sábado, 27 de dezembro de 2008

* APESAR DE TRABALHAR NO MAR, ALGUNS MARINHEIROS NÃO APRENDERAM A NADAR

Apesar de trabalhar no mar, alguns Marinheiros Particulares não aprenderam a nadar, talvez por medo de afogamento.

Quem de vocês não sabe nadar?

Fiz essa pergunta para um grupo de Marinheiros Particulares aqui em Santa Catarina. A principio, todos ficaram quietos, até que um deles admitiu: 

“eu nunca aprendi a nadar”

Não é uma exceção. Alguns marinheiros, principalmente entre os mais antigos, afundam se caírem na água. Poucos, no entanto admitem que não sabem nadar.

Conta um Marinheiro Particular:

“Antigamente meu pai não deixava eu brincar no mar. Ele tinha medo que eu se afogasse. Se eu aparecesse em casa com o calção ou o cabelo molhado apanhava na certa”.

Parece estranho,mas os marujos mais antigos, mesmo sabendo que seus filhos seguiriam a profissão e trabalhariam a vida inteira no mar, proibiam as crianças se aproximar da água. 

Essa falta de intimidade com o mar pode lhe custar a vida. Já pensou se você for vitima de um naufrágio?

Para quem não sabe, o melhor é aprender e para quem ja sabe o melhor é praticar mais a natação.

Algumas dicas para você:

- Use coletes, retorne para o porto ou procure abrigo em caso de mau tempo;

- Respeite a quantidade de peso e de passageiros na embarcação;

- Tire duvidas na Capitania Portos de sua cidade sobre a área que pretende navegar

- Pratique Natação

Um abraço e boas navegações!

Ney Broker
Capitão Amador
e-mail e MSN; neybroker@hotmail.com  

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: