vento, maresia e a água salgada, por isso passe um óleo com filtro solar antes de ir para o mar e hidratante capilar depois do banho. Se for marinheira é bom usar o cabelo preso, cuidado para não apertar demais – o sol vai fazer um efeito chapinha e seu cabelo pode ficar marcado. Prenda-o e enrole para dentro de um boné. Na hora da lavagem, depois de chegar do mar, prefira xampus de sua confiança.

Essas são algumas dicas de saúde que você marinheiro deve seguir antes e depois da navegação. Não se deixa levar para o lado da “frescura” pois quanto mais tarde você começar a se prevenir pior poderá ser as conseqüências. 

Finalizando: separei algumas dicas de saúde que peguei em outros sites para você Marinheiro dividir com sua tripulação.

- Antes de nadar, tente descobrir se a praia está própria para banho. Se não estiverem, evite. 

- Se for aguardar seu patrão com o bote na praia, procure ficar na sombra. Caso não seja possível, capriche no protetor solar e proteja rosto com um chapéu.

- A preocupação maior, é claro, é com o câncer de pele. Apesar de não ser uma "doença de verão", essa é a hora de se proteger. Não é em um único verão que você desenvolve a doença, mas o acúmulo de verões sem proteção é um grande fator de risco. 

- O desgaste em um dia de navegação é grande e, se voce não comeu nada o dia todo, quando chegar à noite, você vai querer comer como um leão. Não fique sem comer no barco, faça varias refeições leves durante o passeio, assim quando chegar em casa você evita aquela janta pesada.

- Evite levar para bordo as famosas "besteirinhas"  como: bolacha recheada, salgadinhos, batatinha frita, bolos, etc. 

- Não beba muito na noite anterior do trabalho. Trabalhar de ressaca? Você pode enjoar e transformar o maravilhoso passeio do seu chefe e um autêntico pesadelo para voce marinheiro. Sem falar no bafo... 

- Alem de evitar o álcool, o cigarro e os excessos alimentares não são bem vindo antes do embarque. Mau hálito, cheiro de cigarro no corpo e arrotos podem causar má impressão para o marinheiro. Lembre que você trabalha em um ambiente reduzido e esta sempre próximo do chefe e convidados, 

- Antes de mergulhar e nadar para longe do barco, observe a profundidade, e se há existência de pedras no local. As condições do tempo e as correntezas também devem ser analisadas para você não ser levado para longe do barco. 

- Ao freqüentar as praias mais movimentadas, respeite as bandeiras, bóias e o limite de navegação de 200 metros da praia, bem como fundear a 50 metros. 


-  Não polua, não jogue no mar o que o peixe não pode comer e aconselhe seu chefe ou seus convidados (que se puderem)  deixem os animais de estimação em casa.

Curiosidades : 

* Você sabia que o sol pode deixar seu pênis queimado como um pau de fósforo, cuidado ao freqüentar as praias de nudismo, proteja-se com filtros solares de no mínimo FPS 30.

* Uma tartaruguinha pode parecer o bicho de estimação ideal, mas autoridades da área de saúde estão advertindo as pessoas de que os animais são prejudiciais à saúde. Duas meninas adoeceram com salmonela depois de nadar com os bichinhos em uma piscina. 

*Sexo no mar pode ser interessante em filmes e novelas, mas na vida real a coisa é bem diferente, além de poder ser visto, o casal ainda corre perigo de contrair doenças causadas por microorganismos presentes na água.

Um abraço e boas navegações!

Ney Broker
E-mail e MSN: neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...