terça-feira, 26 de maio de 2009

* CNH e CHA - DUAS HABILITAÇÕES BEM DIFERENTES

CNH é carteira nacional de habilitação para o uso exclusivo de condutores de automóveis, já a CHA é a carteira de habilitação amadora para comandantes e marinheiros de barcos de esporte e recreio.

Gostaria de postar no meu blog um comentário sobre essas duas habilitações e espero que você consiga capturar o que realmente desejo passar a vocês.

Aconteceu comigo:

Navego ha mais de 24 anos com barcos pelo nosso litoral brasileiro e também dirijo há mais de 22 anos com carros pela nossas rodovias.

Há alguns anos atrás tive uma experiência um pouco desagradável referente a minha CNH (carteira nacional de habilitação) Explico:

Por excesso de velocidade, fui flagrado no radar móvel na rodovia BR 101 com 50% acima da velocidade máxima permitida pela Policia Rodoviária Federal de Barra Velha - SC, resultado da minha pressa, minha CNH foi aprendida por dois meses e tive que voltar para a “ ESCOLINHA”.

Fazer o que? Quem desrespeitou a lei fui eu... e eu tinha que pagar por isso, e claro, também porque precisava da minha habilitação para continuar trabalhando.

E não adianta de nada procurar alternativas (aquele jeitinho brasileiro) para ter a CNH de volta você tem que encarar a lei! 


Procurando na internet por: “AULAS DE RECICLAGEM” encontrei o CENTRO DE FORMAÇÕES DE CONDUTORES BRINHOSA de Florianópolis SC. Fiz minha inscrição e la iria eu para assistir aulas junto com outros Infratores.

Será que só iria encontrar infratores?

Para minha surpresa cheguei ao primeiro dia do curso e fui comunicado pelo instrutor Rony do CFC, que juntos e na mesma sala estariam candidatos a primeira habilitação. No momento pensei em abandonar por vergonha, mas preferi ficar e assistir a primeira aula para ver como é que era.

Nada a ver com aquilo que eu imaginava, La estava um instrutor totalmente preparado e introvertido para lidar com todos os tipos de condutores.

Sobre as aulas, não era nada daquilo que eu pensava que iria encontrar, ou seja, aquelas matérias chatas e repetitivas (e muito Biriri e borororo.........)

O incrível é que em cada pergunta dos candidatos para o instrutor, eu ficava pensando: - Ué, eu sabia como fazer aquilo, mas não sabia como explicar! é.., eu não aceitava a situação de ter a pratica e não saber explicar a teoria.

E vocês da área náutica devem estar se perguntando: - O que esse problema tem a ver com Carteira de habilitação náutica?

A resposta é simples, durante este curso de reciclagem parei para pensar e percebi como esse curso era importante para que eu pudesse mudar meu jeito de dirigir e voltar para a estrada com uma direção mais defensiva.

Na área náutica também deveria existir cursos de reciclagem para que a gente pudesse mudar nosso comportamento de pilotar esses “brinquedos de luxos” pois como nos carros, os barco não são nada diferentes, o que muda é só a “pista de rolagem”.

Apostando numa ideia nova e usando o curso de reciclagem de condutores de carros como referencia, iniciei a palestra particular embarcada para marinheiros particulares e ja apliquei mais de 270 palestras como esta... e que você encontra resumos e como participar aqui no meu blog

...é isso ai, e segue uma dica:

“SE BEBER NÃO DIRIJA O SEU CARRO E NEM PILOTE SEU BARCO"

Um abraço e boas navegações!

Ney Broker
Capitão Amador
E-mail e MSN; neybroker@hotmail.com  

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: