domingo, 26 de abril de 2009

* ESTALEIRO & MARINHEIRO

Resolvi conversar com um construtor de barco sobre a presença dos Marinheiros (no estaleiro) durante o período de construção de uma embarcação. Porem como solicitado por ele, não vou citar nome. Pois trata-se  do presidente de um dos estaleiros mais respeitados do Brasil.

Os barcos estão utilizando equipamentos de navegação modernos e cada dia mais sofisticados, e basta esperar por mais alguns meses e esses equipamentos vão para a fila dos “obsoletos”. 

Então porque não treinar os marinheiros e prepará-los melhor para operar esses equipamentos e acessórios dentro dos estaleiros?

" para o estaleiro esse treinamento é importante sim, até porque a falta desse treinamento “em alguns casos” ocasiona no mal uso de um ou outro equipamento danificando, fazendo com que o estaleiro substitua esse equipamento por outro novo. Ficando o estaleiro no prejuízo "

Já que é o marinheiro quem vai comandar o barco porque ele não participa desde o inicio da obra? Isso não o deixaria mais familiarizado com a parte técnica do barco?

“ há algum tempo eu cheguei a autorizar a entrada dos marinheiros no meu estaleiro, para que ele pudesse acompanhar a construção da embarcação. Porem tive alguns problemas, que me deixaram aborrecido. Como a de um marinheiro que pediu uma modificação no Fly... ele queria colocar leds para avisar quando as bombas de porão fossem acionadas, nessa solicitação o estaleiro trabalhou alguns dias passando cabos, chicotes, materiais elétricos, transitores, transformadores, leds, etc... quando a conta dessa alteração solicitado pelo Marinheiro foi enviada ao proprietário o “ homem caiu pra trás” e se negou a pagar. - ACHO UM ABSURTO COBRAR ESSA QUANTIA POR 8 LEDS VERMELHOS INSTALADOS NO PAINEL DO FLY DO MEU BARCO. (Disse o proprietário do barco). Ele não entendeu que o estaleiro gastou alem das pecinhas, tempo dos técnicos para recalcular, redesenhar o esquema elétrico, mão de obra com eletricistas, mão de obra de carpinteiro, e desmontagem e montagem de algumas partes e móveis do barco para passar os novos cabos. Finalizando o assunto, o estaleiro arcou com as despesas e gerou uma dor de cabeça para mim porque o barco atrasou 10 dias para a entrega final”

Mas o marinheiro sabe o que é importante para embarcação não tem direito de opinar durante a obra?

“ quando vendemos um barco novo, sentamos com o proprietário e montamos o projeto com todas as alterações a serem feitas para chegar ao valor final do barco, o Marinheiro deve solicitar essas modificações antes da obra do barco ser iniciada, ele deve comunicar o patrão a modificação ou instalação dos equipamentos que ele ache necessário”

Você tem alguma “coisa “ contra marinheiros?

“ o marinheiro é uma das peças mais importante da embarcação, pois é ele quem vai trabalhar e fazer com que o chefe dele curta o barco com sua família. alem disso são eles que navegam e ajudam a fazer propaganda do meu barco... alguns me dão dicas e sugestões que ajudam a melhorar a qualidade dos meus barcos, melhorando a navegação e o conforto "

" não pretendo proibir a entrada de marinheiros no meu estaleiro, mas é muito importante que o marinheiro se comporte de forma organizada, não ficar de conversa fiada com meus funcionários e não ficar ligando para o chefe de hora em hora para dizer que “fulano esta trabalhando, fulano não esta trabalhando”

" barco novo tem cronograma pronto e o prazo de entrega já é calculado, mas pode atrasar por causa de importação de equipamentos, acessórios ou até por um problema físicos não esperado "

Você poderia dar alguma dica para os marinheiros?

“ aos marinheiros que vão navegar com nossas lanchas, que procurem sempre estudar, buscar mais informações sobre os produtos instalados a bordo e buscar inspiração e experiência nos velhos e bons marujos... também é preciso ter relacionamento com velejadores e outros navegadores, pois eles tem muito a nos ensinar... que busquem mais informações sobre nautica e navegação, porque estamos sempre aprendendo e sempre a algo de novo no mercado náutico”

Um abraço e boas navegações!

Ney Broker
E-mail e Msn; neybroker@hotmail.com  

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: