segunda-feira, 27 de julho de 2009

* QUANDO UMA PESSOA CAIR NA ÁGUA GRITE IMEDIATAMENTE: “HOMEM AO MAR”

Mantenha  o naufrago constantemente sob vista apontando para a mesma, e aproxime a embarcação o mais rápido possível. Atire pela borda qualquer objeto flutuante, se possuir principalmente a bóia circular. Se o acidente for a noite, lance bóia circular com facho Holmes.

Não esqueça? Anote o rumo da embarcação, velocidade e direção do vento, hora do acidente etc...  Se você estiver com uma embarcação a motor reduza a velocidade imediatamente, guine para o bordo do acidente (afastando popa do náufrago por causa dos hélices).

Inverta seu rumo, fazendo um círculo para retornar ao local do acidente. Se estiver de noite ou com pouca visibilidade, e se você não souber o momento do acidente, faça uma manobra de inverter rumo. 

Agora se você estiver com uma embarcação a vela será um pouco mais complicado:Aproe imediatamente ao vento, parando embarcação. Pode-se também guinar para Barlavento, continue guinando até executar o círculo de retorno. Aproximar-se do náufrago por Barlavento, porém se a embarcação for muito grande, aproximar-se por Sotavento (evitando que a embarcação venha sobre o náufrago).

Quando você for recolher o Náufrago traga a vítima para perto da embarcação usando a escada de embarque ou improvisar um “degrau” com um lais de guia.

Se você esta em um veleiro e sozinho, e o náufrago estiver exausto, improvisar um “berço” rizando a vela mestra até entrar na água e embarcar o náufrago. Pode-se também rizar a buja, desde que os dois punhos estejam presos ao convés.

Se não resultar êxito, lance bote ou balsa salva-vidas, com tripulante para ajudar náufrago. Se necessário tripulante cair na água, fazê-lo usando colete salva-vidas e unido com um cabo.

Nunca pule na água sem colete salva-vidas, e sem estar unido a embarcação através de um cabo de segurança. Ao pular, manter pernas e pés esticados, braços cruzados, uma mão segurando o colete, uma mão tapando as narinas.


Fonte: Central de veleiros

Um abraço e boas navegações!

Ney Broker
Capitão Amador
e-mail e MSN; neybroker@hotmail.com  

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: