quinta-feira, 14 de junho de 2007

* RENAN LUIZ KLOPFER LIMEIRA "- DESDE CRIANÇA EU JA GOSTAVA DO MAR"

Ola! Gostaria de Contar minha historia a voces que visitam o Blog do Ney

Desde criança eu ja gostava do mar. Um dia nas minhas aulas de natação, O proprietario de uma firma de Ski-banana me chamou pra conversar, disse que eu nadava bem e queria que eu trabalhasse pra ele na temporada. 

Aceitei o convite e comecei a trabalhar, quando eu olhava para os marinheiros sempre dizia que um dia eu estaria ali, mas isso era quase impossivel eu era menor e nao podia tirar a habilitaão pra comandar uma lancha daquelas.Quando completei 16 anos minha mae entao me deu a ideia de ela me emançipar, corremos atras de todos os papeis necessarios para entao eu realizar meu sonho de ser marinheiro. Deu tudo certo, mas as Capitanias nao aceitavam menores emançipados.

A partir dai começei a perder as esperanças de me tornar um profissional homem do mar. Sou evangelico, e sempre pedia a Deus que desse paciencia para esperar chegar os 18 Anos e fazer o curso de formaçao de aquaviarios, Mas ele fez mais que isso. Em dezembro de 2004 a Capitania dos portos de Sao Sebastiao, ofereceu um curso aqui em Ubatuba, e o melhor e que dessa vez eles aceitaram ser emançipado, Fiz o curso e passei em todas as provas. 

Pensei ter conseguido entao minha caderneta de inscriçao e registro (CIR). Mas ela chegou aqui em Ubatuba como Aprendiz de Motorista de Pesca, Nao era isso que eu queria, Fui ate Sao Sebastiao para fazer a transferencia, mas nao consegui, eles diziam que era por causa da minha data de nascimento e que o Programa de computador na qual era editado as habiliataões nao aceitava um menor numa categoria profissional. 

Entao resolvi mandar e-mails para todas as Capitanias possiveis mas nehuma delas aceitavam emançipaçoes. Finalmente vi que era hora de desistir. Mas Deus nao deixou, O Sr. Elder responsavel pela parte de Ensino Profissional Maritimo de Paraty me respondeu em outro e-mail dizendo que eu poderia tirar minhas habilitaões, Fui ate paraty e me inscrevi para fazer a prova de Arrais Amador. Aquilo pra mim foi o maximo, mas ainda nao era a habilitaão necessaria para comandar uma das embarcaões do Ski-banana. 

Mas mesmo assim fiz a prova para Arrais Amador e passei, como eu ja tinha conhecimento com cartas nauticas, Aparelhos de navegaão eletronica, resolvi me increver para prova de Mestre Amador. Estudei um mes inteiro para passar nessa prova, Fomos em uma turma de quatro pessoas daqui de Ubatuba para fazer a tao esperada prova de Mestre Amador, mas o resto do pessoal achou que a prova era facil e nao estudou, Somente eu passei na prova. Entao era hora de começar a pensar na seçao de aquaviarios. Fui entao a Sao Sebastiao cancelar minha carteira de Aprendiz de Motorista de Pesca, e quando cheguei la estava fechado. 

Mas com muita gentileza a Sra. Maria Aparecida responsavel pelo setor de Ensino Profissional Maritimo, veio ate mim no portao e me disse que iria transferir minha carteira. Deixei meus documentos com ela e vim embora, Dois dias depois voltei ate la e minha carteira estava transferida. Agradeci a Deus de todas as formas possiveis. 

Hoje trabalho nesta firma de Ski-banana como marinheiro de uma lancha de 20 pés e sou marinheiro particular em uma embarcaçao Cimitarra de 25 pes. 

Renan Luiz Klopfer Limeira - Marinheiro Auxiliar de conves e Mestre Amador 

E-mail: renan_klopfer@hotmail.com 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: