quarta-feira, 17 de março de 2010

* OS NOVOS, GRANDES E MODERNOS BARCOS ESTÃO INVADINDO AS ÁGUAS BRASILEIRAS.

Gente, sem querer desmerecer os Marinheiros do Brasil, mas vai ai um novo alerta! 


Os novos, grandes e modernos barcos que estão surgindo nas águas brasileiras (aqueles acima de 80 pés) exigem um novo tipo de profissional, ou seja, Marinheiros que já tenham experiência em águas internacionais, que fale inglês, que tenha passaporte, vistos, formação STCW95 e de preferência, muitas milhas navegadas e um bom tempo de vivência a bordo.


Uma exceção faço para terceiros e quartos tripulantes onde o capitão do barco assume a responsabilidade e da o voto de confiança para eles, mas... não é só o voto que irá garantir o embarque, vai depender muito do desempenho dos tripulantes. Pois ele (ou ela) não serão poupados, vai ter de fazer um grande esforço, principalmente no que diz a disciplina e ao idioma.

Sem falar que os proprietários desses barcos são mais exigentes e alguns só falam inglês, assim como sua família e convidados.

Alguns de meus amigos até ficam chateados comigo, porque não os indico a essas vagas, porem os currículos que recebo de candidatos para essas vagas são "magros", não são suficientes para atender esse publico seleto, ao menos nesses novos casos.



É a modernidade!


Como diz meu amigo e Capitão Lauro: "Para o marinheiro que deseja disputar uma vaga em um barco deste porte e necessário tarimba, vivência, experiência, consciência de que vai enfrentar poucas e boas pelos mares, isolamento, cansaço, medo, ansiedade, saudades, frustrações e, com certeza, excitantes momentos que deverão marcar suas vidas para toda a existência".

Enfim, é um negócio para quem tem maturidade profissional, consciência baseada na experiência, pois serão realmente muito exigidos.

Fica aqui o meu agradecimento a todos que curtem o meu trabalho, que me enviam currículos e que esse alerta incentivem os atuais Marinheiros e que sirva como inspiração para os novos marinheiros aqui do Brasil.

Um abraço e bons mares!


Ney Broker
Capitão Amador
E-mail e Msn: neybroker@hotmail.com  
www.neybroker.com.br

Comente com o Facebook:

Um comentário:

Abelardo disse...

É isso mesmo temos que nos qualificar cada veis mais para que podemos acompanhar o crescimento e renovações no ramo naútico para que exercemos uma atividade mais proficional e responsavel abraços."Bons ventos para todos."