segunda-feira, 26 de outubro de 2009

* CUIDADO COM OS ANÚNCIOS DE OPORTUNIDADES!


Mesmo o mercado favorável ao comprador. É bom tomar certas precauções para não cair nas armadilhas das famosas oportunidades.

Certo dia um cliente me procurou para localizar uma Oceanic 32 para compra, sendo que 200 mil estaria disponível para o investimento. Uma boa escolha. 

Enviei ao meu cliente seis unidades para avaliar e escolher, porém comecei a notar que alguém estava o iludindo com alguns modelos mais baratos de Oceanic´s , modelos esses que eu também tinha em mãos, só que não o enviei porque sabia que  aquele barco era barco para vender para "inimigo".

Mas não desisti.

Depois de tantas idas e voltas as marinas do nosso litoral, localizei uma Oceanic 32, ano 1989, com dois Mercedes de 250 hp com 1100 horas de uso (com ar e gerador) por 190 mil, era um verdadeiro “filé”.  O barco estava em ótimo estado.  

Porém, um  corretor ofereceu uma Oceanic 32 por 120 mil (sem ar e sem gerador) com a mesma motorização e disse que o barco apenas tinha algumas coisinhas para fazer e que ele gastaria 20 mil reais para repará-las. 

E eu novamente dei meu alerta de amigo e que aquele não era barco para ele. E ficamos nessa conversa.

Segui meu caminho atendendo outros clientes e um belo dia encontrei com esse cliente em um galpão de serviços. Ele com uma cara de poucos amigos. 

Então resolvi perguntar sobre a embarcação adquirida:

- Bom dia! E aí, comprou aquela Oceanic 32 por 120 mil?
Ele olhou bem pra mim e disse: 
- Ta vendo esse barco aqui ao meu lado?  Então é aquele barco que tinham me oferecido por 120 mil, comprei, achando estar fazendo um bom negócio e agora veja como esta o barco.

Não acreditei, o barco estava “pelado”. Sem motores, sem elétrica, sem hidráulica, sem estofamentos, sem divisória por dentro, cheio de prestadores de serviços em cima do barco, lixando, fazendo conserto de fibra, madeiramento, pintura, etc. 

Detalhe, ele já tinha gastado além dos 120 mil da compra, mais de 100 mil reais no início da reforma e o barco ainda não estava nem na metade da obra.

Fiz um cálculo por cima e estimei que ele gastaria mais uns 100 mil para finalizar a obra. Pois todo local do barco tinha serviço para fazer. 

Resumindo: deixou de comprar um barco pronto para navegar por 190 mil, para comprar uma “OPORTUNIDADE” por 120 mil. Na realidade o preço total da embarcação ficara em média 300 mil, muito mais do que era planejado. Sem contar que o barco, no mercado valerá muito menos do que isso na hora da venda. 

Por isso gostaria que você, que esta procurando por uma oportunidade ou uma  "galinha morta", como falam , que analise bem o que esta comprando, para ver se vale a pena pagar mais barato. 

A dica é solicitar um laudo técnico antes de assinar o contrato, assim você investe pouco para não gastar muito.

"Vai comprar um barco? Solicite um laudo técnico de alguém que conheça. Mesmo que você compre com outro broker, estaleiro ou empresa, ofereço este serviço extra."

Um abraço e bons negócios

Ney Broker
E-mail e Msn: neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: