quinta-feira, 20 de setembro de 2012

* MARINHEIRO, E O SEU SALÁRIO?

Ney Broker
Qual marinheiro nunca se perguntou se está recebendo um salário justo pela responsabilidade que tem para comandar e cuidar de uma embarcação de luxo?

É triste! Mais os baixos salários afastam, cada vez mais, os bons marinheiros do mercado náutico.

Tenho alguns exemplos: 

- aqui no sul um marinheiro, não viu mais futuro na profissão, voltou para a sala de aula e hoje já tem até OAB e está estudando para prestar concurso para Delegado Federal.


- outro comprou um terreno, saiu da área de marinharia e hoje administra a locação de mais de 10 apartamentos que construiu durante os últimos cinco anos que não atua mais na área.

- e não para por aí. Tenho outro conhecido que montou uma loja de materiais de construção e largou a profissão.

E assim são dezenas de relatos de ex-amigos do mar que converso.

Culpa dos donos de barcos que não querem pagar, dos estaleiros que indicam qualquer pessoa para ser marinheiro ou é a crise que atingiu o setor e contribuiu para que os salários dos marinheiros despencassem e continuassem despencando?

Sinceramente, não sei de quem é a culpa. Mais acredito que eu seja um dos poucos que tem outra fonte de renda e que ainda consigo forças para  manter ativa a minha paixão pelo mar e pela profissão de marinheiro.

Deixo aqui meu alerta que se nada for feito, aos poucos outros irão deixar a profissão deixando o mercado ainda mais carente de profissionais, principalmente, de qualidade.

Um abraço e boas navegações!

Ney Broker
E-mail: neybroker@hotmail.com
www.neybroker.com.br

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: