terça-feira, 16 de abril de 2013

* MANUTENÇÃO E REFORMA EM EMBARCAÇÃO DE ESPORTE E RECREIO


O Mercado náutico esta confuso? Você não vai trocar de barco? Prefere reforma-lo e investir em melhorias? Então, o ideal seria você começar a revisão ou reforma do seu barco logo apos que terminar a temporada.

Nesse período você consegue selecionar e escolher os melhores profissionais do mercado náutico e ainda consegue negociar os melhores preços. Sem falar que você terá tempo de sobra para pesquisar preço das peças e materiais que serão usados na “obra” do barco.

Infelizmente "alguns donos de barcos" tem mania de deixar tudo para ultima hora e acaba pagando mais caro pela mão de obra quando esses serviços deixam para serem executados nos meses mais próximos do final de ano.

Lembro tambem que quanto mais perto do final do ano, maior o risco do proprietário ficar sem barco para a próxima temporada e também porque o valor da mão de obra de um profissional da área náutica se torna muito mais disputada e conseqüentemente  se torna a mais cara.

Final do ano é assim mesmo e, não adianta procurar por mão de obra barata, você pode até encontrar , mas vai encontrar pessoas despreparadas e sem conhecimento técnico para fazer o serviço no seu barco. Alem disso, você correr o risco de ter que pagar novamente para refazer os serviços, de ficar sem o barco para as festas de final de ano ou até ser vitima de um acidente (enquanto navega) por causa de um serviço mal feito.

Há mais de 24 anos no mercado náutico eu conheço muitos profissionais que trabalham com responsabilidade e segurança durante a execução dos seus serviços a bordo. E eles são os meus parceiros e as pessoas de confiança que indico para meus clientes.

Consulte!

Abaixo darei algumas dicas para você não cair em mãos erradas ou ficar a ver navios: 

01 - Adiante a revisão ou reforma do seu barco e faça a obra com calma. Veja  o que vai revisar ou modificar, faça uma lista com seu marinheiro e veja se o que vai mudar no barco é necessário mesmo. Não esqueça de analisar nesta lista, se tem algum item que possa demorar mais que o normal e que possa comprometer seu barco para o próximo passeio.

02 - Não deixe revisões e obras com que levaram mais de 30 dias para o mês de novembro muito menos para o de dezembro, você corre  o risco de ficar sem barco para o natal e fim de ano. Isso porque muitas empresas e fornecedores da área náutica entram em recesso ou dão ferias coletivas aos seus funcionários.

03 - Peça sempre dois ou mais orçamentos dos serviços que será feito no seu barco, mesmo que você já tenha um profissional  de confiança, esses outros orçamentos poderão lhe ajudar a saber se você esta pagando o preço justo pelo serviço.

04 - Faça a manutenção da elétrica, hidráulica, mecânica e tudo que você ache que é necessário para o seu barco, mas não esqueça de pedir garantia e documenta-la.

05 – Se você não pode ficar a bordo para acompanhar os serviços, deixe uma pessoa de sua confiança fazer isso. Assim ela ficara responsável de acompanhar, testar e chegar se os serviços ficaram bom e se todas as peças que precisavam ser trocadas foram mesmo.

06 - A pintura do fundo ( venenoza ) do seu barco pode ser feita a cada seis meses usando menos "demãos" e acompanhando a vida útil dos anodos de sacrifício. Algumas marcas duram até mais que um ano, mas não se iluda, se o seu barco fica em  agua  impropria, é docado com frequência ou fica muito tempo parado na vaga o efeito da tinta pode não vai funcionar corretamente.

07 - Nunca pague adiantado a mão de obra do profissional que irá fazer o serviço no seu barco, o normal é  50% de entrada e 50% depois de conferir se todos os serviços ficaram como prometido. Ja as peças em alguns casos você pode importar, negociar direto com o fornecedor, pagar e parcelar em 30, 60 ou 90 dias

08 – Só compre peças usadas se você souber a procedência. Não colabore com furtos nas Marinas e nas embarcações dos seus amigos.

09 – Levante  informações nas Marinas e entre os marinheiros sobre o prestador de serviço que ira fazer os serviços no seu barco antes de contratá-lo.

10 - Para que o serviço saia 100% lembre o profissional que esta executando o serviço no seu barco que você ira viajar com o barco, sua família estará abordo e que se algo der errado ele sera responsável e terá que deslocar até onde esta a embarcação para prestar garantia ou socorro. Isso fará com que ele trabalhe com muito mais responsabilidade.

Finalizando:

Comunico que costumo orientar meus clientes a fazerem medias e grandes reformas no Guarujá -sp,  ou seja, la alem de encontrar de tudo para a embarcação ele tambem encontrara profissionais altamente qualificados, e as melhores marinas e clubes para docagem e guarda do seu barco. 

Lembro que o Guaruja é minha segunda casa, la trabalho em parceria com os melhores prestadores de serviços especializados em: Mecânica, Hidráulica, Elétrica, Marcenaria, teka, polimentos, fibra, pintura, tapeçaria, inox, acrílicos, vidros, decoração, anodos, som, imagem, peças, acessórios, equipamentos de navegação, fundo venenosa, ferragens, estofamentos, limpeza de tanque, higienização, revisão e retifica de motores, eixo, helices e muito mais."

Caso tenha alguma duvida antes de iniciar as obras ou a manutenção no seu barco entre em contato que terei o prazer em ajuda-lo com muito mais dicas.

Um abraço e Boas navegações!

Ney
Whatsapp: (48) 984611646
Skype: neybroker
E-mail: neybroker@hotmail.com

Ney Broker: www.neybroker.com.br
Especializado em Vendas, Laudos e Vistorias de embarcações seminovas. Cursos particulares, Consultoria e Serviços de Marinheiro.

*Respeite o meio ambiente não imprima.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

Norby disse...

é verdade, ney. quanto mais tarde deixar para fazer, maior a demanda pelos profissionais especializados, devido à proximidade da alta temporada, e, por conseqüência, maiores os preços dos serviços.