domingo, 26 de abril de 2009

* RECOMENDAÇÕES DE UM MARINHEIRO

Recomendações de um Marinheiro

Com mais de 20 anos de experiência no mar, Clodonei Alirio da Silveira, 38 anos, mais conhecido como Ney Broker é um grande entendedor de assuntos náuticos. Para transmitir  seu conhecimento sobre a atividade que exerce, ele se prepara para lançar o livro Profissão Marinheiro Particular. A publicação trará informações  para quem quer seguir na atividade da marinharia ou para aqueles que procuram um bom profissional. Nesta entrevista, Ney Broker expõe sobre as características essenciais para um condutor de uma embarcação e dá dicas para fazer uma boa escolha.
Como o proprietário de um barco pode encontrar um bom profissional?

O mercado de marinheiros ainda é muito pequeno e carente de cursos profissionalizantes. Por isso, para contratar um bom marinheiro, o proprietário do barco precisará de paciência. Ele pode ligar para as marinas ou fazer uma consulta no “boca a boca”. Entretando, não pode se basear apenas nas indicações. É importante  entrevistar pessoalmente cada candidato. Jamais repasse essa tarefa para administradores. O dono da embarcação usará o barco e conviverá diretamente com o marinheiro e só ele poderá perceber se o profissional tem o perfil procurado.
Quais são as principais funções de um marinheiro particular?

Em ordem de prioridade:
  • zelar pela segurança na navegação;
  • saber manobrar um barco;
  • navegar em qualquer área e entender bem dos equipamentos e acessórios;
  • ter responsabilidade pelas pessoas a bordo, orientando sobre localização dos equipamentos de salvamento, comportamento em emergências e sobre o que se deve ou não fazer em um barco;
  • manter o barco com a manutenção em dia e estar atento a qualquer anormalidade a bordo;
  • garantir a higiene e a limpeza da embarcação;
  • ter educação e um bom vocabulário.
O que o contratante deve observar no currículo do profissional?

O tempo de mar e a quantidade de milhas navegadas são sem dúvida as primeiras observações que os proprietários de barcos devem verificar em um currículo. Outro item é o tempo que o profissional trabalhou nas últimas embarcações. Marinheiro que muda muito de barco deve ter algum tipo de problema.
É aconselhável que o marinheiro particular entenda de mecânica e da parte elétrica?

Todo o marinheiro deve conhecer pelo menos o básico de tudo a bordo. Porém, não é necessário que ele seja técnico de elétrica, hidráulica ou mecânico. Saber trocar um fusível, conhecer o sistema elétrico do barco, o funcionamento do motor e do gerador é essencial para “quebrar galhos” em alto mar ou e passeios de fim de semana. Mas o proprietário não pode exigir, por exemplo, que seu marinheiro desmonte e conserte um motor ou gerador. Isso é serviço para profissional especializado.
Como garantir uma boa relação entre patrão e marinheiro?

Nessa profissão é normal que o proprietário e parentes fiquem íntimos do marinheiro e o tratem como se fosse da família. Mas o marinheiro deve se colocar na função de empregado para não perder a noção de profissionalismo, para futuramente, um mal entendido não acabar com a boa relação entre patrão e empregado.  Estar disponível sempre que for solicitado é a melhor maneira de ganhar confiança do chefe. No entanto, o proprietário  não pode abusar da mão-de-obra e mandar o marinheiro fazer tarefas como manutenção do barco, dirigir seu carro particular para levar e trazer convidados, fazer churrasco na casa de praia, etc. Essa é a melhor maneira para o proprietário não ter problemas com o marinheiro e com as leis trabalhistas.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: