quarta-feira, 4 de maio de 2005

* DEPOIMENTO DO RUIZ NO V SIMPÓSIO DE SEGURANÇA DO NAVEGADOR AMADOR

Depoimento de um dos membros do Grupo dos Marinheiros Particulares que participaram do V Simpósio de Segurança ao Navegador Amador. 

Tive a oportunidade de participar do V Simpósio sobre segurança em navegação amadora, nos dias 28 29 de Agosto 2004, na Escola Naval da Marinha, Ilha de Willegagnon no Rio de Janeiro. 

Quero ressaltar que tenho participado de eventos nacionais e internacionais em várias áreas da Educação e Esportes, mas poucos cumpriram seus objetivos como este. Além das palestras terem sido altamente eficazes e de fácil compreensão (até para um leigo como eu), chamou a atenção o clima interativo dos participantes e principalmente a amistosidade demonstradas por palestrantes, marinheiros, expositores e o alto comando da Marinha do Brasil, durante o evento. 

Além do Simpósio em si, tive a oportunidade de conviver nesses dias com pessoas das mais diferentes classes sociais, formação e atividades laborais, unidas pelo amor e dedicação pelas coisas do mar, suas vivências e desempenhos, seus perigos, suas histórias (até as de pescador...), seus sucessos e revezes. 

Pude perceber que nessa profissão o que conta mesmo é o aprendizado constante e a amizade entre seus pares. Quantas lições pude aprender nesses poucos dias de convívio com os marinheiros particulares já de certa idade, mesclados com o viço dos jovens marinheiros.

É de chamar a atenção de qualquer um a maneira carinhosa com que se tratam. As brincadeiras e arroubos dos mais novos são compreendidas e digeridas facilmente pelos mais velhos e a sabedoria e segurança dos mais velhos são ingredientes de estímulo e admiração aos mais jovens. Sinto-me gratificado por ter participado de um grupo tão coeso, amigo e com vontade de aprender algo novo e dividir experiências de vida. 

Fui um privilegiado!!! . Parabéns ao Marinheiro Ney (Capitão Amador) e sua equipe que tão bem organizaram e fizeram acontecer todas as fases deste evento, desde a composição do grupo, a obtenção dos patrocinadores, a aquiescência dos donos de embarcações para os quais trabalham os marinheiros, a estada no Rio, as inscrições, a alimentação, a ordem e responsabilidade e a maneira com as quais todos fomos brindados durante o Simpósio. 

Enfim, quero parabenizar a todos pela maneira polida, responsável e carinhosa com que fui tratado e desejar que todos coloquem em prática aquilo que aprenderam nas palestras e nos exemplos de vida que todos pudemos experimentar. 

Fica o meu abraço e admiração a todos os Marinheiros Particulares que neste evento estiveram. 

Fica também à vontade de ser convidado futuramente para participar de outras atividades com o grupo.

Antonio Carlos Ruiz 
Professor de Informática 
Florianópolis - SC 

Não perca nosso próximo evento cadastre-se no site www.neybroker.com.br para receber boletins e avisos.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: