sexta-feira, 16 de abril de 2010

* NEY BROKER RELEVA ALGUNS SEGREDOS PARA VOCÊ SE TORNAR UM CORRETOR DE BARCOS.


Seria um egoísmo da minha parte não compartilhar alguns segredos dos corretores  de barcos.

Depois de mais de 24 anos na área náutica enfrentando barreiras, tropeços, mas sempre com muita determinação, resolvi revelar aqui alguns segredos para quem quer migrar para essa profissão (Broker)

Vale lembrar que Marinheiros, prestadores de serviços e qualquer pessoa ligada a área náutica, pode sim, ser tornar um corretor de barcos, trabalhar em casa, passar mais tempo com a família, melhorar a renda e a sua qualidade de vida.

Acho interessante dar oportunidade para novos corretores, pois o mercado náutico não para de crescer e esta infestado (ainda) com alguns péssimos profissionais que não dão a atenção que o cliente merece. 

Eu particularmente não consigo atender a tantas consultas e acabo passando alguns clientes e barcos para outros corretores trabalharem, e acompanho como posso, mas o impressionante é como ouço clientes reclamarem  pela falta de novos profissionais para essa área.

Pois bem, vamos La... para você que não sabe por onde começar, darei as dicas:
Comece com um papel e uma caneta. Anote todos os contatos que você tem no meio náutico, podem ser marinheiros, donos de barcos, prestadores de serviços, donos de marinas e garagens náuticas, enfim todos que você conhece. Mas anote mesmo, não só os amigos como também os inimigos.

Depois separe as pessoas que poderão ser importante para você. Lembrando que você vai ter que esquecer atritos antigos com todas as pessoas que você conhece na área. Pois a partir de agora você vai ter clientes, colegas, colaboradores, muitos inimigos e alguns amigos.

É verdade alguns amigos, pois agora você estará entrando em um mercado que antes era dominado por poucas empresas e agora você estará mexendo com gente grande, como: empresários, artistas, políticos, médicos, advogados, juízes, etc.. e tenha a certeza que algumas empresas e alguns corretores (da antiga) irão fazer de tudo para puxar o seu tapete.

Para mim o cliente é de quem mostrar o melhor trabalho, bom preço, o melhor barco e que der a melhor atenção. Cliente não gosta de ser enrolado, de ser passado para trás ou de puxa saco e se mexer no bolso dele, você arrumou um inimigo.

Depois de organizar os seus contatos é hora de começar a fazer contato, seja por telefone, e-mail ou até fazer uma visita no escritório do dono do barco. Comece a juntar  informações de barcos que estão a venda e de clientes que desejam trocar ou comprar uma embarcação.

Continue anotando no papel e faça as “cruzadas”, isso mesmo, de um lado quem quer comprar, no meio quem quer trocar e do outro lado quem quer vender. Assim você já começara a obter a sua carteira de clientes e barcos.

Aproveite logo de “cara” e saia visitando marinas, clubes, garagem e condomínios náuticos que você tiver acesso a procura de novas informações de barcos a venda. Faça isso em sigilo, ninguém precisa saber que você é corretor, pelo menos no começo dessa sua nova empreitada.

Pois se você abrir a boca para dizer que é corretor, tenha certeza que as portas nas marinas começaram a fechar e se você não tiver estrutura para segurar essas barreiras e pedras que serão colocadas no seu caminho, não entrara em nenhuma marina.

Foto: Spirit Ferretti
Lembre que para ser um corretor de barcos, você precisa ter um barco para oferecer, ou melhor vários barcos, quantos mais barcos a venda você tiver melhor, ou seja mais opções você terá para apresentar aos seus clientes.

Crie um site na internet e divulgue todos os barcos que você captar, com fotos, detalhes, não coloque o preço do barco. Pois os clientes (vendedores) são imprevisíveis e estão sempre subindo ou descendo o preço do barco e em uma dessas, você pode arrumar encrenca por divulgar um preço e depois saber que o cliente aumentou o preço.

O importante de anunciar na internet e de saber que nenhum comprador vai mais atrás de barcos nas marinas, como antigamente. Agora é tudo pela internet. Um Cliente interessado em algum barco quando chega à marina, já sabe que barco vai ver, quanto custa e quem vai atende-lo, e isso é possível graças a internet. Porem cuidado para não colocar imagens com nome do barco ou algum detalhe que identifique onde esta o barco. Passe no Photoshop ou programa semelhante antes de publicar a foto no seu site. E só publique barcos com autorização do proprietario.

Não publique fotos daquele barco exclusivo, ou seja o que só esta com você, pode atrair outros corretores ou compradores de barcos de modo que eles vão querer todas as informações e depois ir direto onde esta o barco sem passar por você.

Foto: Excel 82
Explico:

Quando enviar fotos ou detalhes do barco para alguém que te pediu pela internet, desconfie sempre, peça um numero de telefone e ligue antes de enviar as fotos. Alguns corretores e compradores (mal intencionados) tem a mania de criar e-mails falsos para pegar informações de barcos a venda nos sites de outros corretores. Isso é normal não precisa ficar bravo, só fique esperto.

Nunca revele onde esta o barco por e-mail, sempre fale que o barco esta na “ cidade tal” e nunca na “marina tal” deixe essa informação por ultimo, e se o comprador insistir peça o nome completo dele para só depois passar essa informação. 

Depois de passar localização do barco para o interessado comunique via e-mail o proprietário da embarcação que você esta vendendo o barco  e o nome desse cliente é “fulano de tal”, assim você amarra a venda e garante sua comissão.

Falando em comissão; lembre-se que quem paga a sua comissão é o dono do barco, mas não deixe de informar ao comprador quanto você esta ganhando com esse trabalho assim você passara transparência do negocio, também não receba dinheiro do comprador para pagar o vendedor. Lembre que você é só o intermediário e Comprador paga direto ao vendedor. Receba somente a sua comissão e de preferência coloque no contrato e declare ao seu contador.

Assim que você tiver uma carteira grande de barcos cadastrado, tenha a certeza que ira encontrar pela frente alguns corretores (mais experientes) que só irão te ligar para pedir barco. Dizendo que tem um cliente para o barco. Entendo que se o barco é de sua captação, e você fez as fotos e ficha técnica, você deva conhecer melhor a embarcação que ele, então nada melhor do que ele te passar o cliente e não você passar o barco para ele.
Isso acontece porque tem “ alguns” espertinhos que não vão para o “ campo” captar os barcos e ficam só ligando e pedindo barcos para completar a carteira de barcos deles. E se você mandar esse material e ele depois descobrir o dono do barco, tenha a certeza que você perdeu um barco para vender.

Dica: Se algum corretor ou amigo seu te ligar dizendo que tem um “CLIENTE” para um barco de sua capitação, peça o nome desse suposto “ CLIENTE”, talvez possa ser o mesmo que você já esteja trabalhando.

Importante! Só marque teste de mar com o cliente interessado, se tiver um oferta já pré definida e documentada, nunca leve o interessado para navegar sem antes saber qual a forma de pagamento e se seu cliente irá topar.

Trabalhe sempre em sigilo, evite falar de suas intermediações e de levar clientes e ou barcos para aquela marina ou clube onde todos vão ficar de olho na sua intermediação. Se for preciso marque com o comprado e ou vendedor em outra marina.

Alguns clubes tem portarias dominadas por empresas de corretagem náutica que já está há algum tempo no mercado e qualquer cliente que passar por aquela portaria logo será informado a essas empresas.

É isso ai amigos, algumas dicas não poderei passar pois estarei me comprometendo com vocês, mas com essas dicas tenho a certeza que já são suficientes para você começar a mudar de vida e dar uma vida melhor para você e sua família.

Qualquer outra informação, estarei a disposição

Um abraço e Bons Negócios

Ney Broker
E-mail e Msn: neybroker@hotmail.com
www.neybroker.com.br

Comente com o Facebook:

3 comentários:

Anonymous disse...

Oi sou novo e quero saber algumas coisas sobree vendas de embarcaçoes espero uma resposta aqui mesmo no seu site nos seus comentarios para depois matermos contatos no msn pode ser?

obrigado

Anonymous disse...

hahaha desculpe .. tem msn ?
se tiver posta aqui pra podermos conversar melhor
tenho 18 anos e queor entrar no ramo soque nao tenho noçao como começar ... obrigado desculpas novamente pela demora de responder

abraço

Anonymous disse...

Desculpe por não me indentificar , eu so o anonimo hehe estarei te adicionando no msn para facilitar o dialogo e pra vc me esclarecer algumas duvidas pode ser ?
meu nome no msn esta como NETO.

obrigado espero sua resposta

a desculapa a demora para respoder