quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

* BORRA E AGUA NO DIESEL DO SEU BARCO

Talvez a maioria dos marinheiros e Proprietários de barco não saiba, mas no Guarujá ocorre grande operações de parada para abastecimento dos barcos. 

Opção de abastecimento no litoral do Brasil é o que não falta, mas fique atento aos postos que você vai escolher para abastecer o seu barco, principalmente o óleo diesel.

Há alguns meses venho escutando tantas reclamações de proprietários de barcos e Marinheiros dentro das Marinas por causa da água e sujeira encontrado nos tanques de combustível dos barcos.

Então, Vamos saber um pouco sobre combustivél 

Uma coisa que sempre me deixou curioso é de como se formam microorganismos e agua no diesel. 

Sempre achei que o ambiente era o pior possível para desenvolvimento de qualquer ser vivo. Em uma de minhas conversas com meus amigos Luiz do Posto Paraiso e Massimo da Tecom 10 de Santos foi onde fiquei sabendo a verdadeira historia de como se formam esses miccoorganismos e como a agua é acumulada, trazendo problemas como filtros obstruídos, corrosão do sistema de circulação do combustível e entupimento dos injetores. 

O oleo diesel em si já possui 0,5% de água. Esse volume de agua é absorvido durante a armazenagem, transporte do fornecedor até os postos, a água é adicionada tambem pelo resultado da condensação nas paredes do tanque do seu barco.

A água então, desce para o fundo do tanque formando uma camada distinta. Na superfície desta camada, entre o diesel e a água, é que se dá o crescimento de algas, bactérias e fungos, provavelmente anaeróbicos.

Sei que existem esforços das marinas, postos a beira mar e principalmente da Petrobras, em padronizar o tipo de diesel que está sendo comercializado na área nautica, até mesmo devido às recentes alterações nas Leis Ambientais. 

Alguns Oleos Maritimos ofereceidos no mercado são bons não polui e o tem um cheiro agradável, porém alguns marinheiros afirmam que alguns deles não pode ser misturado com outro tipo de diesel e também não pode ficar muito tempo parado no tanque, pois criam água, muita água mesmo.

Eliminando a Borra e a Água do Diesel




Outra dica, segundo meu amigo Massimo,  é usar o Teccom 10 que é um otimisador de combustível e que elimina 100% da água do diesel queimada durante o processo de combustão.

Seu custo é apenas R$ 0,6 (Seis centavos) por litro de combustível. Teccom 10 começou ser utilizado nas embarcações de esporte e recreio devido ao problema de condensação de água nos tanques. Problema que esta na lista dos itens que mais incomodam a maioria dos proprietários e marinheiros.

É uma outra alternativa que os donos de barcos acharam para evitar gastos como limpeza de taques de combustível, limpeza de bicos e com mecânicos é a instalação de um centrifugado de combustível. Essa máquina tem a capacidade de tirar toda a água e as impurezas presentes no óleo diesel que podem afetar o motor do barco.

Você também deve mandar uma empresa limpar o tanque de combustivél de sua embarcação se você optar pelo óleo Verana, lembre-se que ele tem em sua formula uma agente químico que atua como diluente da borra e se o tanque estiver muito sujo essa sujeira vai parar o fundo do tanque e posteriormente nos filtros e bicos. 

Já o Teccom 10 age como detergente e diferente da ação do química do Verana ele dilui e agrupa a borra junto com as moléculas do diesel que são eliminadas no processo de combustão.

Assista o video

Um abraço e Boas navegações

Ney Broker
E-mail e MSN: neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: