sexta-feira, 5 de maio de 2006

* RAPIDINHA: SOBRE O GPS E SUAS UTILIZAÇÕES

O GPS é um instrumento que cada vez apresenta mais utilizações práticas em todas as áreas de negócios e atividades de todos os tipos. Foi, inicialmente, desenvolvido para uso militar e desde então sua utilização não parou de crescer em todo o mundo. 

A sigla GPS vem de Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global). Este sistema consiste de um aparelho receptor, que capta sinais enviados por três ou mais satélites. Estes sinais contêm informações que permitem ao aparelho receptor calcular a posição em qualquer lugar do planeta. 

Este instrumento de precisão destina-se a fornecer coordenadas geográficas exatas de um determinado local, não importando em que parte do mundo esteja, tanto na terra quanto no mar ou no ar. Dependendo na necessidade, o GPS é conectado a computadores que utilizam as informações de localização para as mais diversas aplicações. 

Podemos citar muitas utilizações corriqueiras para este instrumento, dentre as quais as seguintes:

- Embarcações náuticas e aviões, para o correto posicionamento geográfico e evitar que barcos e aeronaves se “percam”. Além disso, permite a localização correta de seus destinos e rotas;

- Automóveis, como forma de localização para empresas de segurança e monitoramento, principalmente em caso de roubos, furtos ou seqüestros; 

- Automóveis de competição off-road, para correto posicionamento geográfico e localização de destinos e rotas;

- Mapeamento e cartografia de precisão, cálculo de áreas, etc.;

- Leitura de cartas náuticas, navegação aérea e cartas topográficas;

- Na pesca comercial, para a localização de áreas com maior probabilidade de sucesso na atividade. Desta forma, a produção pesqueira torna-se mais eficiente e rentável;

- Na agricultura, com a utilização do instrumento em grandes colheitadeiras automatizadas, maximizando os resultados das colheitas, reduzindo perdas e economizando sensivelmente na mão-de-obra empregada na atividade.

O GPS é considerado uma das tecnologias mais revolucionárias das últimas décadas, um instrumento de precisão que veio trazer grandes benefícios para as mais diversas atividades, produtivas ou de lazer. 

É um aparelho que ainda irá, com certeza, será utilizado como suporte para muitas outras atividades e tecnologias, muitas das quais ainda nem sonhamos. 

Fonte: Redação Ruralnews

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...