quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

* SUCESSO NA CARREIRA DE UM MARINHEIRO PARTICULAR

O Sucesso na carreira de um Marinheiro Particular depende da atualização do conhecimento; que para mim ele sempre deveria buscar.

Muito se fala sobre a carreira de um Marinheiro Particular, também da vida pessoal, da vida profissional, do que ele faz fora de seu horário de trabalho, com que pessoas convive, se na marina ele é do lado “A” ou do lado “B” e como outras pessoas da área náutica classifica esse profissional.

Isso quase que obriga o marinheiro de esporte e recreio a buscar informações atualizadas sobre tudo que for necessário para ter pleno conhecimento do barco que trabalha, equipamentos de bordo, de suas rotas de navegação e das pessoas que ficaram sobre sua responsabilidade durante essas navegações.

Toda essa pressão faz com que alguns marinheiros “disparem na frente” dessa corrida pelo reconhecimento profissional. Com isso os Marinheiros que “largaram na frente” têm a vantagem de estar mais qualificado e preparado para se ajustar às novas exigências no mercado náutico e a profissão que foi escolhida.

“É uma área que esta em constante mudança, e torna a tarefa de atualização desses Marinheiros quase que uma obrigação”

Com o tempo o marinheiro começa a notar que a pressão para manter-se atualizado é constante, portanto, a primeira coisa que ele deve saber é que não importa o quanto se mantenha atualizado, em algum outro momento da sua carreira ele ficará desatualizado.

Formar uma carreira em áreas como a do mercado náutico não é nada fácil. Pois esse mercado está sempre apresentando novidades como, por exemplo, na área tecnologia, equipamentos e informática e isso implicam numa atualização contínua.

Mas como pode o Marinheiro Particular acompanhar tudo isso?

Darei algumas dicas:

1. Faça uma grande atualização de seu conhecimento sempre que possível – Em carreiras profissionais como a de marinheiro de embarcações de esporte e recreio, recomendo que você busque sempre participar de cursos náuticos para aprimorar–se;

2. Participe de palestras nauticas regularmente - Tais eventos ajudam o marinheiro, a manter-se em dia ;

3. Estude tambem algo que se identifique com a sua atividades como por exemplo: culinária; instrumentos de bordo (som, tv, dvd etc..), nós e amarras, serviços de barman, entretenimento, etc;

4. Leia muito - Leia todos os livros de bordo, revistas, almanaques, Ripeam, RTM, tudo que tiver a bordo mesmo e tente sempre estar com uma revista náutica a bordo atualizada, ou seja, semanal, mensal, trimestral etc...

"O conhecimento é perecível, portanto não se engane em achar que por ter aprendido algo novo ele continuará “NOVO” por muito tempo, pois quando ele se dissimila quase sempre já tem algo de ultrapassado"

Converse com seus colegas de trabalho, troque experiência, informações e lembre-se dessa frase:

“eu prefiro aprender com os erros e experiências dos outros”

Um abraço e boas navegações!


Ney Broker
Capitão Amador
E-mail e MSN: neybroker@hotmail.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: